Club Sporting Cristal

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Club Sporting Cristal
Escudo do Sporting Cristal.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Club Esporra no Cristal
Origem Bandeira do Peru Peru- Lima
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Seu Martinho de Porre
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Peruviano
Divisão Série A
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Club Sporting Cristal, é um time do Peru que é tradicional e temido só no país, porque a nível sul-americano é um dos recordistas em derrotas e eliminações. Possui como maior glória o feito de sagrar-se VICE-Campeão da Libertadores de 1997, apesar de passar o campeonato inteiro com 20 dedos e 19 unhas na taça.

História[editar]

Fundação[editar]

Time fundado em 1955, junto com a chegada do profissionalismo no Peru, o Sporting Cristal contestou que seus rivais Universitario e Alianza Lima, muito mais antigos, puderam jogar 40 anos no amadorismo antes de 1955, então o Sporting Cristal fechou acordo e foi permitido jogar 40 anos no futebol peruano como time amador.

Décadas de 80 e 90[editar]

Nas décadas de 80 e 90, o Sporting Cristal era praticamente uma seleção Peruana de futebol, ou seja, era um time ruim de doer a alma ver jogar. Mas como era o menos pior nacionalmente nessas duas décadas, foi campeão peruano 12 vezes, e juntando com mais 4 campeonatos no passado, se tornou o maior ganhador dessa jurubeba.

Libertadores de 1997[editar]

Meus sinceros parabéns.

O ano a ser destacado na história do Sporting Cristal. É bem verdade que deu uma baita sorte, começando por exemplo num grupo composto por 4 times onde se classificavam 4, daí mesmo com uma campanha mediana de 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, mesmo assim avançou de fase. Nas oitavas-de-final enfrentou um time argentino sem tradição, depois o Bolívar que já entra nesses confrontos eliminados por antecipação e na semi-final mais um argentino sem tradição.

Na grande final enfrentou o Cruzeiro, time o qual empatou o primeiro jogo. No segundo jogo tudo indicava um novo 0x0, mas se o Sporting Cristal vencesse fora de casa em Libertadores ele seria um time argentino e não peruano, por isso tomou o gol e perdeu de 1x0, mesmo errando um lance incrível no final que lhes renderia o título pelo gol marcado fora de casa, ser campeão com empate é aceitável para o Sporting Cristal, mas não deu certo, ficou com o vice.

Anos 2000[editar]

O Sporting Cristal seria considerado o grande time peruano, só que como caiu pra segundona do campeonato paraguaio em 2008, e o time arrumou uma divida pior que a do Dante Sparda, e ainda luta pra não cair mais ainda, e a algum tempo perdeu o seu tabu de maior vencedor do campeonato peruano para o Alianza Lima (22 títulos).

Década de 2010[editar]

O time se viu falido, por mais de 6 anos não conseguiu ir nem pra Copa Sul-Americana, nas poucas chegadas a uma Libertadores, perdia para times como Palmeiras.

Títulos[editar]

  • Record de eliminações nas oitavas-de-finais da Libertadores
  • Uma penca de campeonato peruano que ninguém se importa