Clichês dos Games de Luta

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa


Virtualgame.jpg Clichês dos Games de Luta se trata de um jogo virtual (game)
Enquanto isso, o Lobei dá choque em algum lutador.


Lindomar Turbo.jpg
Sonic VS. Mario.JPG
BANGUE-BANGUE, PORRADA E SANGUE!

Este artigo fala sobre alguma coisa relacionada a brigas. Portanto, se você é homem o suficiente para encarar, vá em frente. Mas não se esqueça de levar gelo!


No Wikipedia.png
QUEBROU A CARA! Os espertalhões da Wikipédia NÃO têm um artigo sobre: Clichês dos Games de Luta.

Para chegar nesta página mais facilmente, basta digitar "CGL" na pesquisa.


Cquote1.pngVocê quis dizer: Sequência de plágiosCquote2.png
Google sobre Clichês dos Games de Luta
Cquote1.png Persona3 Minato Evoker.png Cquote2.png
Minato Arisato sobre Clichês dos Games de Luta
Cquote1.png Clichês dos Games de Luta são clichês existentes em games de luta. Cquote2.png
Capitão Óbvio sobre Clichês dos Games de Luta

Clichês dos Games de Luta, como o próprio título sugere, são as coisas repetidas e já batidas existentes em vários games de luta, atuais ou não, que se repetem, desde clássicos como Street Fighter até jogos mais recentes, como Tekken.

Sabe aquela sensação de "já vi isso em algum lugar" que você tem ao jogar aquele seu joguinho de luta favorito: não, não é Déjà vu; você realmente viu aquilo antes. Plágios ou simplesmente coincidencias, jogos de luta não são lá tão criativos assim, já que sempre tem aquele personagem que parece com outro, até mesmo nos golpes, ou aquele cenário que todo mundo já está cansado de ver uns trocentos quase iguais.

É claro que nem tudo é cópia nos games de luta, mas falar das originalidades destes não teria a menor graça, a não ser ao falarmos de personagens extremamente bizarros e nada a ver, mas isso geraria uma discussão tão grande quanto a habilidade de AAA nos games. Além disso, não perderíamos a chance de dizer que The King of Fighters é plágio de jeito nenhum.


Desciclopedia-CGL-Logo.PNG

Tabela de conteúdo

[editar] Considerações Iniciais

Este artigo, como já mencionado anteriormente, visa demonstrar algumas verdades do mundo dos games relacionadas aos plágios, repetições e similares ocorridos em games de luta. Para isto, será demonstrado em cada um dos tópicos um determinado assunto e, consequentemente, sua ocorrência em determinados games. Não serão, salvo alguma eventual exceção, objeto desta discussão os games baseados em Anime e/ou Mangá, já que os clichês destes deveriam ser discutidos em seus próprios artigos, pois a história e personagens, entre outros, são clichês referentes aos animes em si, e não aos jogos, que são apenas mera consequência destes.

[editar] Personagens Clichê

[editar] Lutador de Tae Kwon Do Coreano feito para noobs

São lutadores de Tae Kwon Do que normalmente usam roupa branca e geralmente só se precisa apertar um botão para jogam com eles, como o Hwoarang do Tekken, com o qual é só ficar apertando um botão para fazer combos; ou o Kim Kaphwan, com o qual é só pular e apertar baixo + chute para fazer seu golpe especial; sendo, portanto, esse tipo de personagem ideal para noobs que sequer conseguem fazer um hadouken ou um combo de 5 hits.

[editar] Lutador Ninja fodão

Existem inúmeros desses em jogos de luta, sendo os mais famosos Guy, de Street Fighter; Raven e Yoshimitsu, de Tekken; Ryu Hayabusa, de Dead or Alive; Kage-maru, de Virtua Fighter; e Scorpion, de Mortal Kombat(há outros ninjas em MK, mas esse é o único que é ninja na história e usa técnicas características de ninja). Caracterizam-se por serem super-rápidos e apelões, além de serem difíceis de usar, sendo recomendados aos profissionais.

[editar] Lutador que veio de um jogo de ação

São personagens que foram criados originalmente para um jogo de ação, porém, para arrancar mais dinheiro do público, foram colocados em games de luta feitos pelos mesmos produtores, sendo os exemplos mais notáveis Cody, de Final Fight para Street Fighter, e Ryu Hayabusa, de Ninja Gaiden para Dead or Alive. Fato curioso foi que o contrário também aconteceu, no caso de Sub-Zero e Nina Williams, que tornaram-se protagonistas dos games de ação Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero e Death By Degrees respectivamente..

[editar] Garota que usa uniforme escolar

Garotas que lutam usando seus uniformes escolares, geralmente ridículos e usando uma saia tão pequena que parece mais um cinto do que uma saia. Existem inúmeros exemplos, como Sakura Kasugano, Ling Xiaoyu, Kasumi e Ayane.

[editar] Lutador chinês que pula e dá gritinhos

São lutadores chineses que, em seu estilo de luta, ficam pualndo e dando gritinhos agudos como "Iiiiiaaaaa", "WhhhhhhhhhhhhÁAaatchhháaaaaa" e "Julululululululululu!", achando que são o Jackie Chan ou o Jet Li, e geralmente sofrem do complexo de "I'm too sexy for my shirt". Além disso, costumam ser fracassados sem a menor importância na história, com exceção do Liu Kang, que é o campeão do Mortal Kombat, e do Fei-Long, que é de Hong Kong, e não da China.

[editar] Ninjinha quase pelada

Começou a palhaçada, para não dizer outra coisa. Se tem uma coisa que está ficando cada vez mais comum em jogo de luta é ninja seminua. Calcula-se que isso tenha começado com a Mai Shiranui, mas o que realmente se sabe é que agora quase todo game de luta tem isso, com exeção do Tekken, que só possui caras suados sem camisa. Dead or Alive possui duas: Kasumi e Ayane; e Mortal Kombat possui várias, já que lá tem ninja de tudo quanto é jeito e cor, sendo que as mulheres estão quase sem roupa. Vamos para as imagens, que são o que realmente importa aqui.

[editar] Lutador que vira um demônio ou algo parecido

São lutadores que, por possuirem algo estranho, como uma maldição, um gene demoníaco ou simplesmente frescura, viram algum tipo de demônio ou coisa do tipo, podendo crescer chifres, mudar a cor da pele ou qualquer outra transformação bizarra. Geralmente estão entre os personagens principais, pois, por mais bizarra que fosse a transformação, ninguém iria prestar atenção num figurante. Os mais famosos são Devil Jin (Tekken), Evil Ryu (Street Fighter) e Orochi Iori Yagami (The King of Fighters).

[editar] Cenários Clichê

[editar] Algum lugar no meio da neve

Tipo de cenário muito comum, sendo geralmente cenários em que não há nada no fundo a não ser neve e gelo, onde, incrívelmente, os personagens não sentem frio. O exemplo mais recente desse tipo é o cenário Polar Paradise, de Tekken 5, em que há, além do gelo, pinguins passeando no meio da luta.

[editar] Matagal no meio do nada

Cenário sem muita inspiração, sendo em geral no meio do nada, com grama alta ou algum tipo de planta e, às vezes, uma lua cheia, podendo ter ou não um castelo no fundo ou algo parecido. Tudo isso pra dar aquele efeito de drama épico pra alguma luta decisiva.

[editar] Telhado sem graça ao Pôr-do-Sol

Aqui a luta ocorre em um telhado de um prédio fudido durante um Pôr-do-Sol. Repare que geralmente é um prédio feio e velho, com uma péssima vista, além de não possuir a menor originalidade. O exemplo mais recente é o City at Sunset, do Tekken 5.

[editar] Aeroporto à tarde

Mais um cenário já usado em uns trocentos jogos. Aqui a luta ocorre na pista de voo de um aeroporto qualquer, com uns aviões sem aerodinâmica alguma que nunca poderiam voar(deve ser por isso que estão todos pousados). Como exemplo, temos o Airport do Tekken 4. Atentem que a ideia que fica é a de que o aeroporto inteiro para pra ver a luta na pista, como se ninguém mais tivesse alguma coisa pra fazer.

[editar] Esgoto

Outro cenário sem inspiração. Aqui a luta ocorre em um esgoto, e os lutadores ficam lutando na água suja. Pior que esse tipo de cenário, só mesmo os games que o possuem. Pelo menos nesse cenário você pode dizer que a luta foi, literalmente, uma...

[editar] Igreja, Catedral ou qualquer coisa do tipo

Tipo de cenário que é uma igreja (em sentido amplo. Não confundir com Igreja Católica), geralmente com vidraças vermelhas e uma música soturna em que predominam instrumentos como piano e órgão. O exemplo mais famoso é o The Temple, do Mortal Kombat 3.

[editar] Welcome to the Jungle...or to the forest...whatever...

Com tantos lugares para se realizar uma luta, por que não no meio de uma floresta? Afinal, há uma paisagem única e pode mostrar que alguém se lembrou da natureza. Os únicos inconvenientes são a distância, os insetos, as cobras, os monstros verdes que dão choque e, óbvio, o número de vezes que essa ideia se repetiu.

[editar] Praia deserta (Ou não)

Típica praia de um jogo de luta. Geralmente é deserta, sem ondas e toca uma musiquinha alegre. Como exemplo temos o cenário Beach (veja a originalidade do nome), do Tekken 4.

[editar] Porão macabro

Um dos cliches que são os preferidos dos lutadores, onde mostra um cenário de luta dentro de um porão cheio de máquinas de tortura ou ossos espalhados pelo chão. Alguns cenários até possui pessoas sendo torturadas no fundo da Tela enquanto você está numa luta sangrenta contra o seu adversário. Jogos como Mortal Kombat ou Resident Evil é que tão cheio destas coisas.

[editar] Ver Também

264939.jpg
ATENÇÃO:
Simplesmente estamos cagando e andando para quem não gostar do conteúdo deste artigo e, por conseguinte, das opiniões e sugestões dos mesmos. We just couldn't care less.
v d e h
Coisas de jogos

1-Up | Action Replay | Anéis | Animality | Apelão | Arrange | Babality | Barrinha de POW | Bonus Game | Boss Rush | Brutality | Buraco Infinito | Continue | COM | Champion Edition | Cheat Code | Checkpoint | Chefão | Clichês dos Games de Luta | Clichês dos Games de Nave | Clichês dos Games de Plataforma | Clichês dos RPGs | Clipping | CodeBreaker | Código da Konami | Combo | Combo Breaker | Como criar o seu próprio jogo virtual | Como sobreviver sendo um figurante do jogos de survival horror | Congratulations | Counter | Crack| Critical Hit | Detonado | Dicas | Disputa de Poderes | Double KO | Double Jump | Draw Game | Draw Hit | Easy | Efeito Megaman | Especial de Porrada | Fases | Fatality | Fergality | Finais de jogo | Figurante de jogos| First Attack | Flawless victory | Friendship | Game Genie | Game Over | Game Shark | Guard Crush | Hara-Kiri | Hard | Headshot | Heroic Brutality | Hiscore | HP | Humiliation | Itens | Inimigos | Insert Coin | Jogador 1 | Jogador 2 | K.O. | Lag | Last Story | Lei dos Videogames | Level Editor | Life Up | Loading | Meia-Lua | Master Ball| Músicas e Medleys | Memory Card | Miss | MP | Multiplay | NPC | Noob | Níveis de dificuldade | Option | Paredão Ambulante Mortal | Passagem Secreta | Password | Pause | Perfect | Player Kill | Power Up | Practice | Protagonista de jogos| Rank | RiDTi | Reset | Reversal | Roleta | Ring Out | Save Point | Secretão | Select | Shiriuken numa bola laranja dos jogos da Capcom | Síndrome de Chefão da SNK | Slowdown | Special Stage | Stage Fatality | Status | Success Mode | Survival | Taunt | Tilt | Turbo | Ultimate | Ultra Combo | Versus | Warp Zone | WDDD | WDUD | World Map | Zerar

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas