Campeonato Brasileiro de Futebol de 1984

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Corcovado.jpg Ordem para os pobres, progresso para os ricos.

Oxi, meu rei, este artigo vem do Brasil, visse? Ele joga futebol, come feijoada, exporta diplomatas, puxa o saco dos EUA, paga imposto pra caralho e põe a culpa no governo pela ausência de Prêmio Nobel.

Aviso importante: Futebolismo aqui NÃO, cazzo!
A Desciclopédia é um site de humor, logo, NINGUÉM aqui se importa pra quem você torce, seja o ABC, o CRB, o Brasiliense ou o Gama. Seja engraçado e não apenas idiota.
Cquote1.png Enfim conquistamos o nosso primeiro título! Cquote2.png
Fluminense sobre o titulo do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1984

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1984 foi vencido pelo Fluminense, que assim conquistou seu primeiro título nacional após muito rala-rala e quebra-quebra entre os jogadores, desde a conquista do Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1970 onde havião vencido a partida após muitas faltas cometidas e muita gente ferida naquela época.

O que rolou neste ano?[editar]

Foi mantido (pela quinta e última vez graças a Deus) o sistema de acesso da série B para a série A dentro do mesmo ano onde os melhores subiam para cima, enquanto os piores desciam.

O prejudicado com a mudança do regulamento foi o Juventus (SP), campeão da Série B em 1983, que não teve vaga na Série A porque forão trapaceados pelos juízes muito ruim de bola neste ano.

Pela primeira vez, a final do Campeonato Brasileiro ocorreu entre dois clubes cariocas, com muito tiroteio e invasão de campo liderados pelo Comando Vermelho.

A fórmula da disputa[editar]

  • Primeira Fase: 40 clubes organizados em oito grupos com cinco clubes em cada. Jogando em turno e returno, classificando-se os que jogarem com mais garra e violencia no campo.
  • Repescagem: Os clubes que ficaram na quarta colocação de cada grupo da primeira fase são dispostos em quatro pares, para fazerem meia nove cada um, onde se classificaram os que aguentaram o Tranco, como sempre.

Segunda Fase: Os 24 clubes classificados na primeira fase e mais os 4 classificados na repescagem são divididos em sete grupos de quatro clubes para fazerem meia nove, onde a classificação e a regressão era similar ao do ano passado.

Terceira Fase: Os 14 clubes classificados na segunda fase, mais o clube com melhor aproveitamento entre os não classificados dos sete grupos que disputavam o time que seria o vice dos campeões, o que não prestaria para poora nenhuma a não ser levar a Taça de prata.

Fase Final (com quartas-de-final, semifinais e final): sistema eliminatório, com jogos em ida-e-volta, tendo o clube de melhor campanha o mando de campo no segundo jogo e ter suportado os tiros das facções criminalistas que dominavam o estádio, por estarem no Rio mesmo, quase tudo valia.

Campeão[editar]

Campeão Brasileiro de 1984
Série A
Squadala2.gif

Tapetense
(2º título)