Campos Novos

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Luís Henrique da Silveira.jpg Se quésh quésh, se non quésh, dish!

Este artigo é catarinense! Já entrou em coma alcoólico na Oktoberfest, sabe o que é boi-de-mamão, tem um poster do Guga e pensa que é alemão!

Venha para o lado barriga-verde da força você também!

NewBouncywikilogo.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Campos Novos.
Novo campo de gelo em Campos Novos

Cquote1.png Essa cidade é bem maior do que as cidades de Florianópolis de a de Blumenau. Cquote2.png
Capitão Óbvio sobre Campos novos
Cquote1.png Mas em compensação, a sua população é tão imença quanto o meu salario que ganho por mês. Cquote2.png
Capitão Sarcasmo sobre Campos Novos
Cquote1.png Campos novos é terra de pistoleiro. Cquote2.png
Qualquer um sobre Campos Novos
Cquote1.png Eu mando nessa porra. Cquote2.png
Coopercampos sobre Campos Novos
Cquote1.png Ta cheio de CUMUNIXTA. Cquote2.png
Bolsonaro sobre Campos Novos

Campos Novos é um município brasileiro do estado do Rio Grande Do Sul de Santa Catarina, numa área do município, ainda segundo o IBGE, é de 1.850 km², sendo o terceiro maior município de Santa Catarina em área, perdendo apenas para Lages e São Joaquim, e a sua altitude média é de mais de 8 mil metros sobre o nível do mar, o que contribui para que tenha um clima bastante frio, frio mesmo, mas tão frio que congela ranho.

Sua história

A história de Campos Novos, tal como de todos os outros municípios que constituem o vasto Oeste Catarinense, tem os seus pródromos definidos nos instantes que marcaram as tentativas de colonização no sul do Brasil, com muito derramamento de sangue e exploração de trabalho escravos, entre outras merdas que ocorreram por aqui.

Assim, procedente é a afirmação de que, antes de aparecerem, em 1650, as povoações de São Francisco, Desterro e Laguna (obra dos paulistas que lançaram ao mar à procura de novas aventuras e de sexo selvagem), já o Oeste Catarinense sentia a aproximação dos espanhóis que, acompanhados dos jesuítas, percorriam a região existente entre o Iguaçu e o Uruguai que não se davam muito bem, tendo guerrinhas diárias por causa disso. Depois, em 1663, o bandeirante Antônio Raposo Tavares andou por essas paragens e, aliado aos índios Coroados, encetou perseguição tenaz aos aldeamentos dos silvícolas, resultado do trabalho de catequese empreendido por aqueles sacerdotes, os que rejeitavam suas catequisações eram enforcados. Até 1770, porém, ano em que desistiram de excursionar pelo sul, já que lhes despertou maior interesse o ouro dos tolos de Goiás e Mato Grosso — os paulistas nada deixaram por estas plagas como, tentativas, ao menos de povoamento, terminando num fracasso total e muitas guerras sobre este local, embora sejam todas as guerras tão existentes quanto os do Acre.

Temperatura

  • 30º Todo mundo derrentendo e reclamando do aquecimento Global
  • 20º As veia sai de casa de sombrinha pra protege dos raios ULTRAVIOLETA
  • 15º Temperatura agradavel
  • 10º Ja sai de casa com uma camisa de manga
  • 0º Sai pros campos tira foto da geada
  • -5º Faz um churrasco no pátio antes que esfrie

As guerras e a municipilização de Campos Novos

Travou-se, após nova luta, desta vez para desalojar os assaltantes da trincheira em que estavam localizados. Estes foram novamente derrotados, dando margem a uma retirada desordenada e à debandada de forças atacantes, morrendo mais de 8 mil homens nesses combates.

A defesa de Campos Novos custou a vida de apenas cinco defensores tombados no cumprimento do dever. Sendo eles o Capitão Nascimento, o Goku, o Yusuki, o Seiya e até mesmo o Naruto (embora este último morreu em menos de 5 segundos)

Até o ano de 1933, o município de Campos Novos limitava com Lages, Curitibanos, Cruzeiro do Sul (atual Joaçaba), Porto União e Estado do Rio Grande do Sul. A sua superfície era, então, de aproximadamente 15 mil quilômetros quadrados. Em 25 de março de 1934, pelo Decreto nº 408, Campos Novos perdeu os distritos de Rio das Antas e Caçador; por volta de 1943, foi o seu território mais uma vez atingido por guerras relampagos, já que dele se apartaram os distritos de Herval, Rio Uruguai, Rio Bonito e Perdizes. Ao contrário, viu integrarem-se os distritos de Ypira e Ouro para, novamente, em 1949, perder a sua virgindade e os de Piratuba e Ypira, além de parte dos de Tupitinga, Capinzal e Ouro. Em 1997, Campos Novos perde mais uma parte de seu território, para a criação do município de Zortéa, mas neste ano, preferiam apenas negociuar com dinheiro ao invés de lutas armadas. E com isto, o Campos Novos se fixou-se o seu terreno até nos dias atuais, ou não.