Classe (biologia)

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Classe é a maneira pela qual os biólogos encontraram um jeito de dividir os filos, mesmo que de maneira despótica, serve para nada além de complicar a vida de qualquer pessoa comum que deseje entender de biologia e animais fofos, que são classificados em mesmas classes de animais peçonhentos e feios.

Nomenclatura[editar]

Um grupo de animais em uma mesma classe.

Basicamente é convenção de que todas classes de animais tenha nomes terminados em idae, como o hominidae. Enquanto as classes de fungos devem terminar em mycetes cujo formato dos bulbos lembram os lábios de nucetas.

História[editar]

Joseph Pitton de Tournefort foi o primeiro biólogo que teve a ideia de criar as classes, muito amigo de Noé, ele acreditava que deveria classificar os animais para que não esquecessem nenhum. Infelizmente ele esbarrou no tinteiro, manchou seus documentos e classificou por engano os mamutes na classe dos Actinopterygii (peixes de nadadeiras ímpares) que não foram resgatados pela arca e morreram no dilúvio.

No século XVIII graças a Carolus Linnaeus a classe foi usada para classificar todos animais do mundo, e foi por muito tempo a mais elevada com a ajuda da Wikipédia e videobloggers ateus que não param de fazer vídeos de taxonomia no Youtube como se fosse o seu Deus.

Usos[editar]

Como tudo na biologia, que é arbitrário, nem os biólogos sabem direito o que exatamente é uma classe, mas apenas um grupo de animais que possuem características similares entre si, e pode ser na verdade algo extremamente genérico, como a super-classe dos tetrápodes que compreendem qualquer animal terrestre do mundo com quatro patas (os quadrúpedes). Os cientistas criaram essa super-classe para distinguir humanos normais de seres como Daniela Albuquerque, Carla Perez, Olavo de Carvalho ou Luciana Gimenez

As classes tradicionais, porém, seriam por exemplo os mamíferos que são animais que possuem seios e os sauropsidas que são aves sem penas de sangue frio e escamas (ensinados na escola erroneamente como sendo répteis).

Outra complicação nas classe surge quando falamos nas aves, que são uma sub-classe e ao mesmo tempo infra-classe de sauropsidas alados, achou complicado? Que tal umaparvo-classe como os Neornithes que são aves parasitas gordas e fedidas, como os pombos.