Club Deportivo Mineros de Guayana

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Club Deportivo Mineros de Guayana
Escudo do Mineros de Guayana.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Club Deportivo Mineros de Guyana
Origem Bandeira da Guiana Guiana - Puerto Ordaz
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Venezuelano
Divisão Primera División
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Club Deportivo Mineros de Guayana é um time pequeno e desprezível de futebol da Guiana, mas que na ausência de qualquer torneio profissional em seu país de origem, participa como convidado no campeonato venezuelano, fato este que inclusive desencadeou o litígio da região da Guaiana Essequiba, mas isso é assunto para o artigo de política e geografia, aqui falamos do time Mineros de Guayana, que é tão ruim quanto qualquer time da terceira divisão do campeonato mineiro.

História[editar]

Fundação[editar]

O clube foi fundado em 1981, quando chegaram na Guiana as notícias de que aquele território havia adquirido a independência da Venezuela, e que assim eles agora tinham a liberdade de criar o time ruim que bem quisessem. Os atletas fundadores da equipe não passavam de nerds tetudos jogadores de Minecraft, e como passavam o dia inteiro picaretando blocos virtuais, se denominaram de "Mineros de Guyana", e como na Venezuela nomes ridículos para times de futebol são populares, o nome da equipe pegou.

Campeonato Venezuelano de 1989[editar]

Só precisou de 9 anos de história, e em 1989 ganhou o título venezuelano de 1989, um feito que só é digno de nota para um time de poucas conquistas como o Mineros. O feito foi comemorado por ter sido o primeiro time da Guiana a qualquer qualquer coisa da vida em qualquer esporte. O torneio rendeu a estrelinha do Mario Bros. que enfeita o escudo esquisito da equipe.

Libertadores de 1990[editar]

Graças ao título nacional do ano anterior, o Mineros debutou na Libertadores em 1990, onde estreou, como qualquer time venezuelano, com enorme insucesso. Perdeu para o Pepeka com Margarina e o Club Retrocesso, dando adeus ainda na fase de grupos da competição.

Libertadores de 2015[editar]

Apareceu novamente no cenário internacional em 2015, quando a Conmebol passou a aceitar novamente times da Guiana na Libertadores, mesmo que fosse só pra fazer número mesmo, que foi o que o clube fez, honrando o lema do fair play que diz que "o importante é competir". Seguindo este lema à risca, perdeu todos jogos para Cruzeiro em Crise, Huracán Maricón e Univesitario Suck, um pior que outro.

Só na última rodada, quando já estava 100% eliminado, que resolveu vencer o Huracán por 3x0.

Títulos[editar]