Canoagem

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Se essa canoa não virar, ole ole olá, eu chego lá! Cquote2.png
Música irlandesa sobre canoagem

Canoagem é uma prática de navegar rios em cima de uma piroca piroca, veículo vulgarmente chamado também de "canoa" por pessoas mais abastadas. Por algum motivo ainda não esclarecido, decidiram tornar essa locomoção por rios em esporte olímpico.

Embora dessem o nome do esporte de "canoagem", é mais comum o uso de caiaque, mas é que o nome "caiacagem" era feio demais então ficou "canoagem" mesmo.

História[editar]

Canoísta chega à borda do mundo caindo num abismo sem fim.

Os precursores da canoagem foram os índios brasileiros, inventores da piroga, eles passavam o dia inteiro em cima de pirogas maciças. Heterossexual ou homossexual, não importavam, todos gostavam de uma boa piroga, e diferente do remo onde os navegantes se alinham numa orgia depravada, na canoagem o índio ficava solitário em sua piroga em toda sua privacidade.

Vários povos pelos mundos começaram a descobrir as vantagens de navegar nos rios com canoas, como por exemplo os nativos da América do Norte, e posteriormente até os polinésios adotaram estas embarcações.

A tecnologia da humanidade avançou, depois que o carro e o avião foram inventados navegar em rios com porcarias feitas de madeira se tornou totalmente antiquado (exceto para regiões muito isoladas, onde obviamente a civilização ainda não chegou), apenas povos primitivos continuaram a usar canoas e caiaques, exceto um grupo de mauricinhos metidos a hipsters que decidiram utilizar as canoas para praticar esporte, assim dando origem à competição que se tornou até esporte olímpico, mesmo já havendo o remo e a vela.

Técnica[editar]

O Brasil, país tradicional na canoagem, nação tão bem estruturada que oferece gratuitamente espaços urbanos para a prática de canoagem nas principais cidades do país, todo verão.

A canoagem requer muita técnica do canoísta. Este deve usar um remo e remar o barco o mais rápido possível, e ele precisa ser inteligente e coordenado o bastante parar remar primeiro de um lado e depois do outro, senão ele remará apenas em círculos.

Tipos de canoa[editar]

As canoas são diferenciados entre as classificações C1, C2 e C4, que são da menor e mais molenga para a maior e mais rija piroga. Enquanto os caiaques são classificados em K1, K2 e K4. As canos C3 e os caiaques K3 não existem, e o motivo disso é um dos grandes mistérios da ciência moderna.

Modalidades olímpicas[editar]

Por bondade e inclusão social, o COI acatou deixar a canoagem como esporte olímpico por mais ridículo que parecesse, ainda mais já havendo o remo e a vela como esportes de corrida marítimas decentes. Todavia obviamente não aceitou todas modalidades dessa competição, permitindo apenas as provas de sprint e slalom.

  • Sprint - Nesta modalidade ganha quem chegar primeiro e todos devem sair remando loucos numa piscina, açude ou lagoa artificial, de modo a tornar a corrida o mais não natural possível com condições não condizentes às encontradas na natureza. Competem as canoas de tamanho C1 e C2 e os caiaques de tamanho K1 e K2.
  • Slalom - O verdadeiro modo de usar uma canoa, sendo uma corrida numa corredeira agitada e natural. Todavia os organizadores sempre conseguem deixar o esporte sem graça, e nessa competição os canoístas descem um de cada vez, mesmo que obviamente fosse muito mais divertido para o público sew todos descessem as corredeiras juntos. Competem as canoas de tamanho C1 e C2 e o caiaque de tamanho K1.

Demais modalidades[editar]

  • Freestyle - Competição voltada a um público de retardados mentais que acham divertido ver uma pessoa rodopiando à deriva no meio de uma correnteza. Nesta modalidade vence aquele que mais vezes virar o caiaque e mais vezes quase se afogar.
  • Canoagem oceânica - Modalidade onde pessoas na canoa atravessam o oceano, geralmente refugiados tentando chegar na Europa, e devem lidar com a falta de alimento e água potável na travessia além do frio noturno e o perigo de abordagens de piratas.
  • Caiaque-polo - Essa é a modalidade mais caótica. Se o polo aquático já é um caos de pessoas tentando afogar uns aos outros, imagine se colocarem caiaques numa piscina? É quase uma simulação de carrinho bate-bate na piscina.
  • Maratona de canoa - Modalidade que o povo amazonense pratica diariamente.
  • Canoagem onda - Modalidade que o atleta surfa sentado pois não consegue surfar em pé nas pranchas, também conhecida por dinossauro pois seus praticantes são velhos achando que tem idade para surfar.
v d e h