Campos Sales (Ceará)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Campos Sales é um povoado localizado em algum lugar desconhecido do Ceará, ainda semi-inexplorado, perto do Sertão Central ou Cariri Oeste (a propósito: existe Cariri Leste? O Crato fica lá?... é?).

Apesar de ser uma cidade pequena, a sua administração se comporta como se fosse uma cidade grande onde não há espaço para mais nada, resultando em bizarrices como os fatos de fórum ficar dentro de uma usina, o consultório dentro da rádio, o colégio dentro do Cemitério, e a Receita Estadual no Banco do Brasil.

História[editar]

Praça do Ó (que é quadrada) de Campos Sales e todo seu movimento de pessoas que não querem estar torrando no sol de meio-dia num lugar que não tem uma mísera sombra.

Campos Sales é mais uma dessas cidades do interior nordestino que foi fundada por algum família que estava perambulando por ali e cansou de ser nômade, preferindo cultivar carcaças de bois mortos. Aos poucos o povoado foi crescendo até se tornar uma fazenda que se chamava Várzea das Vacas, que tinha esse nome em homagem ao cabaré local que era o grande atrativo das redondezas. Assim, em 1899 torna-se um município por falta de algum centro urbano para proclamar aquele pedacinho de nada, com o nome de Campos Sales.

Em 1994 a cidade presenciou um fato histórico, que foi a queda da bola que o Roberto Baggio isolou na final da Copa do Mundo. A bola foi então levada pela NASA para ser estudada, e a cidade ficou famosa por causa disso.

Geografia[editar]

A cidade vizinha mais próxima da divisa do estado chama-se Fronteiras, um nome bem criativo, apesar do que a divisão entre municípios se denomina "limite" e que fronteiras é usado para divisão entre países.

O açude que abastece a cidade chama-se "Poço de Pedra" (localizado no antigo acampamento..) e ninguém sabe explicar porque não o chamaram de Poço D'água.

Clima[editar]

A cidade é constituída por três tipos de climas "bem definidos":

  • Clima aceitável, no qual geralmente o dia todo não faz sol, fica nublado, e raramente chove (já que estamos falando do Nordeste);
  • Clima pegando fogo, no qual todos os cidadãos que permanecem expostos ao sol durante trinta minutos e não tem níveis aceitáveis de melanina na pele devem ser levados ao hospital para tratar das queimaduras de sétimo grau;
  • Clima normal, o clima predominante e mais comum, no qual as temperaturas apresentam propriedades únicas, como fritura ovo no asfalto (vale lembrar que tentar fritar ovo no asfalto em Campos Sales é uma péssima ideia visto que apenas algumas rua são asfaltadas, então a não ser que queira ovo empanado), exterminação de bactérias, mamíferos e quaisquer outros seres vivos que se exponham a este sol.

Educação[editar]

Nada de mais, exceto o fato de que Campos Sales tem a única sala de aula de universidade com vista permanente para os túmulos do cemitério.

Segurança[editar]

Campos Sales é a única cidade do mundo onde o batalhão fica de um lado da cidade e o quartel do outro. O que não ajuda em nada em preservar a segurança da cidadezinha.

Transportes[editar]

Perder-se na cidade é impossível, pois como foi projetada por um analfabeto, por lá não tem quadra A, B, C...ou qualquer outra letra...só a quadra G. Além de demais paradoxos, como o fato de a Rua Nova ser a rua mais velha da cidade. A Rua dos Poços não ter água e ser uma ladeira, a estrada Confiança não merece confiança nenhuma, ou a Praça da Farinha que só vende móveis.

O aeroporto é praticamente um ponto turístico a parte... aeronaves que aterrizam e decolam são apenas de políticos em ano eleitoral, ou alguém ilustre que aparece por lá em julho.

A engenharia de tráfego da cidade é completamente maluca e as preferenciais são aleatórias, numa mesma rua você pode ser a preferência ou ter que dar a preferência.

Turismo[editar]

Primeiramente, o turista deve ser alertado que o hotel municipal só funciona em julho e no Natal (e quando funciona!)

Quem chega em Campos Sales pode visitar a pitoresca Praça do Ó, que é quadrada... E seguindo nesse roteiro de bizarrices, há a Igreja Matriz que é a única do mundo que fica "de costa" para a praça.

O único ponto turístico é o prédio do INSS (o Titanic da cidade) o qual ocupa quase um quarteirão quadrado e possui dois pavimentos. Dizem que o prédio era para ser construído no sudeste do Pais em algum lugar desenvolvido. O projeto de arquitetura foi extraviado e veio parar na cidade de Campos Sales, aí construíram por engano o edifício enorme e nada funcional.

Para quem deseja passar as férias na cidade, recomenda-se o uso de protetor solar, guarda-chuvas, bonés, camisetas e muita, mais muita oração, só assim um cristão consegue sobreviver nesse calor da mulestia!!

v d e h
FÁBRICA DE HUMORISTAS DO BRASIL CEARÁ
Bandeira do Ceará.png