Chiapas

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Você quis dizer: Chapas? Cquote2.png
Google sobre Chiapas
Cquote1.png Você quis dizer: Tapas? Cquote2.png
Google sobre Chiapas

Chiapas é a atual última fronteira dos Estados Unidos do México, sendo que depois da cerca, já é a Guatemala. Chiapas é um dos estados mais desenvolvidos do México, depois que receberam infra-estrutura e rios de dinheiro para executar os planos de conquistação da América Central e servir para o México o que o Texas serve aos Estados Unidos em relação à imigração.

O turismo arqueológico é a grande atração do estado e suas antigas cidades maias. Os turistas, encantados com essa terra, não conseguem deixar de levar para casa um pedaço de Chiapas, (que variam entre pedaços de pirâmides, joias maias e animais contrabandeados ameaçados de extinção). Outros turistas, fazem o favor de deixar algo no estado (como garrafas vazias de refrigerante, fraldas sujas, lixo não-biodegradável e restos de fogueiras).

Atualmente a cidade é regida pelo Subcomandante Marcos, o Capitão Nascimento mexicano que é o único capaz de manter (alguma) ordem nesse canto.

História[editar]

Mmm, não sei que disse aí.
Subcomandante Marcos, líder de Chiapas, é agora o herói dos meninos tuxtlecos *-* .

O actual estado de Chiapas foi habitada desde tempos imemoriais compreendendo diferentes grupos étnicos, como os Olmec (norte), Zoque, Tzotzil, Tzetzal e Lacandones (Selva). Foram-se extinguindo com a chegada da modernidad.

O Império Maia, que até hoje governa unilateralmente Chiapas, acabou oficialmente após um jogo de futebol entre o time local CF Palenque contra os Bonampak Regatas Asteca EC. O resultado do amistoso terminou com uma guerra aonde os astecas dizimaram os maias até a última criança.

Chiapas foi o último território asteca a ser conquistado pela Nova Espanha, e foi quando o Rei Espanhol mandou a famosa carta para o Rei Asteca Hugox Chavex III com o famoso dizer: ¿¿¿POR QUÉ NO TE CALLAS??? All your base are belong to us!.

Nos tempos modernos, como o tráfico de drogas é o que rege as economias mundiais, Subcomandante Marcos da Narcóticos é quem tem o total controle da cidade, extorquindo os traficantes colombianos que usam Chiapas como entreposto de toda a cocaína que parte rumo à fronteira. Marcos é meio que um herói de Chiapas, uma espécie de mistura de Che Guevara com Capitão Nascimento que sabe técnicas ninjas e é dono de um time de futebol.

População[editar]

Com uma das maiores populações do México cheio de imigrantes das repúblicas vizinhas de Guatemala, Honduras y El Salvador; Chiapas possui um grave problema com os transportes. Assim, o estado mexicano, para melhorar os transportes no estado, construiu um aeroporto; mas ele não estava muito bom, então construíram outro aeroporto, que não teve muito êxito, então construíram outro aeroporto, que também tinha problemas, e ficou decidido a construção de um novo aeroporto até 2010 até acertarem, pra aí sim começar a reformarem os existentes.

Geografia[editar]

Mmm, não falo espanhol o.O .

Chiapas possui uma incrível diversidade de fauna e flora natural de empresários, fazendeiros, sem-terras, estrangeiros perdidos, jornalistas, soldados, burocratas e políticos, fazendo da região uma pérola da natureza.

O grande número de rios em Chipas também é destaque, abrigando milhares de usinas hidrelétricas que fazem sobrar energia em Chiapas, que falta na Cidade do México.