Club Deportivo Universidad de Concepción

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Club Deportivo Universidad de Concepción
Escudo do Universidad de Concepción.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Club Deportivo Universidad Decepción
Origem Bandeira do Chile Chile - Concepción
Apelidos U periquitas
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Estadio Easter Egg Roja
Capacidade 30.000
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Chileno
Divisão Primera División
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Club Deportivo Universidad de Concepción é um time de futebol de uma universidade menos conhecida no Chile (todos conhecem mais Universidad Católica e Universidad de Chile), uma equipe bem secundária de seu país, sempre contentada em ganhar migalhas, que comemora fuga de rebaixamento como se fosse título (qualquer semelhança com o timeco de seu bairro é mera coincidência).

História[editar]

Fundação[editar]

Embora por muitos anos, desde 1950, um time de futebol amador de universitários, foi fundado como time semi-amador apenas em 1994 quando um grupo de universitários confusos da Universidad de Concepción acharam que o campeonato chileno era um campeonato universitário, e decidiram ir tentar a sorte no torneio. O problema é que o Universidad de Concepción não encontrou nenhuma moleza e teve que jogar contra timaços como Deportes Talconocu e Santiago Morning na terceira divisão do Chile, tomando goleadas de todos, então ficou ali jogando o torneio mais merda do país por uns bons anos. O time era tão ruim que em 1995 a Federação Chilena cogitou criar uma quarta divisão para rebaixar o Universidad de Concepción, mas a ideia não vingou muito.

Primera B[editar]

Em 1997 estava ganhando a sua primeira taça feita totalmente em papel machê, o título da terceira divisão chilena, no ano seguinte estreando na Primera B Chilena. Foram muitos anos de sofrimento, pois enquanto a qualidade dos times de segunda divisão do Chile eram tão baixas que era praticamente impossível o Universidad de Concepción rebaixar de volta para a terceira divisão, por outro lado o time era ruim demais pra subir de divisão assim facilmente, então de 1998 a 2001 ficou só cumprindo tabela na competição mesmo.

Estreia internacional[editar]

Com um vice da segundona em 2002, subiu de divisão e fez uma grande temporada no campeonato chileno de 2003, ficando em alguma posição que não foi nem de campeão e nem de vice, mas mesmo assim algo muito comemorado pela torcida antes acostumada a ver seu time jogar só em divisão inferior. Por ser café-com-leite, o time foi permitido ir jogar a Libertadores de 2004.

Algum torcedor cruzeirense recorda-se desse clube? Muito provavelmente não, já que na estreia internacional do Universidad de Concepción na Libertadores de 2004 o time nem viu a cor d abola, não ganhou um joguinho sequer, inclusive tomando duas goleadas do Cruzeiro. Nessa época Jorge Valdivia era a grande estrela da equipe, mas fazendo firulas sozinho não pode proporcionar nenhuma glória para sua equipe e logo foi embora dali, vendo como havia outros times mais interessantes para ir jogar, tanto foi para o Palestra Itália do Brasil após perder de 5x0 para o Cruzeiro, só errou de cidade indo para São Paulo.

Fugas de rebaixamento[editar]

Ao longos dos anos 2000 e 2010 a única coisa que o Universidad de Concepción fez foi fugir do rebaixamento, batendo o recorde de time que mais jogou o play-off do rebaixamento, embora algumas vezes acabou rebaixando de fato, como em 2012, mas pelo menos pode ganhar uma Série B e fingir que sua sala de troféus tem alguma coisa relevante.

Libertadores de 2018[editar]

A classificação totalmente inesperada para uma nova Libertadores ocorreu em 2018, tudo graças ao regulamento esdrúxulo do campeonato chileno que foi escrito com a bunda, pois mesmo ficando em 10º no campeonato, garantiu direito jogar um play-off contra o Unión Española que ficou em segundo (não me pergunte a lógica disso) e ainda venceu esse play-off, então garantiu o direito de ir jogar um jogo-amistoso contra o Vasco da Gama, mas o time era tão ruim que perdeu em casa de 4 a 0 pro Vasco da Lama, time este que não teria chances algumas mais adiante na competição, ou seja, Universidad de Concepción nem deveria ter ido participar dessa Libertadores.

Títulos[editar]