Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, a CEDEAO quando traduzido para o malangodango, é um bloco econômico no leste africano (se você ver o mapa de cabeça-para-baixo) que une todos os países locais em busca do bem comum.

[editar] História do Bloco

Líderes africanos reunidos em assembléis em Gourma-Rharous (uma espécie de fim-de-mundo).

A CEDEAO foi criada em cooperação pelos países europeus de Portugal, Espanha, França e Reino Unido (com Holanda e Bélgica correndo por fora) durante o século XIX para facilitar o comércio de escravos que estavam conseguindo uma exclusiva e incrível passagem só de ida para o Brasil, Haiti e afins.

Depois que uma libertina chamada Princesa Isabel acabou com a farra dos europeus na África, os países africanos ficaram meio que sem saber o que fazer. Todos aqueles países que eram portos de escravos durante a época passada, assinaram o Tratado de Lagos (feito em um lago, já que água é um recurso raro) e fundaram a CEDEAO como é conhecida atualmente.

A Mauritânia se retirou quando preferiu se aliar aos seus irmão árabes da UMA e reparou que a CEDEAO é uma mísera decadente.

[editar] Acordos e Estrutura

O acordo primordial estabelecido pela CEDEAO é primar pela sobrevivência de seus países membros. Partilhar água é fundamental, metralhar cidadãos dos países membros é permanentemente proibido, a não ser que o assassino vá se alimentar da vítima.

A CEDEAO se certificou também de criar secretarias e um banco, algo incrível para os padrões africanos. Assim recebem esmolas dos países ricos e podem partilhar democraticamente.

O bloco econômico todavia visa apenas as áreas costeiras ou marginárias de rios. Tirando isso, como tudo por ali é deserto e mata, a CEDEAO não se responsabiliza por essas regiões.

[editar] Países Membros

Em termos cartográficos, todos tem um mapa muito semelhante. Parecem uma fileira de miniaturas do Chile:

Se você não sabe a diferença desses países, ou se nem os conhece, ou se nem mesmo leu a lista, não se importe, 97% das pessoas se enquadram nesses quesitos.

Anti-alca.jpg
Organizações Internacionais
v d e h

Blocos económicos: AECALBAALCAAPECASEANCAFTA-DRCANCAOCARICOMCEDEAOCEEACEEACCEIMercosulNAFTAOCDESADCUAUEUMAUNASUL

Outras panelas: BRICSCOICommonwealthCPLPCruz VermelhaEixo do MalFIFAFrancofoniaG1G3G4G5G8G20G42GAAAAALiga ÁrabeOPEPOTAN

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas