Primera División de Venezuela
![]() |
I find your lack of images disturbing! Este artigo possui poucas imagens, e Darth Vader não está nada feliz com isso. É melhor colocar mais imagens, senão o Darth Vader vai te enforcar usando a Força |
Campeonato Venezuelano de Futebol é o mais risível, imprestável e inútil campeonato da América do Sul inteira, equiparável ao campeonato roraimense, que inclusive é vizinho geográfico e rival do campeonato guianense sobre qual seria o mais pior de todos.
Os times venezuelanos são conhecidos por sua péssima qualidade e por sua tradição de serem pontos grátis em Libertadores, sendo eles portanto muito almejados de serem enfrentados em Libertadores, pois perdem tudo de goleada e jamais ganham fora de casa, pois ficam tão maravilhados ao perceber como é o mundo fora daquele país atrasado deles, que mal conseguem se concentrar no jogo, com jogadores e comissão técnica tramando como podem emigrar pra fora da Venezuela para esses lugares que vão jogar.
Histórico[editar]
O primeiro campeonato venezuelano data de 1921, e na época nem se sabia o que era futebol naquele país, de maneira que os jogos de peteca, arremesso de dardo, bingo e campeonatinho de quem capina mais um terreno baldio eram anotados tudo numa mesma folha de papel, a qual posteriormente passaram a inventar tratar-se de antigos jogos de futebol. Isso justifica os nomes de quipes, uma mais varzeana que a outra, nessas primeiras décadas de suposto campeonato venezuelano, e a rotatividade intensa de quipes, afinal não havia o menor comprometimento com continuidade, um time era criado naquele ano, jogava e depois se desfazia. No ano seguinte já nem lembravam mais que existia campeonatinhos de alguma coisa, e outros times de última hora eram montados, o que resulta no Campeonato Venezuelano ser o que mais possui campeões diferentes dentre toda a América do Sul.
A partir de 1957 o futebol venezuelano é teoricamente transformado em profissional, e vamos fingir que acreditamos nessa afirmação dada pela Confederação Venezuelana de Futebol.
O torneio seguia o calendário de gente normal, com campeonato começando no início do ano e encerrando no fim do ano. Mas em 1986 houve uma revolução armada, e tudo o que fosse possível para fingir que a Venezuela era algum país grande foi adotado, inclusive imitar o calendário europeu justificando que o país está localizado no hemisfério norte e portanto seria o modo mais sensato de disputar o campeonato, com um Torneio Apertura começando no final de um ano, e terminando com o Torneio Clausura no começo do outro ano.
Campeões[editar]
Era Amadora
Era Profissional
Títulos por clube[editar]
- Caraca Muleke! - 12
- Deportivo Tá Cheia - 8
- Unión San Juan de Araras - 7
- No Camino - 6
- Deportivo Andorra - 5
- Portuguesa Santista - 5
- Dentro Patético - 4
- Deportivo Delícia - 4
- Boiola - 4
- Deportivo Portunhol - 4
- Martírio - 4
- Deportivo Valenzuela - 4
- Zé Amora - 4*[1]
- ACV - 3
- Estudantes de Merda - 2
- In Sale - 2
- Deportivo Portuñol - 2
- Los EUA - 2
- Universidad de Los Santos - 2
- Literal - 1
- Vemnimim Bolívia - 1
- Maracas - 1
- Caraidiota - 1
- Azaleia - 1
- Patético Zumbido - 1
- Mineros da Guiana - 1
- Sien Testículos - 1
- Barro Obrero - 1
- Canallas - 1
- País Vasco - 1
- Nada - 1
- Narcoanal de Tá Cheia - 1
- Deportivo Nada - 1
- Mongas - 1
Referências
- ↑ O torneio de 2015 foi tão fuleiro que nem conta como título.