Canoas

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Gauchodanc.jpg Mas bah, tchê!

Este artigo buenaço e tri-legal é do mais puro humor gaudério dos pampas, vivente, então veste tua bombacha, recolhe teu pelego no galpão e toma um mate amargo com a gente, macanudo!

Chima.jpg



Cquote1.png Você quis dizer: Bagacity? Cquote2.png
Google sobre Canoas
Cquote1.png 3 Mandolates por 1. Cquote2.png
Vendedor de mandolate do paradão do centro de Canoas
Cquote1.png Pelo menos você não nasceu em Araricá. Cquote2.png
Qualquer um sobre "Canoas"
Cquote1.png melhor beber do que ler sobre isso. Cquote2.png
Lara falando sobre esse artigo
Cquote1.png Ou Campo Bom. Cquote2.png
Qualquer um sobre o comentário acima.
Cquote1.png Chip da Claro; 5 reais com crédito e bônus! Cquote2.png
Vendedor de chip do centro de Canoas
Cquote1.png Claro que sei o que é! Já andei em várias! Cquote2.png
Carla Perez sobre Canoas
Cquote1.png Meu reino! Cquote2.png
Leonardo Tudoeras sobre Canoas.
Cquote1.png S. m.: Plural de canoa. Cquote2.png
Aurélio sobre Canoas
Cquote1.png Lá vem o povo do Guaju! Cquote2.png
Canoense típico quando vê um bando de pessoas marginalizadas em algum lugar público.
Cquote1.png Lá vem o povo da Mathias! Cquote2.png
Mesmo canoense típico sobre mesma situação acima.
Cquote1.png Vamos dar um passinho a frente por gentileza! Cquote2.png
Típico cobrador de ônibus sobre lotação de ônibus.
Cquote1.png Tem mais espaço aqui na frente! Cquote2.png
Motorista típico tentando ajudar o colega acima.
Cquote1.png Passa no hospital? Cquote2.png
Idosa pergunta ao típico cobrador de ônibus ao embarcar no ônibus no centro da cidade.
Cquote1.png Passa no centro? Cquote2.png
A mesma idosa embarcando na lendária Estância Velha - Linha 3.
Cquote1.png Fudeu, mano! Ó o rapa!!! Cquote2.png
Camelôs Vendedores sendo repreendidos pela polícia local no Calçadão.
Cquote1.png Voa Canoas! Cquote2.png
Frase preferida dos canoenses

Canoasssssssssssssssssssssssssssssss (Knoas) é um município do Rio Grande do Sul.

É conhecida Internacionalmente como a capital mundial dos Bagaceiros por isso a ONU denominou a cidade como Bagacity

Localização e Geografia[editar]

Localizada entre Porto Alegre e o Vale dos Sinos, Canoas é o lugar ideal para aqueles que querem aliar as características provincianas pitorescas de uma cidade pequena com os defeitos as facilidades de uma cidade grande com a liberdade

Com as poucas e raras linhas de ônibus, há charmosas relíquias que, quando passam (normalmente, em carreata), levam você lentamente até um novíssimo terminal do centro de canoas.

Canoas venceu o apocalipse do transporte coletivo,este fato é registrado nas ruínas do transbordo,foi oque sobrou da batalha contra este mal que perturbou os cidadãos durante alguns anos, o unico sentido da existência de tal transtorno era poder encontrar qualquer morador de canoas a qualquer momento principalmente os indesejados em um ponto de encontro único.

Outras peculiaridades desta cidade são as pessoas criando galinhas e porcos em seus quintais; as inúmeras carroças adubadoras de asfalto, que aliadas às chaminés da Refap, são responsáveis pelo aroma peculiar da cidade; e as lojas do Centro, que têm os mesmos produtos desde que foram inauguradas. Algumas ainda têm os mesmos funcionários.

História[editar]

Em 1871, Napoleão Bonaparte, morador de Porto Alegre, viajava para sua aula de Audiovisual da Unisinos com seus irmãos LULA e Vera Verão, quando calculou que voltar após a aula todo dia para a capital seria uma merda.

Decidiu construir uma ferrovia para ligar São Leopoldo a Porto Alegre, e em 1874 uma estação foi erguida onde hoje é o Centro de Canoas. Mais tarde vieram uns motéis e sex shops. Até hoje a única função da cidade, além de servir como dormitório, é servir de fronteira entre Porto Alegre e o Resto.

Por se tratarem de descendentes de Napoleão, LULA e Vera Verão, o povo de Canoas é constituído de anões, políticos filhos-da-puta e negrões viados. e alguns viados, e os maloqueiros da guajú (guajuviras)e os da Mathias Velho, aonde se concentra toda a população.

Política[editar]

Desde sua emancipação, Canoas teve vários prefeitos, sendo o mais notório Hugo Orelhões Ladranha Simões Lagranha, que ocupou o cargo por 312 vezes, sendo superado apenas pela Dercy Gonçalves. A população ainda não percebeu nenhuma diferença, mas o atual prefeito é Jairo Jorge José João Januário Jacinto Jimenez, famoso pelo jingle “Pra Canoas se ferrar, quero Jairo Jorge Já, quero Jairo Jorge Já!”. Pelo menos, sabe-se que as coisas não vão ficar piores do que as deixou seu antecessor, Marcos Boquetti, que se elegeu com o slogan “45 paga uns boquete!” e ficou mais famoso ainda (principalmente no Ministério Público Federal) depois do escândalo do superfaturamento de computadores (no primeiro mandato), e do escândalo do superfaturamento das merendas (este no segundo mandato).

Ja a Câmara de Vereadores é muito famosa por possuir cota para personagens da Disney, que hoje é ocupada por “Pateta” e “Miquei” irmãos de "Jóia" (uii). Este tentou se eleger em 2004, mas não conseguiu superar Pateta, que esta em seu segundo ou terceiro mandato. Houve também nas eleições de 2008 a tentativa da candidatura do “Chambinho”, que não estava satisfeito com o salário na Nestlé e resolveu tirar um por fora na prefeitura de Canoas. Também legumes estão se candidatando, como o “Cebola”.

Canoas também é conhecida por ser a capital dos políticos com nomes estranhos: Josir “Pateta”, “Coffy”, Dauri “Alt” (primo do “Ctrl” e do “Del”), “Betinho do Cartório”, “Xirú” (o do busão), “Bamberg”, “Dário”, “Miquei” (isso mesmo, é “Miquei”), etc.

Povo[editar]

O povo canoense sabe que Canoas é um saco, mas tem consciência de que é melhor que “Sapuca” (Sapucaia do Sul), “São Léo” (São Leopoldo), Cachoeirinha, Esteio e Alvorada.

Uma característica marcante da população masculina desta cidade, são as Abordagens feitas nas mulheres em festas e eventos, onde esse indivíduos tentam beijar a força, cheiram os cabelos quando alguma mulher passa em sua frente, oferecem uma long-Neck (Porque long Neck em Canoas é Chique, e tem 600ml), lançam cantadinhas ensaiadas, colocam um chaveiro de alguma marca de carro importado, na chave de seu Gol, Fusca, Chevette, pra parecer Playboy. Se você é mulher e já percebeu esse comportamento em alguns indivíduos, você está diante de Canoenses!

O povo dorme em Canoas e trabalha no Centro de Porto Alegre (com exceção dos sábados, domingos e feriados, que é quando a cidade “lota” de gente). O povo canoense está sujeito a depender da Trensurb pra tudo, para o resto de suas vidas, e mesmo assim estes mostram ser pessoas batutas.

Resumindo, o povo canoense se divide em várias e outras categorias. Tais como: os emos, os maloqueiros (vulgos "tchuntchás"), as funkeiras (maloqueiros no feminino), e nerds que são raramente encontrados em Canoas.
Como ver cada tipo de gente? VÁ AO SHOPPING! Aqui um resuminho do que você vai achar no principal point de Canoas:

• Segunda-feira: inúmeros tipos de trabalhadores locais e estudantes do Unificado, curso/escola de ensino médio, cuja pessoas costumam a mudar no ensino médio para ter enjoativos inesquecivéis recreios livrevemente no shopping. Também encontra-se grande movimento no Cinemark.

• Terça à quinta-feira: mais trabalhadores e estudantes. Aqui geralmente encontram-se também variados tipos de alunos do La Salle, ou então, do Maria Auxiliadora. Esses, costumam a depois da aula dar "um rolé" no shopping durante semana.

• Sexta-feira: aqui, você encontra um shopping mais lotado depois da "hora do rush" (denominada no sentido "término de expediente"). Várias famílias no Burger King ou no MC Donald's (o qual sofreu muitas rejeições depois do lançamento do Burger King). Encontra-se, também, vários "boleiros" de Canoas, que costumam a "marcar um joguinho" no Arena (espaço caro pra caralho popular, onde ocorrem partidas de futebol).

• Sábado: enfim, sábado. Consequentemente, qualquer plano que estiver em aberto a decisão do local acaba sendo no shopping. Isso faz parte das maldições. Continuando, temos aqui qualquer tipo de chinelo metaleiro ou emos bebendo (achando que são fodões), vários gays, carinhas do rebolation (que hoje são completamente revoltados quando lembrado o tal título) que agora são posers mauzões, e alguns maloqueiros ("tchuntchás", como dito) que vão apenas pra tirar com a cara dos emos e provar sua covardia supremacia. Essa bagunça começa logo após as 14 horas.

• Domingo: em simples palavras "brigas, tchuntchás da Mathias, Vila Ideal, Niterói, Fátima, e todo o etc das regiões 'bondezadas', funkeiras, seguranças agitados, e celulares no volume 490839048239048230865876957 alto."

Também aos domingos, diferentemente do resto da semana, as pessoas costumam frequentar o Bairro Jardim do Lago e o Parque Getúlio Vargas (vulgo Capão do Corvo), para tomar chimarrão, tomar cerveja e desfilar com Chevettes e outros carros populares envenenados. Alguns ainda preservam raridades como o Corcel II Tunning e o Gol Bicudo com motor de AP de Santana, todos com adesivo no parabrisas escrito: "QUIMICA SOM" ou "RACHA TARUMÃ", É notorio também observar que estes mesmos ainda preservam alguns CD's de Músicas Dance da Década de 90, tais como: Vengaboys, La Bouche, Radaway, Jordy etc.

Alguns entrevistados, quando perguntados do porquê de frequentar aquele local, especialmente aos Domingos, respondem que é a última tentativa de impressionar as faxineiras e/ou empregadas domésticas que não deram mole nos inúmeros Bailões que existem na cidade. De certa forma acreditam que frequentando um Bairro de Classe Média, os tornam mais atraentes e interessantes. 98,83% da população acredita nisso e faz isso todos os domingos.

Geografia[editar]

Tirando as vilas e invasões, que somam 93,78% da cidade, o resto de Canoas é dividido em três microrregiões:

  1. A Fatia do Shopping — É a fatia que contém o “Bolo de Noiva’s Shopping”e alguns dos bairros mais chinelões promissores na venda de drogas, como o “5 City” (Cinco Colônias), a “Vila Sarna” (vila Cerne), o “Santo Operado” (Santo Operário) e o “MtV” (Mathias Velho). É separada da Fatia do Meio pela linha do trem.
  2. A Fatia do Meio — É a fatia do meio, ora bolas. É separada da Fatia do Shopping pela linha do Trensurb e da Fatia do Capão do Corvo pela “Bê-Erre” (rodovia BR-116). É nela que estão o centro administrativo da cidade e o ponto turístico principal, a Praça do Avião, comumente habitada por zumbis...
  3. A Fatia do Capão do Corno Corvo — É separada da Fatia do Meio pela Be-Errê. E onde estão os bairros de playboys ,ah tambem tem o parque onde os “magais” jovens vão beber cerveja, fumar maconha e se divertir fazendo racha de moto no fim de semana. Para diminuir o número de pobretões, o acesso foi dificultado. Só se pode passar para a Fatia do Capão atravessando as esparsas passarelas ou atravessando a Bê-Erre. Essa última opção causa um grande número de atropelamentos.

Há ainda uma lenda sobre uma região chamada Igara, cuja paisagem seria a de praças abandonadas senão por cachorros de rua, casas veterinárias com cachorros de rua, árvores que brotam no meio do asfalto, milionários que vivem no mato, com cachorros de rua, e claro, vacas de rua que coexistem com os cachorros de rua. Essa parte da cidade foi então desconsiderada, pois todo mundo morou, mora ou vai morar naquela porra de fim-de-mundo, de modo que Igara é mais um estado de espírito do que um lugar propriamente dito. Você teve, tem ou terá uma namorada que mora na Igara.

Há ainda o bairro Niterói, ou como os nativos sem cultura chamam por preguiça carinhosamente de Nit City,que é a fronteira entre Canoas e o resto do mundo! Quem mora lá tenta valorizar seu imóvel dizendo que mora "em Niterói" (RJ?) e não "no Niterói". Conta com o Dique, um belo local reservado a pescaria de corpos e queimação de fumo. Não podemos esquecer da Granja, que, apesar de agora ser asfaltada, ainda conta com as inúmeras galinhas, “piriguetes” e funkeiras da região, não podemos esquecer claro das crianças da Granja, lá estima-se que agora 15225522 crianças estejam jogando bola na rua agora, em compania aos cachorros de rua que vem da Igara.

Sem contar a famosa praça Dona Mocinha, onde a “nata” do bairro se encontra nos finais de semana para tomar um chimarrão, jogar uma bola e até puxar um fuminho com os amigos. O Niterói é composto por grandes celebridades como Cid “Boca Nua” e o grande poeta bêbado “Juranda”, encantador das mocinhas que passam na rua.

Em Canoas também temos as pitorescas construções antigas, a maioria do inicio do século 20, com madeiras pobres, infestadas de cupins, as quais muitas vezes perdem seu esplendor quando sua linda vista do "por-do-sol" canoense é tapada por modernas construções.

Clima[editar]

Canoas possui um clima classificado pelos climatologistas como “subpolar mesoqueniano temperado com borda de catupiry”, ou seja, no verão é quente pra caralho, e no inverno faz um frio filho-da-puta.

A paisagem é diversificada e podemos encontrar desertos, asfalto, paralepípedos, cascalhos, lixões, aterros, valões, grama sintética… enfim, tudo menos calçadas. Foram relatados até mesmo mendigos florescendo nos calçadões do Centro, como o famigerado Roque e a “Velha Louca” que vende passagem da Vicasa (Viação Canoense S.A.).

Economia[editar]

Baseia-se na venda de agulhas para limpar fogão, giz que mata barata, cavalinho de corda que anda, puladores de faca, vendedores de pomada, DVD Rick & Renner Acústico, cortador de legumes, churros, escambo de vale-transporte e mandolate. A indústria gastronômica também tem sua parcela de participação, possuindo um Xis para cada 12 habitantes, baseado nas estatísticas do IBGE.

Uma tentativa de mudar este quadro foi a inauguração do Shopping da Barbie Canoas, que tem como lojas-âncora a Renner, Americanas e o mercadinho hipermercado Unidão. O shopping também é um forte candidato a ponto de encontro de Restart, Cines e Colirios emos e bichos andróginos. Com a inauguração do Shopping da Barbie Canoas, o antigo Conjunto Comercial Canoas perdeu a sua importância no comércio local. A maioria das lojas se espalharam pelo Centro em diversas galerias, os clientes sumiram e o pico de fregueses é nos horários de funcionamento da Biblioteca Pública João Palma da Silva e de alguns pequenos serviços da prefeitura que, como o vizinho do amigo do primo do tio do Marcos Boquetti é dono do Conjunto Comercial Canoas e precisava alugar umas salas do Centro, o prefeito da época então passou os serviços para lá e, a partir disso, os otários cidadãos canoenses são quem paga. Esse é o mesmo milionário cidadão que recebeu uma gorda indenização, pois era dono do terreno que foi desapropriado para a construção do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, só que em Canoas o serviço público é igual ao do Brasil inteiro: existe, mas não funciona.

Há também os supermercados: o Bourbon (que todo mundo chama de Zaffari — pois, até o começo da década de 1990, se chamava Hiper-Zaffari — e é frequentado pela “zelite”), o Carrefurto Carrefour e o Big, estes 2 últimos voltados para as classes mais baixas, sempre com grandes estoques de cerveja Schincariol, maçã-do-peito e picadão de segunda para garantir o fim-de-semana. Uma visita ao Carrefour ou ao Big é uma experiência iluminadora, ao apresentar a cultura do povo para o povo. Nesta categoria também está a rede Wal★Mart Nacional, a qual sempre tem grande consideração com seus clientes, fazendo-os esperar 45 minutos para efetuar o pagamento de suas compras, sempre deixam disponíveis as vagas para bêbados, mendigos e outros ilustres canoenses, nas portas e no estacionamento, os quais estão agora, pichando a parede da sua casa, apertando um fuminho, riscando o seu carro ou qualquer outra atividade ilícita comum aos hábitos locais. Canoas também abriga uma grandiosa rede de supermercados chamada Brehm, formado por filiais que possuem um grande atrativo: um característico fedor aroma de merda carne fresca na seção do açougue.

Existe também o Unidão, mas este é apenas um agregado do “Shopping da Barbie”.

Canoas ultimamente tem tentado despontar como uma cidade universitária, que já possui a Ulbra (Universidade Lucrativa do Brasil), a UniRitter (antiga Esfíncter Ritter dos Reis) e o La $alle como centros acadêmicos mercenários de respeito que com muita safadeza e sonegação dedicação e esforço conquistaram muitos otários universitários. Só que todos os cidadãos de Canoas com QI acima de 75 estudam em faculdades de outras cidades.

Ultimamente quem está aquecendo a economia da cidade também são os baianos, cearenses, paulistas entre outros gentílicos que estão a trabalho nas empresas REFAP, Bianchini, Petrobrás e UTC. Esses homens vivem no Bairro São Luiz, em frente a ULBRA. Consomem somente cerveja todos os dias e churrasco nos finais de semana, compram todos os estoques dos mercadinhos do bairro. Para beber esquecem de tirar até o uniforme, isso demonstra que são muito apegados ao trabalho e a empresa. Eles também trazem o lucro para o bairro em relação a moradia, pois no São Luiz tem muito kitnet e apart hotel que estão "os olhos da cara." Muitos deles compram carros no período que ficam em Canoas e estouram os ouvidos dos vizinhos com FUNK.

Um estudo, realizado por entidades especializadas, constatou que a economia da cidade é fortemente afetada pela presença de postos com lojas de conveniência, famosos "Postinhos" onde 97,34% da população costuma comprar uma coisa ou outra, o elo de ligação é tanto com este tipo de comércio que existiu na década de 90 uma sindrome do Postinho onde muito jovens passavam e ainda passam a noite nesses estabelecimentos, muitos frequentemente acampam na Sexta e voltam para casa na Segunda, principalmente no verão. Canoas é a unica cidade do mundo onde existe uma população considerável de crianças que foram Concebidas no banco de trás de algum Chevette em algum posto de combustível da Cidade. Atualmente os jovens, que foram concebidos em postos, que estão ingressando hoje no mercado de trabalho, procuram como primeiro emprego a profissão de Frentista.

Lendas e Mitos[editar]

  • A Rainha da LinguiçaReza a lenda que antes de se tornar uma cidade comum, Canoas foi um reino governado por uma família que fabricava linguiças mágicas. A Dinastia da Linguiça chegou ao fim depois que princesa herdeira, a primeira na linha de sucessão ao trono, abdicou e se tornou líder de um clã de duendes drag queens. A lenda ainda conta que o castelo da família real da linguiça era guardado por um monstro gigante, de onze cabeças e que cuspia fogo, o animal era chamado de Feia, a Terrível. Canoenses ainda acreditam que descendentes desta família mantém uma seita secreta e continuam a fabricar as tais linguiças mágicas, que atraem milhões de pessoas à Canoas para usufruir das substâncias milagrosas contidas nas linguiças.
  • Morart A cidade-fantasma secreta de Canoas. Só tendo “as manhas” para chegar lá. Outra alternativa é pegando o ônibus Morart. Possui a Estrada Infernal de Morart, que leva ao portal do Mundo de Morart, tambem conhecido como Inferno. Quem foi não volta. Ultimamente temos visto projeções falsas de pessoas pegando este onibus. Outros locais similares: Ozanan, Central Park e Estância Velha Linha 3 Não se deixe enganar!
  • Villa Mimosa É uma casa que tem no centro de Canoas. Era a casa de campo da Dercy Gonçalves, na década de 1960. Foi tombada pelo patrimonio cultural e Dercy despejada. Há boatos de pessoas que passaram pela casa e escutam coisas, como “Vai à merda”, “Vai tomar no teu cuuuu!…”. Atualmente está em reforma para virar a "entrada" de um condominio.
  • Roque do Centro — SUMIUUUU Toda grande cidade que se preze tem um mendigo ilustre. A maior celebridade das ruas canoenses é o Roque. Uns dizem que ele era padre no La Salle, outros, que ele era professor de matemática no Maria Auxiliadora. A única grande verdade que se sabe é que a família dele o recolhe uma vez por mês para trocar suas roupas, aparar suas madeixas e lhe dar um belo de um banho. Outra peculiaridade do Roque é seu triste vício: tentar apagar a ponta do cigarro soprando-a quando o certo é que ela esteja acesa.
  • NEGO LÉO Quem morava ou ainda mora em Niterói, principalmente pelos arredores da rua Tamoio que não ouviu falar neste simbolo de "atraque" na saída do CSSGAPA?

Sim meus caros, no final dos anos 80 e no ínicio dos anos 90 era ele quem ficava na parada de ônibus roubando ou dando um "atraque" para levar o Tênis, relógio,calça etc geralmente era um fillhinho de papai que seguia caminho para o X rei.. ver os pegas no final da domingueira.Importante ele tinha um comparsa, o garoto prodígio: MACACO.Dizem que se regenerou após receber a benção de Deus.

  • Maldição dos Canoenses É uma praga que afeta as pessoas que nascem, vivem, visitam ou passam por Canoas. Ela funciona da seguinte maneira: toda vez que você deixar a cidade de Canoas, vai encontrar no seu caminho ou no seu destino um canoense para encher seu saco. Um exemplo clássico é observar o seguinte: onde você estiver preste atenção nas placas de carro, SEMPRE haverá um de Canoas. Existem relatos de universitários que foram em uma expedição ao Pólo Sul e viram, em meio ao gelo, em um local totalmente inóspito, um canoense que contou uma história fantástica de sobrevivência: após ter morado em todos os bairros de Canoas, ele ia pegar o ônibus para ir à boca onde ele trabalhava. Mas, passando duas horas em uma parada de ônibus, ele pegou o primeiro coletivo que passou — e era o Morart. Ele acordou lá sozinho no Pólo Sul, e vagou durante 60 dias até encontrar os universitários da expedição.
  • Conspirações da Guarda-Chuva Na avenida Santos Ferreira, do lado Oriental da cidade se concentram o Corpo de Bombeiros, o Açougue Hospital Nossa Senhora das Graças, três cemitérios e inúmeras funerárias. Tudo isso faz parte de uma grande conspiração maligna da corporação Guarda-Chuva, antigamente conhecida como Umbrella. Sua dona Rihanna pretende, quando a poeira dos fatos da Cidade do Texugo baixarem, iniciar um novo teste de armas biológicas, nada melhor para isso do que um acougue hospital, três cemitérios e um corpo de bombeiros (só para fazer mais número) amontoados, gerando um número sem fim de mortos vivos canibais, tudo como forma de apresentação para após terminado o "incidente" consseguir um preço melhor nas suas variantes no alfabeto de vírus.
  • Chevettes - Apesar de já ter saído de linha há vários anos, é impossível visitar Canoas sem encontrar no trânsito diversos automóveis do modelo Chevette. Inclusive há boatos de que a GM tenha mantido uma fábrica secreta em Canoas - possivelmente no Morart - aonde esses automóveis ainda são produzidos, principalmente na versão tubarão, veículo preferido dos nativos magais.
  • Túnel secreto entre La Salle e Auxiliadora - Desde os mais remotos tempos da construção dos colégios La Salle e Maria Auxiliadora, é lenda e assunto recorrente entre os canoenses a existência do túnel de comunição entre ambas as escolas. Arqueologistas já tentaram encontrar a dita passagem, porém sem sucesso. Suspeita-se que um dos pontos de acesso esteja na Gruta do La Salle, perto da entrada do castelinho e hoje escondida pelo novo ginásio, que teria sido unicamente construído para ocultar o caminho de acesso. A finalidade do túnel seria um mistério, ou não.Alunos dizem que atrás de uma santa tem o "bendito" túnel, mas os guardinhas frustram as tentativas de escalar o negócio e arrombar uma misteriosa porta de madeira, e também uma garota retardada caiu de cabeça por tentar segurar a santa e escorregar...
  • Maldição da Vida Noturna É um dos mistérios mais estudados por especialistas e bacharéis da Área de Marketing. Todas casas noturnas já abertas na Cidade sobrevivem durante 01 ano ou menos, com exceção da Boate "OVERNIGHT" situada na saída da Cidade, na Avenida Victor Barreto. Ela está aberta há 196 anos, muitos acreditam que um pacto com Diabo pode ter sido feito durante a abertura do estabelecimento, quando rodaram o primeiro disco da XUXA, ao contrário por engano. Desde então a Casa é até hoje frequentada as sextas e sábados por zumbis e almas penadas do bairro Niterói e Rio Branco que formam fila na frente do estabelecimento por algum motivo ainda desconhecido, há quem diga que é uma forma de "atrair" as vítimas desavisadas á ingressar na casa, de forma que basta entrar apenas uma vez para que você a visite sempre para o resto de sua vida. Alguns acreditam que o primeiro dono da Casa Noturna enterrou a "Cabeça da Passarela" no meio da pista de dança, sob a promessa de nunca fechar as portas!

Turismo[editar]

Praça do Avião que não voa.
Chaminé da Petrobras em ação!!
Um flagrante de como são bem-cuidadas as ruas próximas ao centro.

A Prefeitura de Canoas tenta estimular o turismo cultural, o que equivale a estimular o veraneio no Curdistão. Mas a cidade tem pontos turísticos famosos:

  1. A Praça do Avião que não pode voar. (Por estar preso ao chão.) Como atrás do aeroplano há um posto da Previdência Social, dizem que Canoas é a única cidade do mundo que possui um avião “encostado” no INSS.

(interessante lembrar que: na foto mostra a maior concentração de Smurfs do mundo,agora você já sabe o que ouve com o fim do desenho!!)

  1. A Rodoviária que vende passagem, mas manda o pessoal ir a Porto Alegre pra pegar o ônibus.
  2. A Fundação Cultural (funciona inutilmente) que foi feita só porque não tinha nada entre o Centro e o Shopping.
  3. O Parque Getúlio Vargas (que todo mundo chama de Capão do Corvo).
  4. O Bairro Guajuviras, onde podemos observar tigresas da espécie Empregadea domesticus em seu ambiente natural. Mas as espécies predominantes no local são o Noea crackeatus e o Banditus vagabuntus, todos da família Miseravea.
  5. As chaminés da Refap (Refinaria Alberto Pasqualini), da Petrobras, um dos maiores símbolos fálicos da Grande Porto Alegre, perdendo apenas para o jebão do Gasômetro.
  6. Os valões no Bairro MtV, para onde vai todo o esgoto canoense.
  7. Canoas tem até praia, conhecida como “Prainha de Paquetá” (a praia das Lojas Paquetá), mas que é impossível tomar banho no lugar por causa da imundice do Rio dos Sinos.

O Bairro MtV caiu desta lista após a vergonhosa descoberta que dava conta de se tratar de mentiroso o boato que dizia ser este o maior bairro do mundo, para a decepção dos “mathiaqueiros” (moradores do MtV).

Simpáticos moradores do Guajuviras dando um tapa na pantera!!

Para os praticantes de esportes radicais e/ou suicidas, sempre há a alternativa de pegar algum dos ônibus que fazem o trajeto da Avenida do Trabalhador. Emoções fortes lhe aguardam.

Vale lembrar que Canoas é uma cidade sem escadas rolantes. As únicas que existem no município encontram-se no Trensurb.

Você não tem companhia? Não tem problema. Em qualquer esquina da rua Liberdade, no Jardim do Lago, opções não faltam. Quaisquer R$ 20,00, mais o dinheiro do motel, resolvem a parada. Para os que estão mais “a perigo” — no sentido financeiro —, você pode arrastar a “guria” que escolheu para o drive-in localizado na mesma rua, ao lado do clube de sinuca. Nesse caso, são só mais R$ 10,00. Há um único senão: os preservativos fornecidos são mais frágeis que aqueles que são retirados nos postos de saúde. Mas fica a dica de um pouco mais de emoção e aventura — em especial se você “catou” uma mulata gorda, com uma cicatriz de facada na teta direita, e que é a cara da Whoopi Goldberg (e que também encontra tempo para fazer ponto na Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre).

Mas, se você quiser dar uma de Ronaldo Fenômeno e encarar um “pastel de palmito”, a rua Major Sezefredo — entre a “Bê-Erre” e a Liberdade — é a grande pedida. Nem precisamos dizer por quê…

Se você quer comprar coisas baratas vale a pena andar pelos bairros e pelo FORO de Canoas aos fins de semana, onde viciados em crack vendem bicicletas, bonés, tênis, celulares a preços camaradas de R$5,00 a unidade. Chorando é capaz de vocês levar tudo por R$2,00 só pra ajudar o cara. Por mais que a guerra contra o crack exista, os porcos, digo policiais, vivem ocupados comendo pizzas e tomando café em postos e lojas de conveniências pela cidade, além de estarem cumprindo seu trabalho de cuidar um grande supermercado no mato grande. Seu principal hobby é afugentar maconheiros das praças (apenas para mostrar serviço).

O Xis[editar]

Típico Xis Canoense.


Canoas não seria a mesma se não fosse o Xis. O Xis é a base alimentar canoense. O Xis (o lugar) aparece e desaparece. O Xis está presente em todas as ruas.

Os melhores “xises” do universo estão em Canoas, feitos nos piores lugares. Esta é uma variação da Lei de Sagunewitz: “Quanto pior e mais podre o lugar, melhor o xis.”

Para os apreciadores, a quantidade de gordura líquida que sobra é como o sedimento no fundo da garrafa de vinho e é fator importantíssimo na avaliação de tal acepipe. Ao contrário da modalidade praticada em outros lugares, o Xis em Canoas tem ovo sempre, não precisa pedir pra adicionar.

O Xis mais conhecido da cidade é o Xis do Romani, localizado na entrada da cidade pela "Be-Érre" próximo ao viaduto da Cautol, concessionária VW em todos insistem em chamar de Metrovel. O xis é tão famoso e bem sucedido que o dono: "Romani", reconhecido pelo título de Mister Barriga do Estado do Rio grande do Sul, com uma circuferência de 3,54 cm. ficou rico após prestar inúmeras consultorias para a rede Mc Donald's, tendo essa comprado a idéia de que uma loja McDonald's pode ficar aberta 24 horas, a espera de bêbados, bagaceiros, ordinários e fubangas de fim de noite. O feito é reconhecido no Mc Donald's da Av. Silva Só em Porto Alegre, o Primeiro Mc Donald's aberto 24h.

O local também é conhecido por ser onde o cantor Michael Jackson lançou o passo de dança conhecido mundialmente como Caminhada na Lua ou MoonWalk pois as pessoas que entram, no estabelecimento naturalmente aprendem a dançar devido ao piso engordurado. Hoje o proprietário Romani vive de Consultorias para Redes Fast-food e de palestras em universidades. Seu xis é conhecido mundialmente, pois não existe ninguém que não tenha comido um Xis Salada do Romani, ou um tipo de Dog Prensado chamado Pastor


O xis mais famoso do bairro MtV é o “Xis do Barbudo”. Isso mesmo: o “Barbudo” prepara os xis.

Canoas também é a cidade que mais conta com o sufixo “do Gato” estampado em nomes de empresas no mundo, estando dentre eles Taberna do Gato, Recanto do Gato, Taberna do Gato 2, Xis do Gato, Barranco do Gato, Funilaria do Gato, Cemitério do Gato, etc. Atualmente, cerca de 30% dos comércios do município tem esta denominação. Acredita-se que esse tal “Gato” é um dos maiores empresarios da cidade.

Se você está mal de grana, é só dar uma passada no “XotaBúrguer” (ou JotaBúrguer, como é conhecido). Lá tem uma promoção exclusiva sempre com o dobro de gordura de todos os “Do Gato” juntos, diminuindo seu tempo de vida em duas semanas.

Entretenimento[editar]

Canoas conta com diversos locais para entretenimento:

  • Estúdio Rock Bar Beta House: Uma casa de shows feita para inovar, mas abandonada pelo público, ha boatos que seu verdadeiro dono promove orgias gays em dias/tardes/noites que a casa não abre;
  • Casas de show: que tocam todo o tipo de coisa não-dançavel se você tiver menos de 40 anos. Destaca-se o Clube Caxeral, que antigamente era Caixeiral, mas andou numa crise tamanha que o dono teve que vender os “is” para manter o clube funcionando;Bar do véio adão;Bahamas clube, e o mais famoso: Balança teta;
  • O Parcão, também conhecido como Parque Eduardo Gomes: cujas festas em datas comemorativas são elaboradas pela prefeitura sempre próximas às eleições, na ultima foi distribuidor um pacote para a comunidade, contando com um colete a prova de balas e um kit de primeiros socorros;
  • Wave New Vibe: único na cidade inteira a suportar todos os tipos de metaleiros, roqueiros;
  • Igrejas: com seus chás e festinhas dos CLJs, onde as excursões se mostram uma Eurotrip de camelo.

** BROCHÓDROMO - Na esquina do Calçadão com a 15 de Janeiro, onde a fina flor da véiarada se junta pra olhar as guriazinhas, falar das dores e lembrar dos "velhos tempos"...

  • Salão de festas do asilo Tradição: O point da terceira idade em Canoas.

Veja também[editar]