Club Deportivo El Nacional

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Club Deportivo El Nacional
Escudo do El Nacional.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Club Deportivo El Nacional
Origem Bandeira do Equador Equador- Quito
Apelidos Puros Criollos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Olímpico Atahualpa
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Equatoriano
Divisão Primera División
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Club Deportivo El Nacional é um time irrelevante situado em Quito, no Equador, que disputa com o Deportivo Quito qual deles é o pior time da capital. O El Nacional tem esse nome porque jamais ganha qualquer título internacional, mas para valorizar ainda mais essa alcunha de "Nacional", o El Nacional é o único time do Equador que se recusa a utilizar jogadores estrangeiros, por melhor que sejam, e por usar apenas jogadores equatorianos, fica explicado o motivo do insucesso do clube.

História[editar]

Fundação[editar]

O clube foi fundado em 1964 por uma junta de militares que tal qual o Chile, planejava tomar o poder no Equador. O plano começou bem, com a criação de um time de futebol que se tornaria popular e vitorioso o bastante para o povo apoiar os militares. O problema foi o time ter ficado 10 anos sem ganhar nem campeonatinho de pebolim.

Duas vezes tri[editar]

O El Nacional é o único time equatoriano a possuir um tri-campeonato legítimo, e é detentor de duas sequências desses, sendo campeão nos anos de 1976, 1977 e 1978, e depois nos anos de 1982, 1983 e 1984. A importância desses dois tri-campeonatos foi de suma importância para a compreensão do futebol equatoriano, pois serviu para a Conmebol classificar o campeonato equatoriano na categoria das ligas sul-americanas horríveis junto com Bolívia, Venezuela e Peru, o que viria a formar a Série C da Libertadores por causa disso, um campeonato chamado de Copa Merconorte, e tudo por causa de dois tri do El Nacional.

Libertadores de 1995[editar]

O El Nacional entrou para a história em 1995, ano em que ganhou reconhecimento internacional e fez sua primeira coisa de bom. A Libertadores de 1995 foi a primeira competição internacional do El Nacional (ou se jogou em algum ano anterior, não houve notícias). Nesta oportunidade venceu o Palmeiras por 1x0 num jogo em que a poliça equatoriana prendeu o atacante Edmundo por excesso de velocidade ao volante, dirigir embriagado, homicídio doloso (que assumiu o risco de matar) qualificado por atropelamento e também por agredir um repórter que perguntou se ele havia dado o cu pra travesti.

Títulos[editar]

  • Perder só de 7x0 para Palmeiras 1 vez (1995)
  • Prender Edmundo num hotel por 2 semanas 1 vez (1995)