Capitólio

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Romanopre.jpg ROMANI ITE DOMVM!!!

HÆC ARTICVLVS ROMANVM EST. LATIM LOQVÆBITVR. NON INTERLEGIT? HVMORIS PRIVATVS NON EST. MVITISSIMVS ENGRAÇATVS! SED ROLA MEAM VADE MAMARE! VADE FŒDERE CVM PORRIBVS NOSTRVM.

Spqrpre.jpg
Cquote1.png Esta escadaria é muito grande. Eu não vou subir não Cquote2.png
Você
Quem sobe hoje em dia ao Capitólio, vê dois homens gigantescos de pedra com o pinto de fora
O Capitólio é uma das sete colinas de Roma e a sua mais importante. Sim, apesar de Roma ter sido fundada no Palatino, era no Capitólio que estavam os grandes templos. o maior deles era o Templo de Júpiter Optimus Prime Maximus, o chefe dos transformers, feito pelo rei Tarquínio, o Soberbo e que agora não passa de meia dúzia de tijolos debaixo do museu.

No Capitólio também fica a Rocha Tarpéia, onde os condenados a morte eram atirado para cairem no Fórum Romano embaixo para alegria dos plebeus e para sujar a toga dos Senadores

Capitólio no Renascimento[editar]

Júpiter Optimus Prime
Cquote1.png Hum... Cquote2.png
Michelângelo olhando o Capitólio

Como tudo na Idade Média o Capitólio ficou em ruínas. No Renascimento, o papa Júlio II pediu a Michelângelo que desse uma melhorada no lugar. Michelângelo fez uma abertura nos fundo do Capitólio, colocou uns homens de pedra pelados, uma estátua de Marco Aurélio no meio e fez um palácio que tem cara de estação de trem para a prefeitura de Roma.

A mania do politicamente correto cobrou seu preço, porque Michelangelo até hoje é acusado de preconceito por não ter colocado elevadores para deficientes físicos na escadaria do Capitólio.

Capitólio Moderno[editar]

DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...
  • ...Campidoglio o cacete, italianada!!! É Capitólio que se fala!!!
Com a unificação da Itália, ê bosta, fizeram do lado do Capitólio um gigantesco e inútil monumento o tal Monumento a Vitor Emanuelle em mármore falso atribuindo ao banana do rei da Itália alguma coisa que só o Garibaldi entendi.

O Palácio do Capitólio virou um museu e a prefeitura de Roma agora ocupa dois quartinhos no fundo, na zona em que os turistas não entram.

Os americanos em Washington chamam seu Congresso de Capitólio. É o fim da picada, porque lá não é colina!!!