Characiformes

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Characiformes
Repare no olhar melancólico destes Characiformes, condenados a viver presos num aquário desde que nascem
Repare no olhar melancólico destes Characiformes, condenados a viver presos num aquário desde que nascem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Acordados
Superclasse: Aquáticos
Classe: Peixes com espinha
Ordem: Peixes com cara de peixe

Characiformes são uma ordem de peixes com cara de peixe morto, porém vivos, habitantes de água doce da América do Sul e África, seu nome vem do latim e significa literalmente "forma de charada", e são chamados assim porque tem todos cara de peixe, e os peixes coitados são muito inexpressivos, tímidos, ignorantes e portanto é difícil classificá-los, parecem tudo igual e dividi-los apenas por cor parece tentador. Todavia a Sociedade Americana de Ictiólogos e Herpetólogos da Família e Bons Costumes decidiu começar um trabalho hercúleo de classificar estes peixes mesmo assim e isso resultou na fenomenal descoberta de que peixes são peixes, as vezes com uma barbatana a mais, uma cor diferente, mas que se bem cuidados podemos comer.

Anatomia[editar]

Um characiforme denominado Pacu esbanjando beleza e dentes bem escovados.

Os peixes characiformes são peixes com formato de peixe e nadadeira de peixe, são notoriamente frágeis e portanto não recomendáveis para serem usados como arma ou objeto contundente para gerar agressão, eles servem apenas para comer mesmo (ou ser comido, no caso das piranhas). São escamados e quando mortos fedem bastante, suas barbatanas são gordurosas e são coloridos pois gostam de chamar atenção de predadores, afinal eles existem para servir de alimento para carnívoros, os characiformes não precisam se alimentar eles fazem fotossíntese com o plâncton fluvial que ingerem junto com a água que respiram pelas brânquias de 5 fendas.

São muito diversificados em tamanho, existindo por exemplo o Peixe-tigre-golias que vive nos rios do Congo e come bisões, mas também existe o peixinho-transparente-que-parece-brinquedo que possui apenas 1,5 milímetros e vive em latrinas abandonadas.

A diversidade também é psicológica já que a ordem engloba tanto os lambaris que são pacatos e nãos e importam ems erem pescados para servirem de alimento a humanos, mas também as hujetas que odeiam crustáceos e tentam exterminar todo crustáceo que encontram pela frente com ódio.

A promiscuidade dos peixes characiformes também é diversa, pois temos desde as piranhas que comem qualquer orifício aos pacus que só querem saber de anal.

Habitat[editar]

O habitat destes peixes são os rios, córregos, aquários e quitandas já que a principal característica dos peixes characiformes é sua incapacidade de viver no mar, pois odeiam sal, dizem que retém líquidos e causa problemas de hipertensão arterial e por isso abominam Coca Cola Zero ou qualquer outro produto falso dietético que substitua açúcar por sal, estes peixes todavia preferem água doce.

Famílias[editar]