Catequese

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Loituma.gif Este artigo é sobre algo ou alguém que enche o saco e inferniza os outros por diversão. Se você vandalizar, ele será seu tormento pro resto da vida!


Cquote1.png Irmãos e amigos... ouçamos a Palavra de Deus na voz de Fofão. Cquote2.png
Padre Marcelo Rossi sobre catequese.

Cquote1.png ♪♪♪ Quem não gosta de Satanás? Satanás? Satanás? Quem não gosta de Satanás? É Jesuuusss!! ♪♪♪ Cquote2.png
Um padre qualquer sobre catequese.
Cquote1.png Antes de incutir a palavra do Senhor na pessoa é preciso primeiro tirar o encosto dela primeiro. Cquote2.png
Silas Malafaia sobre catequese.
Cquote1.png Nunca aprendi o que era isso em todo o meu ministério. Cquote2.png
Reverendo Lovejoy sobre catequese.
Cquote1.png Vai catequizar homem branco! Mim adorar Tupã. Cquote2.png
Índio sobre catequese.
Cquote1.png Não está funcionando... é melhor divulgar nossos dogmas no Facebook. Cquote2.png
Papa Francisco sobre efetividade de doutrinação da catequese.
Cquote1.png No meu tempo nós fazíamos uma oração antes de cada aula. Cquote2.png
Sua avó sobre catequese.

Cquote1.png Vamos começar a Missa entoando o Pai Nosso em ritmo de Bossa Nova. Cquote2.png

Catequese é um dos métodos de catecismo usado para doutrinar as pessoas para alguma coisa que as engane, geralmente é a religião católica. O Papa Pio 120 instaurou um Edital para todos os cardeais e bispos do mundo instruíssem o baixo clero para ensinar os dogmas católicos por meio oral, diferente dos supositórios, e o método se mostrou bem eficaz na época, diferente de agora.

História[editar]

Entre a cruz e a espada a catequese entra no meio.

Em um dia tedioso onde não havia ninguém para excomungar tampouco bruxas para queimar, o Papa Pio 120 se reuniu com sua corja os cardeais e lhes perguntou acerca do que poderia ser feito para que a Igreja tivesse boa-fama novamente. Um cardeal então falou:

Cquote1.png Eu vi no programa da Fátima eu vi que as pessoas precisam ser ensinadas no boca-a-boca sobre as coisas que elas acreditam cegamente. Se criássemos um método de doutrinação oral poderíamos dominar o resto do mundo! Cquote2.png
Cardeal do Papa.

O Papa decidiu por essa ideia na fase de testes. O cardeal pegou um maluco que passava pelo Vaticano e o ensinou todas as baboseiras que ele aprendeu durante toda sua carreira religiosa. O cardeal era tão chato que o cara acabou pegando no sono e ficou estirrado na calçada. Depois dessa experiência inicial o novo método de doutrinação conhecido como "catequese" foi se modificando para parecer uma coisa legal para quem o ouvia. Também foram criados livros de catecismo para os mais ignorantes poderem entender o assunto.

O método[editar]

Um lindo livro de contos de fadas cristãos.

Existem diversos meios de se "catequizar" as pessoas, principalmente se elas forem índigenas. A primeira regra da catequese é "se a pessoa não quiser ouvir sobre a moral cristã ensine-a mesmo assim". A outra bem semelhante a essa é "índio bom é índio católico". Durante a colonização da América Latina os jesuítas foram responsáveis por catequizar os povos nativos na ideologia do Papa, com analogias de florestas dançantes e danças mirabolantes. Em tempos recentes a catequese tem se direcionado mais para o público infantil, menos crianças que agem como adultos, com letras adaptadas da Galinha Pintadinha para falar sobre os Sermões de Cristo e dos santos católicos.

Atualmente[editar]

Pobres crianças... mal sabem que Deus está de férias e não ouve as suas orações.

A falência da Igreja Católica em prover o alimento espiritual para seu rebanho fez com que o clero desistisse de catequizar o povo, deixando-os mais confusos do que cego sem o cão-guia. Sinceramente falando, a catequese hoje é um método obsoleto, ultrapassado, antiquado, dos tempos do Arco da Velha e qualquer outra palavra que lembre velhice; sendo inútil ensinar moral cristã para a juventude atual pois todo mundo só quer saber de balada, mulher e cerveja!


Matérias da sua escolinha

Escolinha do Professor Raimundo!
Matérias comuns: ABC - Artes - Biologia - Educação Sexual - English - Física - Geografia - História - Português
Matemática - Literatura - Redação - Religião - Química

Matérias menos comuns: Atualidades - Cultura pela paz - Educação Física - Español - Ética - Filosofia - Français
Geometria - Informática - Música - Sociologia

Matérias extintas: Catequese - EBD - Estudos Sociais - Moral e Cívica - OSPB - Puericultura - Retórica - Roubar