Candói

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Gnome-searchtool blue.png Candói é uma pequena cidade desconhecida.
Você pode estar perdendo seu tempo à-toa ao ler sobre essa joça.
Quando o fim do mundo chegar, esta cidade não vai ser destruída.

Sciences de la terre.svg.png
Cquote1.png Você quis dizer UMBRAU. Cquote2.png
Victória sobre Candói

Cquote1.png O sonho é o primeiro passo para o fracasso. Cquote2.png
Homer Simpson sobre Candói

Cquote1.png Eu nunca Vi. Cquote2.png
Stevie Wonder sobre Candói

Cquote1.png Isto non ecxiste Cquote2.png
Padre Quevedo sobre Candói

Cquote1.png Tem muito poca viventinha. Cquote2.png
Capucho sobre Candói

Cquote1.png Ô LOCO MEU !!! Cquote2.png
Faustão sobre Candói

Cquote1.png Fui eu que Fiz. Cquote2.png
Farah (em campanha) sobre Candó

Cquote1.png Não fui eu que fiz. Cquote2.png
Farah (na oposição) sobre Candói

Cquote1.png Geeenteeee!!! Cquote2.png
Claudete sobre o Candói

Cquote1.png Simplesmente um Luxo Cquote2.png
Clóvis Bornay sobre Candói

Cquote1.png Pede pra sair. Pede pra sair! Cquote2.png
Capitão Nascimento sobre Candói

Cquote1.png Você quis dizer: poeira Cquote2.png
Google sobre Candói

Cquote1.png Povo Candoiense!!! Cquote2.png
Requião sobre Candói

Cquote1.png Candói está localizada em uma das regiões menos desenvolvidas do Paraná, não tem meios de comunicação, exceto por uma rádio comunitária duvidosa e jornais em períodos eleitorais. É regida pelo sistema do Coronelismo e tem dois proprietários: Senhor prefeito e Senhor ex-prefeito Cquote2.png
Veja sobre Candói

Cquote1.png Fica onde? Cquote2.png
Guarapuavano sobre Candói

Cquote1.png Devo tudo que sou ao Candói. Tirei tudo de lá Cquote2.png
Araújo sobre Candói

Cquote1.png Gente temos que Mudar Cquote2.png
Célinho sobre Candói

Cquote1.png Passe no meu viveiro Cquote2.png
Professor vanderlei sobre candói

Cquote1.png Comprar pintos e prantas no tio Vanderlei *-* Cquote2.png
Eduardo Coelho sobre Vanderlei

Cquote1.png As estradas do candói estão parecendo um carreiro de viado, ontem mesmo eu passei por lá!!! Cquote2.png
Pedro Kaveski em campanha sobre Candói

Cquote1.png estou aqui pra pedir seu voto pro candidato Pedro TANAVARA e Darci PICA! Cquote2.png
Guimorvan em campanha sobre Candói

Cquote1.png quero nesse momento pedir espaço para adentrar no lar de suas casas! Cquote2.png
Amálio em campanha sobre candói

Cquote1.png Porto Barreiro agora é aqui? Vendedor ao pedir informações na Prefeitura Municipal de Candói Cquote2.png


História[editar]

Toda a cidade de Candói em uma única foto.

Um dia, um índio, sem ter o que fazer, estava passeando pela sua fazenda ali pro lado da Santa Clara e viu uns homens brancos sarados, musculosos, viris e ofereceu-se a eles. Mas, como o índio não era muito interessante, os homens brancos portugueses resolveram dar uns pegas na índias do índio. o índio ficou puto da cara. Foi até o pajé da tribo e pediu que Chuck Norris o incoporasse, mas, como o pajé estava desnutrido por viver só de mandióca, a macumba ficou mal feita e quem encarnou nele foi o Chapolim. Então, ele soltou aquele grito de "prefiro morrer do que perder a vida" e morreu mesmo. Dizem que se chamava Cú-dói, mas os portugueses, muito santos, mudaram o nome pra Candói. Para homenagear o índio que deu para todos eles, e ainda deixou que pegassem as índias dele Indias Peladas Correndo.

Turismo[editar]

O Candói teve uma estância-hidromineral cheia de mosquitos chamada Estância Hidroclimática Santa Clara. Diz a lenda que a Santa Clara já foi um hotel bom, dava até para dormir nas camas, a piscina não era mais poluída que o Rio Tietê e tomar a água da fonte não contaminava ninguém com cólera. Mas quem conta esta lenda são velhinhos muito velhos. Hoje em dia, ninguém acredita neles e a Santa clara é mal-assombrada. Se fosse bem cuidada a Santa Clara poderia ser um dos melhores lugares de lazer e de atração turística da cidade, quissá do Paraná, pena estar abandonada e mal administrada, deve-se a culpa ao IAP (Instituto que Atrasa o Paraná) e ao desleixo dos nossos prefeitos.

Também não podemos deixar de citar que Candói possui seus lindos, vastos, longos, intermináveis e incompreensíveis canteiros de acesso, que dividem a cidade em duas partes. Com certeza, ao visitar Candói, você nunca esquecerá destes canteiros... isso se conseguir sair deles...

Economicamente a cidade vive do interior, já que a revolução industrial não passou por aqui, aqui não se sabe o que é indústria, empregos, altos salários, desenvolvimento, apenas sabemos que se precisarmos de trabalho/dinheiro teremos que ir para Santa Catarina, pois essa santa sim é forte!

Festas típicas[editar]

  • Festa do charque: A festa do charque é o auge do Candói que espera o ano todo por esse momento. Um centro de eventos sujo e sem estrutura, longe de tudo e sem acomodações para turistas, com shows de artistas falidos mas totalmente válidos, afinal segundo a teoria do caos, o mundo precisa girar... E com, é claro, charque.

Pasmem ou não, quem mora em Candói sabe que isso não é comida típica, em sua grande maioria, o mais próximo de charque que alguém em Candói já comeu foi a carne defumada que vendiam no açougue do Bogdan. Aliás, o charque e suas festas não movimentam a economia local, pois ele vem de Guarapuava, do Superpão ou do açougue do wande, para ser mais exato.

  • Churrasco no alagado: Sábado de sol, aluguei um caminhão, para levar a galera para comer feijão... Está festa é para poucos. Apenas para aqueles que tem Lancha, Jet Ski, Vela, Remo, até mesmo um Bote, ou um ingresso nos Clubes: Clube do Repolho, do Iguaçu Náutico Clube e afins.
  • Expoguá: que lógicamente fica em Guarapuava;

Candoiano mesmo só gosta de bailão que acaba com gente pobre bêbada e muitos fiascos familiares.

Esportes[editar]

A grande equipe de Candói, que nesse ano tem grandes chances de subir a Série B do Campeonato Paranaense.

Copa do mundo de 2014 (dois mil e cartorze) ((2mil e 14)), confirmada para o Brasil e, agora que o estádio do vitória está fora da disputa, Candói segue liderando a corrida pela abertuda do mundial. Com três novos estádios sendo construídos e vários craques na seleção Candói, mais uma vez prova que o futebol é por aqui.

Candói Com o termino das reformas dos Estádios da Bebinha e Barro Preto, que agora passara de 200 para 250 lugar, Candói deixará Guarapuava e seu lobo solitário para trás em relação a Copa do Mundo, a rede hoteleira já está preparada e o aeroporto secreto de Foz do Jordão deverá ser comprado pelo prefeito nas próximas semanas, quando pretender iniciar as obras de ampliação.

Aqui também ocorre o maior torneio de bulica do brasil, recebemos jogadores de todos os estados e de alguns países vizinhos. Temos jogadores que fazem parte do ranking mundial de bulica, um orgulho pra Candói.

Cultura[editar]

Ah, tem muita. É tanta que, para não envergonhar outros lugares, falarei só algumas.

Cquote1.png O grande festival Regional municipal que acontece no São pedro, Rio Novo, Cachoeira, Lagoa Seca, Paz e na Sede, esse grande evento é esperado ano a ano, pois a entrada é gratuita em todos as eliminatórias (Baile de Graça) o povo inteiro do município vai prestigiar os calouros do festival, afinal todo mundo gosta de dar risada dos fiascos dos outros. mas sempre tem 1 ou 2 que se salvam. Mas todo o ano são os mesmos Calouros que se classificam pra final, todos querendo ganhar 500 pila pra pagar as contas de roupas que compraram para poder cantar... Cquote2.png e para o próximo ano o prefeito esta estendendo as eliminatórias pras tiriva, bebinha, mingal, ilha do cavernoso,Xaxim, rio da lage para tornar o festival mais competitivo.

Esse é o evento do departamento de cultura que mais aparece durante o ano, ou seria o único???

Geografia Local[editar]

Se formos pensar em distribuição espacial é preocupante, já que Candói não tem bairros, tem distritos. Cachoeira, Barro Preto, Despraiado, Barra Mansa, Minguau, Jacutinga, tirivas, península, paz, lagoa seca, são roque, ilha do cavernoso, corvo branco, etc. Mais importante que a geografia local é a criatividade pra nomeá-los. Candói possui loteamentos que estão na mãos de 03 proprietários que superfaturam seus preços. Aqui, os empresários não investem em prédios, grandes construções, investem em curtiços de pré-moldado. Não há área de lazer, tão pouco lugar para se comer bem.

CELEBRIDADES[editar]

Candói também é muito por seus artistas famosos tais como Galo Roxo, cantor e compositor de músicas como as Pilchas no rego digo do nego, pescoço sujo, visinha implicante, entre outros grandes sucessos, outros grandes artistas que se destacam e levam o nome de nossa cidade para os 4 cantos do Brasil; RONI E RONALDO (deixa o povo falar), Zé Morais (pidão), Geito Garoto(???), Vardo (Zagueiro da Seleção), Acirzinho (Cabeça de Area da Seleção), Roni Sedorko, Pelanza da antiga banda Restart (mais conhecido como 'Gigio') entre outros.