Comercial Futebol Clube

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Comercial Futebol Clube
Escudo do Comercial.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Cumercial Futebol Clube
Origem link={{{3}}} São Paulo- Ribeirão Preto
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Privadão Inacabado
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Paulista
Divisão Série A2
Títulos
Ranking Nacional 637°
Uniformes



Cquote1.png Você quis dizer: Série A2 Cquote2.png
Google sobre Comercial Futebol Clube
Cquote1.png Você quis dizer: Série A3 Cquote2.png
Google sobre Comercial Futebol Clube
Cquote1.png Comercial Futebol Clube?! Ah, sim, do Mato Grosso, que jogou com o Palmeiras ! Claro que eu conheço! Cquote2.png
Qualquer Um sobre Comercial FC
Cquote1.png Mas nós estamos na elite agora!!! Cquote2.png
Comercialino tonto fanático sobre Comentário acima
Cquote1.png Um abraço pro Comerrrcial de Ribeirão Preto! Torrrço porrr eles desde quando o Pelé jogava lá Cquote2.png
Milton Neves no Terceiro Tempo sobre Seus conhecimentos de futebol

Comercial Futebol Clube é um dos principais clubes do seu bairro do mundo, sendo mais rico que o Botafogo-SP Silvio Santos e o Eike Batista juntos. Tudo isso, claro, na mente de um típico Ribeirão-Pretano minimizando as coisas, já que todo comercialino mundo sabe que o futebol de Ribeirão Preto é o maior e melhor do universo caso existisse apenas Ribeirão Preto no universo.

O Comercial atualmente sofre para estar na mera Série A1 do Campeonato Paulista de Futebol, mas já esteve na Série A do Brasileirão na década de 80. O clube ficou famoso então por ter sido rebaixado em todo campeonato profissional que disputou. O fato é que o Comercial era tão ruim tão bom que foi obrigado a não jogar em mais nenhuma divisão principal do Brasil, para que assim os outros times não ficassem com inveja do futebol estilo Harlem Globetrotters apresentado pelo clube. Mas aí, a magia ( ou não ) do Bafo acabou e eles puderam voltar no tapetão com dignidade às divisões principais. Pelo menos foi isso que a Carla Perez me contou

História[editar]

Fundação[editar]

O Comercial foi um clube fundado em 1911, e com tantos anos para se estruturar até hoje não fez algo que preste. Na mente medíocre de seus pouquíssimos torcedores, que acham que só existe Ribeirão Preto na face da Terra, o Comercial é um time de tradição. Mas a realidade nua e crua é que o Comercial de Mato Grosso do Sul chega a ser mais conhecido que o Comercial paulista.

Paulistão Série A2 de 1958[editar]

O time precisou de longos 47 anos para conquistar seu primeiro título, isso se você considerar o horrível campeonato da Série A2 algum título, que o Botafogo tem o dobro, porque senão o Comercial não tem nada até hoje. O time do Comercial em 1958 superou Xurupita FC, Taubaté EC e Burritos&Churros Atlético Clube.

Campeonato Brasileiro de 1978[editar]

Em sua primeira participação numa competição nacional, o Comercial foi convidado pela CBF para fazer número na competição e dar sensação de que o Brasil tinha vários clubes. Por algum milagre avança da primeira fase, mas com uma análise mais apurada vemos que no grupo dele tinha times que nem futebol jogavam ainda na época, como o Noroeste, Ríver do Piauí, Flamengo do Piauí e Moto Clube.

Na fase seguinte, porém, demonstrou toda sua incompetência, num grupo com 9 times nada menos do que 7 times se classificavam, e mesmo assim o Comercial ficou em último e deu adeus à competição, perdendo inclusive para time denominado Operário de Mato Grosso do Sul.

Campeonato Brasileiro de 1979[editar]

Mais uma vez avança da primeira fase, e mais uma vez quando analisamos melhor os rivais do Comercial percebemos que não foi mérito nenhum. Neste ano o Comercial foi superior a CSA, Americano, Leônico e Dom Bosco do Mato Grosso.

Na fase seguinte, porém, perdeu tudo e foi eliminado, o que seria o óbvio. Só não ficou com zero pontos porque empatou com o São Bento, outro timeco que estava por acaso naquela fase da competição também.

Paulistão de 1986[editar]

Foram 30 anos só cumprindo tabela no campeonato paulista, em alguma edições até ficando em último mas não rebaixando porque não havia rebaixamento previsto no regulamento. No ano de 1986 toma o primeiro chá de realidadeao rebaixar pela primeira na história, um fato que ainda viria a se tornar rotina no time. No campeonato paulista de 1986 ficou estabelecido que aqueles que ficassem atrás do time café-com-leite do XV de Jaú seriam automaticamente rebaixado. Além do Comercial o Paulista também foi rebaixado.

Paulistão de 1993[editar]

Após longos setes anos chafurdando na Divisão de Acesso, o Comercial finalmente consegue sua vaguinha de volta para a Série A1. A Federação Paulista de Futebol ao ver o absurdo que seria um time semi-amador vir jogar a primeira divisão do estadual, reformula todas as regras de distribuição de times em 1993, e ordena que o Comercial permaneça na Série A2.

Os dez anos de Série A2[editar]

De 1999 2009 o Comercial permaneceu sumido, esquecido, falido, no fundo do poço... abandonado na Série A2 paulista onde só cumpriu tabela.

No ano de 2009 porém, em comemoração aos 10 anos de permanência fidedigna na Série A2, o Comercial rebaixa finalmente para a Série A3 totalmente falido e endividado.

Série A3 de 2010[editar]

Como era de se esperar do time, a campanha do Comercial na A3 foi horrível. O time se esforçava continuamente para falir de uma vez, mas sempre havia um magnata excêntrico que doava uns bois para a equipe. No campeonato não subiu na base do futebol, conforme regulamento previa, os times que ficassem atrás do XV de Piracicaba na tabela estariam proibidos de subir de divisão. Todavia, graças à "desistência" do Votoraty, o Comercial subiu de divisão mesmo ficando atrás do XV de Piracicaba, após comprar a vaga do Votoraty por meia-dúzia de sanduíches de presunto com uma jarra de suco de laranja.

Campeonato Austríaco de 2011[editar]

Em seu ano do Centenário, o Comercial não tinha nenhum campeonato para disputar para comemorar a data marcante, somente a Série A2 que não é considerada oficialmente um campeonato de futebol pela FIFA devido ao nível amador do torneio. Assim sendo, viajou para a Europa onde jogou contra times como Gratkorn FC, LASK Linz e KSV Kapfenberg e disputou o campeonato austríaco de futebol onde foi campeão.

Campeonato Paulista de 2012[editar]

Mais um rebaixamento melancólico com um total de impressionantes 13 derrotas em 19 jogos. A torcida é tão pequena que mesmo assim comemorou a única vitória na competição como se fosse a coisa mais importante do mundo, pois venceu o rival Botafogo numa primeira divisão paulista.

Série A2 de 2013[editar]

Com uma campanha irregular e um time com jogadores cujo salários eram pagos com lanchinhos, o Comercial classificou só porque não havia gente pior.

Campeonato Paulista de 2014[editar]

Outro rebaixamento? Que porra de time que mal voltou e já caiu de novo?

Campeonato Paulista A2 de 2015[editar]

Em sua saga incansável para superar o Guarani em rebaixamentos no século XXI, o Comercial, advinha? Foi rebaixado de novo!! Necessitando de apenas suas forças para escapar do descenso, conseguiu perder de 3x1 para uma desinteressada e despretensiosa equipe do Rio Branco, de maneira que a milagrosa vitória na última rodada não salvou a equipe. Quem sabe agora não tentam uma quarta divisão pra 2017?

Vendo seu maior rival, o São Paulo FC do interior Botafogo-SP, ganhar seu primeiro título nacional em 2015, as felinas do jardim paulista se sentiram ofendidas em não ter mais nada com o que dizer que era igual ao seu rival. Então assim, mostraram sua superioridade caindo para a série a3 do campeonato paulista e mantendo seu título de maior piada do interior de SP.

Campeonato Paulista A3 de 2016[editar]

Como estamos agora falando de um torneio amador que envolve times de peladeiros de fim de semana como Fernandópolis FC e Grêmio Barueri, o Comercial teve grandes dificuldades em concretizar seu projeto de rebaixamento para a quarta divisão do Paulistão. Mas o fato de não conseguir rebaixar com tanta unanimidade dessa vez não impediu o time de conquistar façanhas dignas de times falidos, como o fato de tomarem um estupro coletivo sem cuspe do Sertãozinho FC, para receberem assim o título de putinha da região, e passarem o começo de 2016 inteiro apenas brigando para não serem rebaixados para a série A4.

Estádio[editar]

Segundo os comercialinos e apenas eles, o maior e mais moderno do país. O Comercial, ou Bafo, como é chamado, manda seus jogos no Estádio Dr. Francisco de Palma Travassos, vulgo privadão inacabado Palma Travassos. Segundo o presidente, o estádio tem capacidade para 500.000 espectadores sentados e 200.000 em pé e conta com um serviço privado de churrasquinho de gato fast-food no qual a Comercial Enterprises of Ribeirão Preto é acionista majoritária : Trata-se de uma mentira do Mc Donalds.

Torcida[editar]

Segundo os comercialinos, a mais rica e sincera torcida. O Comercial, segundo seus torcedores a FIFA , Possui cerca de 1,8 bilhões de torcedores no mundo, superando assim o número de Corintianos, Flamenguistas e (por mais incrível que pareça) o número de habitantes da India. Porém o ranking não existe precisa ser confirmado.

Títulos[editar]

  • Vencer o Botafogo de Ribeirão Preto no Paulistão de 2012
  • Hepta-rebaixado no Paulistão (um feito para poucos)