Campeonato Brasileiro de Futebol de 1989

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
P ronaldinho.jpg Passa a certeira! Perdeu, preibói!

Oxi, meu rei, este artigo vem do Brasil, visse? Ele joga futebol, come feijoada, exporta diplomatas, puxa o saco dos EUA, paga imposto pra caralho e põe a culpa no governo pela ausência de Prêmio Nobel.

Aviso importante: Futebolismo aqui NÃO, cazzo!
A Desciclopédia é um site de humor, logo, NINGUÉM aqui se importa pra quem você torce, seja o New York Cosmos, o Barcelona, o Olympiakos ou o Íbis. Seja engraçado e não apenas idiota.
Cquote1.png Aqui ainda tinhamos um bom time. Cquote2.png
Vasco sobre o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1989

Cquote1.png E aqui a gente finalmente chegamos a série A. Cquote2.png
Figueirense sobre está na Elite do brasileirão

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1989 foi vencido pelo Vasco, que repetiu o feito de 1974, fazendo muito quebra-quebra, apesar que as expulsões dos jogadores dobrarão também.

O que rolou neste ano?[editar]

Foi mantida a ideia do ano anterior, de descenso de 4 clubes e acesso de apenas 2, o que deixaria o campeonato de 1990 com o número considerado ideal de 20 clubes, já que queriam impedir piadas de que o futebol do Brasil era coisa de gay pelos muito tempo terem mantidos a 24 clubes, sendoa maioria São Paulina. Foi criado um "Torneio da Morte", a ser disputado entre os 6 últimos colocados da primeira fase, de onde morereriam sairiam os 4 rebaixados.

Na última rodada da primeira fase (21 e 22 de outubro), vários clubes disputavam as últimas vagas do grupo B, mas apenas o jogo entre Coritiba e Santos estava marcado para o sábado, onde rolaria muito derramamento de sangue para que os times possam permanecer na ELite. Num dos casos houve tanta pancadaria que parou na justiça para decidir o que fazer e por isso foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva da CBF com a derrota, a perda de mais 5 pontos e a eliminação sumária do campeonato, onde apenas não ganharão pena de morte porque no Brasil não podia matar (ao menos a justiça certinha do Brasil).

Assim, apenas 5 clubes disputaram o "torneio do Mortal Kombat", sendo rebaixados Atlético Paranaense, Guarani e Sport (mais o Coritiba), levando Golltality dos adversários.

A fórmula da disputa[editar]

  • Primeira Fase: Disputada entre 6 de Setembro e 21 de Outubro, reuniu as 22 equipes divididas em 2 grupos de 11, jogando em turno único dentro do grupo. Os 8 primeiros de cada grupo classificavam-se para a segunda fase, onde o sangue começaria a rojar no campo.
  • Segunda Fase: Disputada entre 28 de Outubro e 9 de Dezembro. Os 16 classificados foram divididos em 2 grupos de 8, jogando em turno único apenas contra os clubes do outro grupo. Os pontos eram somados aos obtidos na fase anterior. Classificavam-se para a final os que matavam marcavam mais gols.
  • Torneio de Mortal Kombat rebaixamento: Disputada entre 28 de Outubro e 14 de Dezembro. Os 6 clubes não classificados na 1ª fase jogam entre si em dois turnos, sendo os 4 últimos erão mortos ou não neste final do torneio.
  • A final: Disputada em 14 de Dezembro, entre o vencedor de cada grupo. Os dois finalistas enfrentam-se num máximo campo de batalha mortal, vencendo quem marcasse mais gols, quem quebrasse mais pernas, quem xingassem mais o juiz de ladrão...
Campeão Brasileiro de 1989
Série A
Escudo do Vasco da Gama.png

Vice campeão
(2º título)