Campeonato Brasileiro de Futebol de 1985

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Favela.gif Meeeengoooo...

Oxi, meu rei, este artigo vem do Brasil, visse? Ele joga futebol, come feijoada, exporta diplomatas, puxa o saco dos EUA, paga imposto pra caralho e põe a culpa no governo pela ausência de Prêmio Nobel.

Aviso importante: Clubismo aqui NÃO, cazzo!
A Desciclopédia é um site de humor, logo, NINGUÉM aqui se importa pra quem você torce, seja o Ceará, o Fortaleza ou o Bahia. Seja engraçado e não apenas idiota.
Cquote1.png Quem falou que Paraíba não é também um estado de futebol? Cquote2.png
Coritiba sobre o titulo do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1985

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1985 foi vencido, pela primeirissima vez, por um clube paranaense: o Coritiba, após muita propina para os zuízes luta na copa.

Brasil de Pelotas em 3º?Tinha que ser copiada da Wikipédia mesmo.


O que rolou neste ano?[editar]

Foi o ano em que, na prática, a Taça de Ouro e a Taça de Prata foram fundidas num único campeonato, para poupar verbas para a bedeira final da comemoração. Os 20 clubes melhor colocados no Ranking da CBF (que então era o chamado Ranking dos cartões amarelos e vermelhos) foram reunidos nos grupos A e B. O campeão e o vice da Taça de Prata do ano anterior (Romulo eRemo e Uberlândia), mais 22 clubes de 22 estados brasileiros (classificados via campeonatos estaduais) disputaram os grupos C e D para ver quem desceria para a série B. Passaram para as fases seguintes os 8 melhor classificados em cada um dos "subcampeonatos" dos sobdesenvolcampeonatos estaduais.

A fórmula da disputa[editar]

  • Primeira Fase, grupos A e B: 20 clubes, divididos em dois grupos de 10, jogando em dois turnos ao quadrado da raís de 3, mas cada clube enfrentando apenas os clubes do outro grupo das equações físicas. Classificam-se quatro clubes em cada grupoque acertarem a exata resposta da equação.
  • Primeira Fase, grupos C e D: 24 clubes, divididos em dois grupos de 12, cada um deles jogando entre si em dando meia nove em dois turnos. Classificam-se quatro clubes em cada grupo que não aboiolarão, o que seria quase impossível nesta época.
  • Segunda Fase: Os 16 classificados na primeira fase são reorganizados em quatro grupos com quatro equipes em cada. Houve aqui muito quebra-quebra, empurra-empurra, faltas e expulsões nos jogos inteiros.
  • Semifinal: Os 4 clubes classificados para essa fase são dispostos em duas chaves. Em jogos de ida e volta, classificam-se para a final os clubes que aguentarem o tranco.
  • Final: Os dois clubes, em partida única com mando de campo para a equipe com melhor campanha durante todo o campeonato, havendo uma luta partida mortal onde o sobrevivente, levaria o título de 1985.