Chespirito

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Nota: Esta página é sobre o programa. Se procura pelo ator, consulte Roberto Gómez Bolaños.


Speedy González.jpg ¡Canta y no llores!

Esta es más una de las porquerías que viénen del México, como la Televisa, El Chavo del Ocho, Thalía y Moderatto. Lo autor está en una cantina en Chihuahua comiendo tacos con jalapeño y guacamole.

Cquote1.png Você quis dizer: Espírito do Che Cquote2.png
Google sobre Chespirito


Chespirito, mais conhecido como Chaves, Chapolin Colorado ou Menino do Barril é o criador da mais famosa série do Brasil chamada "Chaves". Tudo começou quando ele estava no teatro e conheceu Ramón Valdez num simples teatro mexicano da vila de Tangamandápio. Os dois conheceram Carlos Villagrán em uma festinha da dona Florinda Meza, empregada doméstica e cozinheira de uma espelunca um restaurante de Acapulco. Entraram e lancharam um sanduíche de presunto com café Kopi Luwak e moscas. Entrou lá o irmão de Chespirito: Horácio Gómez Bolaños, um estudante. Chespirito dizia ser sobrinho do ex-presidente Gustavo Díaz Ordaz Bolaños. Chespirito queria abrir uma equipe de futebol, ou uma engenharia.

Chespirito e sua fantasia de herói do canal 8

Apelido[editar]

"Chespirito" é a forma diminutiva e castelhanizada do vocábulo inglês Shakespeare (Chekspir). Tal apelido foi dado a ele pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que considerava Roberto Gómez Bolaños, que mede 1,60m, um pequeno William Shakespeare, capaz de escrever histórias tão prolíficas e versáteis quanto o autor inglês.

Carreira[editar]

Começou tudo em 1968, quando Chespirito trabalhava num hospital junto com o senhor Mário Chapatón. Então decidiu chamá-lo de Dr. Chapatin na TV. Comeu tacos ao lado de seus compadres conhecidos em uma mesa quadrada na televisão.

O Velho e quase bom Dr. Chapatin

Em 1970, ao assistir um amigo louco com seu amigo alto Lucas, criou o famoso Pancada Bonaparte. Decidiu então se vestir de modo muito maluco caipira.

Pancada e Lucas em um dia de jogar dominó com Anônimo

No mesmo ano viu uma abelha dos Estados Unidos da América chamado Pedro Chespirito, um cheirador do canal Ocho. Lembrou se seu irmão Horácio que bancava o carteiro Raul Padilla, mais conhecido como Chato, por ficar falando de Tangamandápio e deu uma marretinha para Roberto. Assim surgiu a famosa Marreta Biônica, perto de sua casa em uma simples e humilde vila. Com o proprietário Zenon Edgar Vivar Barriga y Pesado.

Sim, como já disse, Chespirito era engenheiro, ou não
.

Ele comprou essa velha e humilde vila como um local de gravações e colocou o nome Chaves, já que nenhuma casa tinha chaves. Virou um sucesso multi-línguas, até que em 1982 Quico foi para a Vovozuela gravar um programa Kiko Botones. Seu último episódio foi justo em Acapulco, pois ele não iria perder um paraíso desses. Ramón Madruga foi, voltou e se foi em 1988. O carteiro se foi em 1995, uma velha senhora espanhola chamada Dona Clotilde, ou bruxa, morreu em 1994. Seu irmão morreu em 1999.