Cantagalo (Paraná)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Você quis dizer: Cantabala Cquote2.png
Google sobre Cantagalo (Paraná)
Cquote1.png Você quis dizer: Cocoricó Cquote2.png
Google sobre Cantagalo (Paraná)
Cquote1.png Onde fica isso? Cquote2.png
Qualquer um sobre Cantagalo (Paraná)
Cquote1.png Ah!!! Fica perto da Varsóvia e do Goioxim Cquote2.png Cquote1.png AAAAaaaahhhh!!!! É a terra dos pistoleiros??! Cquote2.png

História de Cantagalo

Cidade que surgiu devido a presença de tropeiros, que passavam pela região em meados do século XX. Tais tropeiros dorminhocos eram acordados com a cantiga dos galizés que por lá viviam. Surgindo daí o nome dessa grande metrópole. Metrópole esta que pertenceu a cidade do lobo Guará. Devido a problemas financeiros, emancipou as cidades de Goioxim e Marquinho.

Cavaco

Distrito não localizado no Google Maps. Sua principal ligação com o centro da cidade se dá por meio de ônibus " " que já estão desgastados devido ao estado de conservação da estrada Cantagalo-Cavaco, que foi um sonho realizado pela população cantagaliana. Estrada essa que se encontra em estágio de asfaltamento, iniciada desde 2004, está sendo construída 5 m por ano. Sendo que eles reaproveitam o resto dos alfaltos que é tirado da BR por ser mais barato e depois ficar todo esburacado pra encher de poça de água e os carros molharem os pedestres.

Economia Local

Prefeitura/padaria/centro/praça/banheiro comunitário de Cantagalo.

A agricultura consiste principalmente em prejuízos nas safras de soja, milho, soja, aveia, soja, hortaliças, soja e também pela bacia leiteira no município, além de soja, claro. Tais prejuízos são ocasionados principalmente pela excelente qualidade logística local, que consiste em estradas esburacadas, e em veículos de transporte fabricados em mil novecentos e bolinha. Um d4esses veículos, algumsas vezes chamado de ônibus pela população mais simples, é de propriedade do prefeito que fez um acerto (leia-se licitação fajuta) com um compadre que venceu os concorrentes (alguém viu pelo menos um?) então o prefeito "alugou" o onibus para essa "empresa" do compadre e ganha horrores de dinheiro transportando os coitados que não tem escolha e precisam ir no Cavaco. Destaca-se também a atividade leiteira. Segundo dados, a média de produção de leite por propriedade gira em torno de 100 l/mês, isso no inverno, que é quando o gado tem pasto. Há também a população que recebe Bolsa Família, em reconhecimento pelo trabalho prestado (leia-se vagabundagem) ao Governo Federal. Eles são responsáveis por movimentar as Casas Lotéricas em inícios e finais de mês. Fazendo com que muitos indivíduos fiquem horas na fila aguardando a vez, para poder pagar contas de água e luz. O comércio diversificado atende à toda população de modo geral, há muitas coisas que não encontram na cidade, precisando recorrer a cidades vizinhas como Laranjeiras do Sul, que é mais perto e pode-se ir de metropolitano que é mais barato. Devido ao poder de compra de 94,46379% da população muitas empresas não chegam a aguentar 2 anos com as portas abertas sem antes falir. Fomos entrevistar o prefeito que mandou falar com seu comparça (comparça ou comparssa? hooo dúvida cruel, porque ficava olhando praquela gatinha na escola? devia ter estudado...), quero dizer, pre-candidato indicado para dar continuidade a gatunagem, mas não quis falar nada. o advogado esplicou o que pode e o que não pode falar mas ele não lembra mais e não quer correr risco. disse que vai ser melhor continuar desviando na saúde mesmo.

Pontos Turísticos

Possui a praça localizada na Avenida, ponto de encontro de senhoras que vão levar seus netos pra brincar e aproveitam pra fofocar e falar mal da vida dos outros. A cidade conta ainda com a praça localizada em frente a prefeitura, sendo principal ponto de encontro de alunos que gazeiam aula para lá irem tomar coca ou para ficarem de namoricos. Há também o Thomé, ponto de encontro preferido pela população (único que tem), frequentado principalmente aos sábados a noite. O município conta também com belezas naturais como os rios Divisa, Cavernoso e Cantagalo; este último será melhor descrito posteriormente. Tais rios são bastante procurados por chineses, japoneses, mexicanos, angolanos, espanhóis, neozelandeses, noruegueses, canadenses, extraterrestres que costumam visitar a cidade com frequência.

Rio Cantagalo

Nasce no Cafundó dos Judas, com aproximadamente 0,2m de largura e 3 cm de profundidade. Após 23 Km de viagem alcança incríveis 5 Km de largura e 200 metros de profundidade, nessas mesmas medidas o rio recebe as águas do Paraná e chega ao Paraguai, passa pela Argentina, chega ao Chile e deságua no Oceano Pacífico, após passar por baixo da Cordilheira dos Andes. Segundo satélites da Nasa, o Rio Cantagalo é o 2º maior rio do mundo, perdendo apenas para o Rio Tapera, no município de Laranjeiras do Sul.