Campos Belos

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Campos Belos é um município goiano, bonzinho até, não é aquelas maravilhas toda, mas dá para humilhar os vizinhos pobretões.

Você acha a sua cidade longe? É porque não conhece Campos Belos, localizada literalmente nos confins de Goiás, só não é Bahia ou Tocantins porque não quer, e fez muito bem em escolher ficar em Goiás, não que o estado goiano seja essas maravilhas toda, mas de tanta soja é melhor que a famosa zona de pobreza TO-BA.

História[editar]

Disco de um famoso artista local.

Fazenda que surgiu no século XIX, quando um monte de frustrados foram para aquele fim do mundo atrás de falsas esperanças de encontrarem ouro, quem encontrou o tal ouro ou morreu assaltado ou vendeu a pepita a baixo preço e continuou passando fome. A frustração de toda aquela gente foi descarregada em lavouras de agropecuária, e assim a cidade cresceu.

Recebeu o nome de Campos Belos devido a seus vastos campos belos que foram arrasados pela atividade mineradora.

Durante todo o século XX Campos Belos atraiu todo o tipo de baianos que moravam do outro lado da divisa, e mesmo com a preguiça tipica da população Baiana, conseguiram atravessar o trajeto ruma a campos belos, 50 km em 7 anos(andava 1 km, parava para descansar uma semana), encontraram em Campos Belos uma forma de viver melhor, pobre e miserável, mas pelo menos sede e fome ele não passaria mais (ou não), filhos e netos desses baianos adentraram a politica local, hoje dividade pela Briga dos "Inha".

Em 1954 torna-se município graças ao desenvolvimento que alcançou devido a construção de Brasília, que atraiu gentalha de toda parte do Brasil para Goiás.

Na década de 70 Campos Belos passa a ser invadida por mais mortos de fome, dessa vez foram inúmeros imigrantes mineiros em busca de terras para grilar.

Quando em 1988 surge do nada um tal de Tocantins, por um triz, muito pouco Campos Belos não vira Tocantins, foi por muita sorte mesmo que eles permaneceram no estado de Goiás, assim puderam manter a linha de desenvolvimento, e o lado tocantinense só decaiu cada vez mais. Atravessar a fronteira GO-TO em Campos Belos comprova como Tocantins é mais precário que o faroeste dos filmes de Hollywood.

Atualmente a cidade não mudou muito quanto a questão da imigração, mas atualmente vem se tornando colonia de povoamento do Maranhão e Pernambuco, assim como todo o resto do estado.

Política[editar]

Campos Belos, liderada por Jeremias, a cidade formou um império movido a cana-de-açúcar, capaz de sugar todos recursos de todas cidades vizinhas. Mais de cem mil pessoas dependem do que acontece em Campos Belos.

Geografia[editar]

Localizado no meio de uma região montanhosa, num dos locais mais isolados de Goiás, não é nenhum feito ser uma cidade-polo num canto obscuro desses, conhecido como TO-BA...

População[editar]

População formada por uma mistura psicodélica de mineiros, baianos, goianos e gaúchos, o que garante um dialeto único conhecido como campobelense, que une tudo o que há de analfabeto na Bahia com o sotaque mineiro e a pose de andar do goiano.

Educação[editar]

Antigamente, os jovens estudantes de Campos Belos querendo crescer na vida, tinham que ir para Brasília ou Goiânia para estudar, trabalhar, enfim ser alguém, bem, continua a mesma coisa, a diferença é que os pobres das cidades vizinhas de Tocantins e Bahia vão a Campos Belos estudar lá na unidade da Universidade Estadual de Goiás, que oferece cursos de gestão em agronegócios, Letras-Inglês Português e Pedagogia. Alem desses, a cidade conta com a Faculdade Terra que oferece cursos A distãncia.