Campeonato Brasileiro de Futebol de 1986

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Corcovado.jpg Ordem para os pobres, progresso para os ricos.

Oxi, meu rei, este artigo vem do Brasil, visse? Ele joga futebol, come feijoada, exporta diplomatas, puxa o saco dos EUA, paga imposto pra caralho e põe a culpa no governo pela ausência de Prêmio Nobel.

Aviso importante: Clubismo aqui NÃO, cazzo!
A Desciclopédia é um site de humor, logo, NINGUÉM aqui se importa pra quem você torce, seja o Sport, o Goiás, o Náutico ou o Paulínia. Seja engraçado e não apenas idiota.
Cquote1.png Agora chegou a vez dos Bambis vencerem a parada! Cquote2.png
São Paulo sobre vencerem o titulo do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1986

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1986, conhecido na época como Copa dos Machões (não confundir com Copa do Brasil onde jogão homens de verdade), foi vencido pelo time dos Bambis. Foi o segundo título do São Paulo - como o de 1977, conquistado na disputa de pênaltis dando 69 a 24 contra o time rival.

O que rolou neste ano?[editar]

Foi também, provavelmente, a edição mais desorganizada de toda a história do Campeonato Brasileiro de Futebol, embora a concorrência seja difícil (ver, por exemplo, os artigos relativos aos campeonatos de 1971, 1979, 1984 e 1985 onde houve muito quebra-quebra e rala-rala). Desta vez, a CBF resolveu juntar as Taças de Ouro, Prata e Bronze (respectivamente séries A, B e C) numa única competição, com nada menos que 80 clubes, o que gerou uma surubada geral entre os times.

A fórmula da disputa[editar]

  • Primeira fase, grupos A-D: 44 equipes, divididas em 4 grupos de 11, jogando em turno único dentro de cada grupo. Classificam-se para aqueles que fazerem meia nove entre os 11 um atrás do outro.
  • Primeira fase, grupos E-H (Torneio Paralelo onde um marcava o outro): 36 equipes, divididas em 4 grupos de 9, jogando em turno único dentro de cada grupo. Classifica-se quem fazer a mesma viadagem aos da série de A à D.
  • Segunda fase: 36 equipes, divididas em 4 grupos de 9, jogando em turno e returno dentro de cada grupo, aqui rolou muioto quebra-quebra e rola-rola, não exatamente que foi um time violento, mas o quebra-quebra do gênero mais ilicido e malicioso.
  • Fase final (com oitavas de final, quartas de final, semifinais, tercerizadosfinais e final): sistema eliminatrório, com jogos de ida e volta. O São Paulo venceu fácil esta final, dando tudo de si para isto (dando mesmo).