Cavernas de Mogao

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Jackie chan.jpg Pastel de flango, né?

Este altigo foi fablicado na China e pode queblar a qualquer momento. O autor plovavelmente luta Kung Fu e tem uma pastelalia. Não estlague este altigo, pois Jackie Chan está de olho.


Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


As Cavernas de Mogao (não confunda com Cavernas dos Mongóis), nas proximidades da cidade chinesa de NuTeu-Kú, são algumas milhares de covas e túneis que receberam esse nome pois era o local de estoque de grande parte do ópio na Rota da Seda e logo ficou conhecido como as "Cavernas Mogado" ("Morgado") que na transliteração, ficou "Mogao".

História[editar]

Panorama aéreo das Cavernas de Mogao.

A construção das Cavernas de Mogao foi feita numa época em que o ambiente exterior era hostil e mamutes e tigres andavam abundantemente soltos e a espreita. Com a construção dessas cavernas, não só era possível estocar toda muamba que passava por ali, como também agora havia um ótimo lugar para meditação e ócio (o passatempo chinês predileto).

A medida que as cavernas íam sendo construídas com colheres e pás, a cada novo metro de escavações íam sendo construídas estátuas de Buda para celebrar o milagre do não desmoronamento da caverna.

Depois da invenção da bicicleta, as Cavernas de Mogao ficaram no esquecimento absoluto, e hoje não passa de um sítio arqueológico muito degradado, há registros de brasileiros que pilharam, assaltaram e furtaram diversos afrescos das Cavernas de Mogao.

As Cavernas[editar]

Conhecido como "Formigueiro de Pessoas", mais precisamente "budistas" (como se sabe, os adeptos dessa religião são envoltos misteriosos gostos, entre eles o hábito de se enclausurar em cavernas escuras por anos sem se alimentar ou fazer sexo).

As paredes dessa caverna são um completo tutorial de macumbas e mau-olhados. Inúmeros sutras demoníacos e ensinamentos ocultistas adornam as paredes das Cavernas de Mogao.

Curiosidades[editar]

  • As Cavernas de Mogao são consideradas a primeira Desciclopédia do mundo, uma vez que desenhar seus conhecimentos em suas paredes era de livre acesso e qualquer idiota podia ir lá e desenhar, assim como em qualquer moderno site de Internet que use a ferramenta wiki.