Capoeira

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Motel 5 cavalos.jpg Ordem para os pobres, progresso para os ricos.

Aí, mermão, este artigo aqui, ó, é brasileiro, tá ligado? Só fala de futebol, come feijoada, exporta travestis, puxa o saco dos EUA, paga imposto pra caralho e põe a culpa no governo pela dificuldade de atendimento médico.


A capoeira, cujo objetivo é rasgar o saco derrotar fodamente o inimigo.

Cquote1.png Você quis dizer: Macumba Cquote2.png
Google sobre Capoeira
Cquote1.png Zum Zum Zum capoeira mata um Cquote2.png
Oscar Wilde sobre os macumbeiros
Cquote1.png Eu tenho medo. Cquote2.png
Regina Duarte sobre Capoeira
Cquote1.png Na União Soviética, a Capoeira joga VOCÊ!! Cquote2.png
Reversal Russa sobre Capoeira
Cquote1.png Ca... Poeiraaaaaaaaaaaa, aaahhh.... Poeeeeiraaaa, aaaahhh... Levantooou poeira!! Cquote2.png
Ivete Sangalo sobre seu hit do verão passado
Cquote1.png Sim! Eu luto. Idai? Achou ruim cai dentro! Cquote2.png
Eddy Gordo sobre Lutar Capoeira
Cquote1.png Eu aprendi capoeira nos piores bairros do Rio de Janeiro Cquote2.png
Silvério, no filme Esporte Sangrento - Um Documentário gringo sobre capoeira
Cquote1.png Isso é coisa de viado pô! Cquote2.png
Pedro Bial sobre os marginais da capoeira
Cquote1.png Quem tava com a carga? Cquote2.png
Capitão Nascimento sobre os marginais e traficantes capoeiristas

A capoeira é uma luta brasileira originada pelos escravos que aqui residiam. Quanto à libertação dos escravos, eles queriam continuar lutando (mas a preguiça impedia isso). Devido a isso foi incorporada a música para que os gringos desse um dinheirinho pros capoeirista não trabalhassem e ganhassem para ficarem pulando e pegando no berimbau o dia inteiro e fazer moral de dançarinos. A luta era clandestina pelo fato de que era praticada por pobres vagabundos sem ter o que fazer. Mestre Bimba conseguiu finalmente no séc XIX legalizar a capoeira, e desde então ela vem sendo símbolo da cultura da vadiagem e da malandragem. Dizem que aquele que realmente sabe lutar capoeira é porque "manja dos paranauê".

Origem

Capoeira antiga. Note o exemplo de que a Capoeira é bem estilo de luta de negão mesmo.

Lá na época do Brasil Colonial República Império (não me lembro), quando os negros eram escravizados para fazer diversos serviços escravos obrigatórios obrigados contra a vontade deles, eles queriam escapar deste trabalho. Então, eles criaram os quilombos, mas esta é outra história. Continuando... Enquanto os portugueses tinham diversas armas de fogo, os negros eram uns pobres fudidos pessoas sem rendas que só tinham uma calça, tomavam banho apenas uma vez por semestre (quase um francês) e comiam feijão batido com vísceras de outros animais feijoada. Assim eles começaram a criar uma luta com sons de macumba, gritos de macumba, danças de macumba, e movimentos para macumbar nocautear os portugueses com as mãos nuas, apesar de que as vezes eles colocavam coisas em suas mãos para aumentar o poder de seus golpes como facas, foices e farofa de macumba.

Conhecimento

A capoeira de repente se tornou um movimento de luta muito conhecido pelos brasileiros da região, não só por que a capoeira é mais uma dos 200 estilos de luta que se existem por aí (só para fins de aumentar ainda mais a lista de estilos de luta), além de também sendo que os inúmeros movimentos inúteis que a capoeira se dispõe, aonde a maior parte dos movimentos são baseados em ficar pulando que nem uma marica se utilizando de chutes de todos os tipos para golpear o inimigo. O estilo se tornou realmente brasileiro, pois a capoeira também era conhecida pelos seus movimentos serem idênticos também a passos de dança. Por causa disso, os brasileiros resolveram também que poderiam utilizar o estilo para fazer aquelas famosas demonstrações nas ruas. As demonstrações, feitas pura e unicamente por amadores baba-ovos profissionais treinados consistia em várias demonstrações de movimentos capoeiristas (que por sinal você já está de saco cheio de ficar vendo), juntamente com um círculo entupido de outros lutadores com vários instrumentos musicais tipicamente brasileiros, aonde começam a fazer várias músicas tipicamente brasileiras. Esse tipo de demonstrações de ruas conseguem aparentemente atrair no local, um zilhão de otários que já viu isso um montão de vezes, e que está mais interessado mesmo é ver alguém se espancando e apanhando de verdade ao invés de ficar dentro de um círculo assistindo um montão de danças mal feitas enquanto ainda por cima fica dentre zilhões de malandros gritando no ouvido dele. Mesmo assim a capoeira ainda se torna um grande estilo de luta praticado por experts em ficar fazendo macumba manobras de atleta para poder se achar o tal ficar fodão.

Alguns Golpes

Treino amador de capoeiristas com sonhos de acharem que são serem capoeiristas profissionais.

Aqui está listado alguns dos golpes mais conhecidos da Capoeira. Praticamente os golpes da Capoeira não são tão dificeis assim de aprender, já que 99% dos golpes de capoeira são baseados em fazer macumba malabarismos e depois dar chutes e pontapés no inimigo.

Exemplo de um movimento já desgastado da Capoeira.
  • Beija-flor: Chute cujo objetivo é atingir o peito do pé no peito do português chamado Pedro que tem a ponta do peito do pé preto;
  • Martelo: Chute que é usado para pregar o prego;
  • Ponteiro: Um dos golpes mais poderosos da capoeira, cujo objetivo é atingir a prostata do oponente com a ponta do pé, fazendo-o ficar brocha;
  • Meia Lua: Golpe cujo objetivo era usa-lo com o botão de soco fraco para soltar um hadouken;
Meia Lua
  • Rabo-de-arraia: Golpe que a perna passa por traz abrindo as pernas para abrir o cú e peidar girar com mais força e acertar no oponente e faze-lo sentir aquele cheiro e sair da roda se amostrar.

Uso Atual

  • Método de defesa de pobre;
  • Assustar a Regina Duarte;
  • Pregar pregos;
  • Soltar Hadouken;
  • Exibição para gringos;
  • Matar mafagafos;
  • Atividade de pobre desocupado;
  • Método de inclusão social;
  • Aprender pra pagar de Pitboy por aí;


Ver também