Club Deportivo Universitario San Francisco Xavier

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Club Deportivo Universitario San Francisco Xavier
Escudo do Universitario de Sucre.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Club Deportivo Universitario San Francisco Xavier para Alunos Especiais
Origem Bandeira da Bolívia Bolívia- Sucre
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Olimpico Parto
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Boliviano
Divisão Primera División
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Club Deportivo Universitario San Francisco Xavier, nome oficial Universitario de Sucre, é um suposto time de futebol da Bolívia, ruim o bastante para ser considerado coadjuvante em pleno campeonato boliviano que é um torneio de qualidade altamente lamentável. Se o time que é 30 vezes campeão boliviano é uma bosta, imagina o figurante de um campeonato desses? Este é o Universitario de Sucre.

História[editar]

Fundação[editar]

Professor Xavier foi um visionário reitor da Universidad de Sucre, a primeira escola para alunos detentores de poderes especiais de toda Bolívia. Percebendo que podia monetizar e usar os poderes daquele monte de aberrações que habitavam sua universidade, o Professor Xavier decide montar um time de futebol, e assim, em 1961 o clube é fundado e passa a disputar a terceira divisão da Bolívia, ou seja, jogou contra o Poncho FC e o Deportivo Vicuña, com quem começou a ter uma intensa rivalidade. A universidade era isolada e ideal para abrigar os alunos especiais que exibem poderes e habilidades singulares.... mas como sabemos, o Magneto matou todos eles, e o Universitario de Sucre entrou em declínio.

De 1960 a 2000[editar]

Sabe times no Brasil como Sport, Goiás e Paraná Clube? Que estão sempre por aí mas nunca ganham nada? Então, o Universitario de Sucre é a mesma coisa só que a nível boliviano. A sua única e exclusiva função é compor número ao campeonato boliviano, mas sempre ser medíocre o bastante pra nunca rebaixar mas também nunca ser campeão.

Série B Boliviana de 2005[editar]

No ano de 2005 estava na segunda divisão boliviana, o que é normal para o nível do Universitario, e foi quando ganhou seu primeiro troféu ao superar na final o ALpaca Rapids FC.

Libertadores de 2009[editar]

2009 foi o grande ano desta equipe! Pela primeira vez na história seus jogadores saíram do país pela Libertadores de 2009. O time no caso visitou Belo Horizonte, Buenos Aires e Quito, onde respectivamente perdeu para Cruzeiro, Estudiantes e até para o Deportivo Quito.

Comemorou a eliminação com seus míseros 2 pontos, até então, a melhor campanha de um time boliviano na Libertadores até então.

Copa Sul-Americana de 2010[editar]

No ano de 2010 o Universitario surpreendeu na Copa Sul-Americana, primeiro eliminou o Colo-Colo, que convenhamos é um time superestimado que na verdade nunca ganha nada, mas para um time que mal ganhava na Bolívia, o feito foi comemorado.

Posteriormente também eliminou o Cerro Porteño, mais um time que também é uma bosta e apenas superestimado. E nas oitavas-de-final ficou no caminho do Palmeiras.

Títulos[editar]

  • Chegar nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana 1 vez (2010)
  • Empatar com um time brasileiro 1 vez (Libertadores de 2015, contra o Cruzeiro)