Cataguases

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
60px-Bouncywikilogo.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Cataguases.
Painel rabiscado por Portinari num guardanapo.
Colégio Cataguases, suposta consepção arquitetônica de Oscar Niemeyer e jardins de Burle Marx.
Estação Cataguazes
Trajes típicos de Cataguases e seu instrumento para chegar em casa.
Diazepan. Essa coisa é vendida como balinha nas banquinhas.

Cataguases (em internetês: ktá) é mais uma das cariocas cidades mineiras da Zona da Mata. A cidade tem quase 70.000 habitantes, e é conhecida pela exportação de estudantes para Jigifora.

Tabela de conteúdo

[editar] Língua

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Carioquês do brejo.

Assim como os moradores de outras cidades da Zona da Mata, os cataguaseneses (alguns preferem ser chamados cataguarinos, mas a maioria prefere ser chamado jigiforano) falam o carioquês do brejo, língua que está para o carioquês e o mineirês assim como o portuñol está para o português e o espanhol.

É uma mistura do sotaque do carioca com o dialeto do mineiro.

[editar] Cultura

Cataguases orgulha-se de ser o berço do cinema nacional. Humberto Mauro (o Humberto, da Turma da Mônica) é de lá, e foi lá que ele rodou os seus primeiros filmes, em cinema mudo.

Além de Humberto, várias sub-celebridades que se dizem jigiforanas são na verdade de "ktá", como os Gêmeos do H, lembra deles? Nem eu!

Ao mesmo tempo que odeia os traidores do movimento cataguasense (véio!), o povo de Cataguases orgulha-se de seus "ilustres extrangeiros", como Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Burle Marx. Estavam de férias e resolveram viajar para pescar. Acabaram escolhendo o Rio Pomba, onde pescaram meia dúzia de peixes tresolhudos (com os cumprimentos da Indústrias Químicas Cataguases).

Fulos, ambos foram até um boteco na Av. Astolfo Dutra, point dos playboys da cidade (os que ainda não foram estudar em JF), encher a cara num dos botecos locais. Bêbados, teriam rabiscado coisas num guardanapo. Tais rabiscos foram posteriormente utilizados para a contrução do Colégio Cataguases e outros edifícios, ou painéis como As Fiandeiras, que acabaram atribuídos aos três.

Vale salientar que a cidade possui um cidadão filho da puta ilustre. É o Zezé Linguiça, conhecido também como Gastão Zeca Diabo pela sua pão-durice e beleza.

Visite o Bairro Leonardo (Rocinha de Cataguases), bairro-irmão, do São Vicente (guela-seca), o Bairro Leonardo, foi o primeiro lugar onde os mauricinhos franceses, o Barão Bartolemeu Siqueira Bueno, deserbarcou com seu caiaque, onde encontro um monte de indiozinhos pelados, fundando o famoso Chalé da Vila Leonardo, demolindo em 1989, para virar um posto de venda de droga, alias de saúde. No bairro ainda possui o Beco Fruta Pão, com um pé de fruta pão, que nunca da fruta na entrada, la fica o localizado CBFP (comando do Beco Fruta Pão), O bairro possui a Rua 10, rua 10 em pessoas feias.

[editar] Diversão

Cataguases é uma cidade cheia de opções de lazer e entretenimento. Apesar de ser uma cidade minúscula, tem um cinema (ainda bem, afinal e o berço do cinema nacional, e blá, blá, blá...) que passa filmes que saíram de cartaz das capitais um ano antes. A cidade conta ainda com mais de oito mil referências a Humberto Mauro em museus, escolas, praças, avenidas, monumentos, banquinhas de jornais, botecos e afins levando seu nome ou expondo imagens de seu trabalho.

Uma vez por ano, no dia da padroeira da cidade, Santa Rita, a cidade para com direito a quermece e passeio de trenzinho pelas ruas do centro da cidade. Para os GLBTs, a diversão é ficar na praça da Estação Cataguazes (com Z mesmo, quem construiu era analfabeto) ligando para os orelhões do outro lado da rua e cantando o otário que atender. Funciona muito!

Para os playboys da cidade, que costumam estudar em JF mas que de vez em quando são obrigados por aquela avó chata, ou aquele tio engraçadão a por os pés na cidade, a diversão é encher a cara nos botecos da Av. Astolfo Dutra e destruir os carrrões (normalmente Kombis) nas curvas da avenida, ou jogá-los no Rio Pomba.

Para a sua família, Cataguases ainda possui sua lindisssima praia, a Prainha, no bairro Ana Carrara, muito frequentada nos meses de verão, onde o povo leva seu frango assado com farofa, para uma divertida tarde em familia. Pegue um ônibus pro Ana Carrara, desca no ponto final, e ande mais só 30minutos de caminhada, chega lá!

[editar] Educação

A educação em "ktá" é muito boa, na base da opressão por meio de madres-de-dío do Colégio Imaculada Carmo. Nas escolas estaduais, todas são maravilhosas; o Colégio Cataguases, onde se pode pegar uma erva estudo muito bom, com vários professores renomados nacionalmente. Se não for pra nem um nem outro, vai pra qualquer outra escola, que vai ficar tudo na merma merda.

Cataguases, possui o Colégio Coronel Vieira, entra burro e sai caveira, onde todos afirmam ter visto a loira do banheiro. O Polivalente, entra burro e sai doente! A FIC, faculdade de alunos que não são exportados para JizdeFora.

[editar] Saúde

Por conta da instalação de uma grande indústria química na cidade e que emprega 5% da população (os outros 25% trabalham na Tecelagem Cataguases, 20% na Força e Luz e 50% estão desempregados, fumando droga ou pedindo esmola, alegando que tem fí pra sustentá), a saúde do povo cataguasense é um primor.

Remédios de tarja preta são vendidos a rodo pela cidade, e os farmacêuticos chegam a estranhar quem pede uma aspirina. Cquote1.png Não vai levar um Diazepanzinho? Tá na promoção! Cquote2.png — costumam dizer.

Os recém-nascidos já recebem sua dose nas mamadeiras, e não é raro encontrar na casa do vizinho alguém usando uma camisa de força, que aliás é o forte da moda primavera-verão deste ano, com modelos estampados, com decotes ousados para as mulheres e baby look para os homens.[1]

[editar] Esportes

Na cidade se encontram dois dos mais fodas belos times de futebol do país: Flamenguinho e Operário. No clássico municipal, 37 pessoas prestigiam o futebol da cidade, sendo 12 pagantes. O estádio do glorioso Flamenguinho se encontra em maravilhosas condições, com campo gramado, vestiários de primeira categoria e arquibancada com capacidade pra cerca de 32 loucos. Já o estádio do Operário se encontra em melhores condições, com campo gramado (só na parte do coitado do goleiro que tá terra batida), vestiários recém-reformados e capacidade pra cerca de 48 pagantes. Na promessa de ser construído o Estádio Municipal, o futebol de Cataguases se sustenta em recordações. Aquelas de 2008, quando os ""estádios"" foram devastados pela tromba-d'água que caiu na cidade.

Para os que preferem o futebol de quadra, temos o renomado Clube do Remo, onde quem quer mesmo praticar Remo, é só pular no Rí Pomba que tá ali do lado mesmo, e que com qualquer chuvinha invade a quadra do clube e deixa infeliz os viciado que acorda as 6h da manhã de domingo só pra ir lá bater uma peladinha. Esse clube possui uma quadra coberta com telhas fortes de amianto, tendo em vista que quando chove e tá tendo o jogo ninguém presta atenção por causa da barulhada da chuva nas telhas. Vice-campeão da sede na Copa TV Panomarama de Futsal pra Piacatuba, o clube do Remo é o que mais promove na cidade, visto no seu slogan.

[editar] Clima

Cataguases possui um clima ameno que experimenta constância ao longo do ano. Divide-se, em geral, a classificação climática cataguasense em duas diferentes: entre outubro e abril (período também conhecido entre os habitantes como "estação de enchente"), clima equatorial de floresta, com temperaturas máximas altas, não raro chegando a 50°C, caindo para 30°C à noite, e precipitação média de 600 mm mensais, ocorrendo pelo menos 5 enchentes a cada ano nesse período; entre maio e setembro, clima de deserto similar ao Vale da Morte, nos Estados Unidos, com máximas que podem passar dos 45°C e mínimas que vão até -5°C, sem uma mísera gota de chuva e com um sol que deixa queimaduras de 3º grau na pele dos habitantes, mas mantém a temperatura da água em piscinas em torno dos -15°C.

Predefinição:Weather box

[editar] Concluindo

Se for fazer uma viagem, não venha a Cataguases, seu carro irá quebrar antes de chegar na cidade, com o maravilhoso estado do asfalto que se encontra na entrada da cidade na Vila Minalda, que também enche quando chove. Se for louco ou tiver parente aqui, Cataguases te recebe de braços abertos, com seu povo feliz e trabalhador.

O Homem mais bonito de Cataguases, eleito em 2011.


[editar] Ver também

Referências

  1. Antes de achar que é exagero, o autor deste artigo já teve o prazer de visitar uma casa em que um rapazinho usava uma camisa de força. Para desespero do autor, o garoto conseguiu desatar a camisa e veio pra cima dele.
v d e h
AS FANTÁSTICAS MINAS GERAIS DO PÃO DE QUEIJO
Bandeiraminas.JPG

  • Notas:
  1. Possui status de território autônomo de Minas Gerais
  2. Doada por José Serra em 2007
  3. Juiz de Fora foi cedida ao Estado do Rio de Janeiro por Aécio Never em 2003 em troca de Cabo Frio. Vide Guerra Mineiro-Fluminense
  4. Governador Valadares foi vendida aos Estados Unidos por Aécio Never e Lula em 2005 em um acordo com George W. Bush para acabar com a imigração ilegal, passando a ser um território colonial americano com o nome de "American Outland District of Walladars Governator"
  5. A existência de alguns municípios não foi confirmada cientificamente
  6. Províncias conhecidas como TREM - Territórios Remotos do Estado de Minas
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas