Campeonato Brasileiro de Futebol de 1995

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Corcovado.jpg Ordem para os pobres, progresso para os ricos.

Aí, mermão, este artigo aqui, ó, é brasileiro, tá ligado? Só fala de futebol, come feijoada, exporta diplomatas e prostitutas, puxa o saco de políticos e de picaretas em geral, paga imposto pra caralho e põe a culpa no governo pela corrupção e pelo alto custo de vida.

Aviso importante: Clubismo aqui NÃO, cazzo!
A Desciclopédia é um site de humor, logo, NINGUÉM aqui se importa pra quem você torce, seja o ABC, o CRB ou o ECUS. Seja engraçado e não apenas idiota.
Um dos jogadores mais másculos e famosos docampeonato da época.

Cquote1.png Corram que o campo de futebol ta em CHAMAS!!! Cquote2.png
A torcida do Botafogo sobre o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1995

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1995 foi vencido pelo Botafogo, que conquistou seu primeiro título nacional desde a conquista da Taça Brasil, em 1968, após botar fogoem tudo para fazer um churrasco de jogadores.

O que rolou neste ano?[editar]

O confronto final, entre Botafogo e Santos, reviveu os grandes duelos da Taça Brasil e do Torneio Rio-São Paulo dos anos 1960, quendo a violencia no campo era explicida e havia até invasão de estádios pelos torcedores mais fanáticos que não aceitavam a derrota do seu time.

Por determinação da Fifa, o Campeonato Brasileiro de 1995 foi o primeiro em que todas as vitórias passaram a valer 3 pontos. 3 pontos por gols, 3 pontos por vitória, 3 cartões vermelhos por partidas e -3 pontos por derrota.

Ao final do campeonato, foram rebaixados para a Série B os dois últimos colocados, Paysandu e União São João que já estavam totalmente ultrapassados para está na série A.

A fórmula da disputa[editar]

Devido a muitas queimadas ocorridos nos estádios quando passava o time do Botafogo, não houve muitas fases de turnos, por nossa sorte.

  • Primeira Fase: Os 24 clubes jogam todos contra todos, em turno único, porém organizados em duas chaves de 12 para efeito de penentração mais quente. Na segunda etapa (12 rodadas), os clubes da chave A enfrentam os da chave B numa luta mano-a-mano pra ver quem faz mais gols e quem mais faltas. Classificam-se para a Fase Final apenas os vencedores de cada chave em cada etapa que não se aboiolaram, ou não.
  • Fase Final (com Semifinais e Final): Sistema eliminatório, com jogos em ida e volta, cabendo a vantagem do duplo empate aos clubes com melhor campanha, aqui valia tudo, até soco no juiz.

Campeão[editar]

Campeão Brasileiro de 1995
Série A
Buatafogo escudochorao.jpg

Chororô
(2º título)