Caverna de Altamira

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


A Caverna de Altamira é uma daquelas cavernas pré históricas cheia de desenhos toscos rupestres feitos por criaturas metade humana, metade macaco e a outra metade indefinida. Os rabiscos desenhos retratam praticamente bonecos palito e diversas criaturas. Os especialistas não conseguiram definir que criaturas são essas, mas é provável que elas sejam apenas uns bois, mafagafos ou outros bichos conhecidos.

Características[editar]

Você está conseguindo enxergar algo? Eu não estou.

É que nessa época os hominídeos ainda não dominavam a coordenação motora das mãos, consequentemente os desenhos saiam piores que os rabiscos feitos por você durante o ensino infantil. A tosqueira dos desenhos é tanta que a UNESCO os tombou como patrimônio mundial apenas para zoar com eles e demonstrar o quão toscos eles são; assim como eles fizeram com outras "galerias de arte" encontradas.

A caverna é formada por inúmeras passagens secretas, abismos profundos e outros perigos. Os arqueólogos enfrentaram todos esses perigos apenas para estudar uns desenhos possivelmente feitos no paint. O túnel era ocupado desde o período Quartenário por animais em forma de palito, como mostra os rabiscos rupestres. A caverna fica estrategicamente posicionada num local onde ocorre um fenômeno chamado "chuva de carne", que consiste em milhares de bifes caindo no céu.

Assim, os habitantes da região podem simplesmente esperar a comida cair e pronto, sem esforço eles conseguem o alimento necessário para a sobrevivência. Os desenhos foram feitos em um computador primitivo, usando um programa semelhante ao Paint, só que mais tosco. As figuras são compostas por barro porque os computadores antigos usavam barro para funcionar e fazer os desenhos.

Essas figuras foram tão importantes que elas simbolizam um período da arte humana, caracterizada pelo brilhantismo dos rabiscos e da genial tosqueira das figuras. A caverna foi descoberta por arqueólogos que procuravam coisas antigas no meio do nada. Desde a descoberta dos desenhos, a Espanha ficou maravilhada com essas figuras (não sei o que eles viram de maravilhoso nisso), sendo que os desenhos são copiados e admirados por milhares de espanhóis. Dizem que até a bandeira do país foi inspirada num mamute da caverna.