Campeonato Brasileiro de Futebol de 1982

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Hoe.jpg Ordem para os pobres, progresso para os ricos.

Oxi, meu rei, este artigo vem do Brasil, visse? Ele joga futebol, come feijoada, exporta diplomatas, puxa o saco dos EUA, paga imposto pra caralho e põe a culpa no governo pela ausência de Prêmio Nobel.

Aviso importante: Clubismo aqui NÃO, cazzo!
A Desciclopédia é um site de humor, logo, NINGUÉM aqui se importa pra quem você torce, seja o Corinthians, o Paulínia FC ou o Santos. Seja engraçado e não apenas idiota.
Cquote1.png É nós na fita mano! Cquote2.png
Flamengo sobre ser campeão no Campeonatode Futebol de 1982

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1982 foi vencido pelo Flamengo, milagre.

O que rolou neste ano?[editar]

Foi mantido o esdrúxulo sistema do ano anterior, com acesso da Taça de Prata para a Taça de Ouro no mesmo ano, rolando muito quebra-quebra entre os times. Desta vez, os beneficiados foram o Corinthians, América/RJ, São Paulo/RS e Atlético/PR após propinarem o juís muito esforço para se destacarem no Campeonato.

Pela primeira vez, a final foi decidida somente no terceiro jogo, já que só tinham pernas de paus nesta temporada, um pior que outro, com o Flamengo conquistando o seu segundo título brasileiro sobre o Grêmio no Estádio Olímpico, em Porto Alegre num jogo tão emocionante quanto uma eleição política. O Guarani nesse ano conquistou o recorde de média de gols no campeonato brasileiro, com 2,65 gols/partida, apesar do time futuramente ser totalmente eliminado no brasileirão na partida das semi-finais Guarani2 X3 Flamengo, em que o gleiro Wendel do Guarani se vendeu, tomou 2 gols do meio da rua de Zico, além do árbitro Sérgio Rosa Martins marcar um pênalti inexistente para o Flamengo anotar o 3º gol. Este foi um dos maiores roubos da história do futebol brasileiro.

O Campeão da Taça de Prata nesse ano foi o Campo Grande/RJ após muita garra entre os traficantes do Rio jogadores.

A fórmula da disputa[editar]

  • Primeira Fase: 40 clubes organizados em oito grupos com cinco clubes em cada elevado a raís de três quartos do time. Jogando em turno e returno, classificando-se os três primeiros colocados de cada grupo que acertarão essa equação matemático; o quarto colocado de cada grupo vai para a repescagem na zona de rebaixamento dos perdedores.
  • Repescagem Os clubes que ficaram na quarta colocação de cada grupo da primeira fase são dispostos em quatro pares, ficando de quatro e fazendo meia nove, onde os que classificaram foi os que aguentarão o tranco.
  • Segunda Fase: Os 24 clubes classificados na primeira fase, mais os 4 classificados na repescagem, mais os 4 primeiros colocados da primeira fase da Taça de Prata precisarião ficar de quatro, e já sabem a fórmula do jogo. Vence quem bate duro e marca mais por trás.
  • Fase Final (com oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinais e final que novidade): sistema eliminatório, com jogos em ida-e-volta. No caso de empate na soma dos resultados, o time de melhor campanha e a mrlhor encoxada levaria tudo, o que aconteceu com o Flamengo.