Contagem

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa


Cquote1.png Você quis dizer: Corrupção Cquote2.png
Google sobre Contagem
Cquote1.png On cô tô? Cquote2.png
Algum mineiro perdido em Contagem
Cquote1.png Prom cô vô? Cquote2.png
Mesmo mineiro ainda perdido em Contagem
Cquote1.png Dom cô vim? Cquote2.png
E continua perdido em Contagem
Cquote1.png Na União Soviética, as abóbras contam 'VOCÊ'!!! Cquote2.png
Reversal Russa sobre sobre Contage das Abóbra
Cquote1.png On pega o on zesseis? Cquote2.png
Morador de contagem perguntando aonde se pega o onibus 1116
Cquote1.png Aprendi contar até dez, os dedos ajudam bastante. Cquote2.png
Carla Perez sobre Contagem
Cquote1.png Contar até vinte é difícil pois, os dedos do pé estão longe. Cquote2.png
Carla Perez sobre Contagem
Cquote1.png Fiquei contagiado pelo clima maravilhoso! Cquote2.png
Salgadinho sobre Contagem
Cquote1.png Vou embora pra minha Savassi de Contagem, de 2950. Cquote2.png
Típico morador do Eldorado sobre seu bairro
Cquote1.png Prefiro meu barraco do que sua favela Cquote2.png
Morador do Industrial sobre comentário acima
Cquote1.png Serrano não é favela! Fica perto da Pampulha! Cquote2.png
Morador do Serrano defendendo falando que seu bairro não é do inferno favela
Cquote1.png Agora meu bairro é chique, estão construindo um CEFET nele Cquote2.png
Morador do bairro inexistente Nacional querendo contar vantagem
Cquote1.png Ninguém sabe onde fica esse bairro,não frequento zonas. Cquote2.png
Aluno do CEFET MG sobre comentário acima

Contage das Abobra (trad. port.: Contagem das Abóboras) é a maior pensão de Minas Gerais, onde aqueles que não querem pagar IPTU em Belo Horizonte vão dormir após o dia de trabalho na capital.

História

Bandeira de Contage simplificada
Típica moradora de Contage das Abóboras
Em detalhe, Newtão Porcão Cardoso dá o prazer de sua presença na inauguração do complexo Itaú Power Shopping
Newtão Porcão Cardoso visitando uma das chaminés da antiga fábrica de cimento, atual complexo Itaú Power Shopping
Causa de um dos ares mais fedorentos puros de Minas Gerais
Exemplar de uma das placas e seu aviso sutil espalhadas pela orla da Vázea das Flor

No séc. XVIII, os sacanas dos portugueses fizeram um posto de arrecadação no local, para cobrar tributos dos tropeiros que passavam. Como não tinha nada de bom por lá, nem shopping decente e nem mulher bonita, os funcionários nada faziam senão contar as abóboras que cresciam perto do posto, de onde veio o nome Contage das Abobra (em mineirês), do qual os habitantes têm ódio, preferindo chamar a cidade apenas de Contage.

Após a compra da Carta de Alforria de Contagem, que era de posse dos Portuguêses, foi criada a bandeira de Contagem que contém apenas o brasão e o resto é branco. O curioso é que neste brasão contém uma chaminé (vide seção "Dono") uma árvore simbolizando a única árvore que restou depois que os portuguêses chegaram aqui e, por fim, três bolas que significam três abóboras que era quantidade máxima permitida para cada pessoa poder passar pelo posto de arrecadação. Se uma pessoa fosse pega com mais de três abóboras seriam tomadas as seguintes medidas:

  • 1º Perguntava-se à pessoa como ela conseguiu a façanha de carregar mais de três abóboras de uma vez pois, naquela época não existia nem carroça em Contage, ou melhor, nem roda existia por aqui.
  • 2º Confiscava-se as abóboras.

Dono

O dono da cidade é o Sr. Newtão Porcão Cardoso, amigo íntimo dos distintos senhores Marcos Valério, Paulo Maluf e dos Irmãos Metralha. Na década de 40, Newtão vendeu parte da cidade para o fundador do Banco Itaú, o Diabo, que construiu uma fábrica de cimento e quatro chaminés para eliminar o excesso de enxofre do inferno sobre Contage.

Newton é o Coronér dessa roça.

Atualmente o município encontra-se sob a divina intervenção da xerife Marilia Campos, vinda da capital para administrar este promissor territorio e garantir emprego à trupe petista rejeitada nas urnas de outros rincões.

Economia

A economia se baseia em dois pilares fundamentais, o comércio e a indústria pesada além, é claro, da bandidagem. O comércio está fortemente representado pelo bairro chamado Eldorado (nome sugestivo) que contém além de lojas que metem a faca vendem com juros de matar suaves. Outra frente é o Camelódromo que é o mais visitado pelos consumidores locais - vide abaixo.

A indústria pesada consegue lançar no ar de contage o ar mais fedido que uma pessoa não pode suportar. Tente passar próximo a Magnesita poucos horas antes do meio-dia e não retorcer o rosto com o fedor, se você conseguiu consulte um médico pois, seu olfato com certeza está danificado. A maioria das indústrias se concentram no bairro chamado Cidade Industrial. Os habitantes deste local sofrem por mutações. Há histórias de pessoas que possuem quatro olhos sem a necessidade de óculos outras possuem três pernas e não são o Kid Bengala. Estas empresas agem na política do "Os incomodados é que se retirem" já que com certeza não mudarão o seu estilo de fazer dinheiro.

Infra-Estrutura

As obras de Contagem são realmente faraônicas, mas seu tamanho e investimos ficam escondidos da população, pois acabam mostrando todo seu tamanho no bolso estufado dos políticos locais. Obras recentes como o alargamento da Avenida João César mostram todo o poder da engenharia de tráfego local. A avenida foi alargada de tal forma que não ganhou-se uma pista em cada uma das mãos, mas sim meia pista em cada uma, que serão bem aproveitadas pelas carroças locais, ou pelos ótimos motoristas que adoram andar sobre a calçada, que agora está tão pequena que há advertência aos pedestres sobre possíveis choques com retrovisores quando estes estão andando na calçada.

Pontos Turísticos

  • Condominio fechado Favela do São Mateus
  • Vargem Várzea das Flores
  • Complexo Itaú Power Shopping
  • Micro Big Shopping
  • Feira do Paraguai(Camelódromo)
  • Feira da CUCO/ iria diniz
  • New Texas (Casa de shows frequentada por pessoas de terceira idade)
  • Praça da Cemig e dos Trabalhadores (Ponto de travestis)
  • Corrego do(a) onça (morta e fedendo)
  • Fujyiama (3 pastéis(sem recheio) + 1 coca por 1,50)
  • Jet clube/ agora feira mix jet club
  • Silvinho's (1, 2, 3, 4...6345)
  • Forró Faquinha Farrinha
  • Conjunto Habitacional Sandoval de Azevedo
  • Casa de Cacos
  • CESU Eldorado (onde dizem que Alexandre Pires irá fazer um show, uiii)
  • Casa do Baile (1 bom lugar)
  • Hot Dog do Tio
  • Absolutamente Nitro
  • Combat Lan House ( Bairro Santa Helena )
  • TATÚ Tato
  • FUNEC/CENTEC
  • Buracão do Água Branca
  • Barroca de Nova Contagem (o grand canion brasileiro)
  • Sambódromo (sempre com shows empolgantes, como o do Daniel ocorrido recentemente.)
  • CESU Bairro Amazonas (e os extintos rodeios).
  • Feira do Bairro Amazonas (não leve a carteira)
  • Noiva do Cowboy A Favorita --- A mais nova aquisição da Silvinho's corporation
  • Estação do Metrô Eldorado
  • Feira da Toshiba (vulgo Robauto)
  • Maternidade "puxadinho" Municipal de Contagem (todo mundo de contagem já passou por lá)
  • Point da Sinuca
  • Eldorado Savassi de Contagem
  • Poliesportivo com quadra de hóquei (presente da prefeita para seu filho que foi "estudar" esse nobre esporte nos estates.)
  • Peixe-vivo (mais morto do que vivo)
  • Pracinha da Glória (ex-ponto de tráfico de drogas,prostituição atualmente frequentado por emos e todo tipo de gente alternativa e esquisita.)

Várzea das Flor

Tipicamente conhecida, essa privada lagoa pública é um dos pontos mais visitados pelos contagense nos fins de semana. Pode-se contrair mais de 30 doenças a cada mergulho nos 44 milhões de metros cúbicos de bosta água contidos nesta fantástica barragem. Deve-se ressaltar que voltar vivo deste típico programa de fim-de-semana contagense é uma façanha digna de Highlander já que somente alguém imortal poderia resistir as fossas que sugam banhistas, atropelamento por lanchas e jet-skis, cães pit-bull levados por pit-boys ou vice-versa além de ótimos petiscos feitos de presuntos fresquinhos colhidos ali mesmo na margem da lagoa. Outro ponto importante são as cores deslumbrantes do local: A aréia é preta, a água marrom, a mata cinza.

Um fenômeno interessante que acontece por lá é que não é necessário entrar na água para contrair micose de pele e unha. Apenas é necessário ficar na direção contraria ao vento que vem da lagoa pois, só a umidade trazida pelo vento faz com que a pessoa fique instantaneamente manchada como um salame.

Na orla da lagoa pode-se ver sutís placas de aviso - Foto ao lado - aos banhistas de que é um pouco perigoso banhar-se naquelas águas.

Boatos não confirmados também falam que existem chances de se contrair T-vírus entrando na água, porém nenhum habitante, ainda vivo, chegou a dar entrada em hospitais e postos de saúde da cidade com os sintomas. Vale lembrar que os mesmos hospitais e postos de saúde só costumam não estar de greve uma vez por semana e que o único funcionário presente nestes raros dias é o porteiro, velho conhecido dos repórteres da imprensa local.

Casa de Cacos

Construída por um ex-lavador de louças é totalmente revestida com os cacos de louça e vidros, resultado da excelencia profissional do construtor, que ao ser demitido inúmeras vezes de butecos da região,se apoderava dos cacos para terminar seu o barraco. Inclusive os utensílios e adereços que a compõem, até mesmo os móveis. Infelizmente, após vários turistas se ferirem gravemente no escorregador do jardim a casa foi fechada a visitação. Más ainda é possível indetificá-la entre o casario contagense. É a única residencia do município inteiramente acabada a primeira, sem puxadinhos, barracoezinhos, lojinhas ou qualquer outra intervenção arquitetônica amadora.


Complexo Itaú Power Shopping

Conjunto de empresas mercearias de grande porte que vendem desde de tijolo empacotado até aparelho de ginástica de R$ 2500. É divido em quatro mercearias: Leroy Merlin o Mago, Sams Night Club, Another Brick in the Wall-Mart e o Itaú Power Shopping. Vê-se claramente que este complexo não foi projetado para estar localizado em Contagem pois:

  • 1º: Mesmo se cada contagense tivesse oito carros e fosse ao mesmo tempo com todos estes para lá, o estacionamento ficaria com a metade do número de vagas cheio visto sua dimensão.
  • 2º: O preço dos produtos vendidos lá é diretamente proporcional ao tamanho de seu estacionamento enquanto a renda do contagense é inversamente proporcional a este.

O shopping é ponto de encontro de emo´s e seus amiguxos nas noites de sábado, domingo, segunda e o resto da semana já que não fazem nada da vida mesmo, a não ser chorar. Além de típicos contagenses que não tem grana para comprar nada por lá e só ficam desfilando com suas roupas, compradas no Camelódromo local ou no Shopping Oi, pelos corredores com uma "latinha de coca" comprada na banquinha do lado de fora do complexo.

Ao passear pelos corredores, que normalmente estão quase vazios, buscando novos ares e rostos o contagense de primeira viagem se espanta com a quantidade enorme de vizinhos e amigos transitando por lá, conhecido como "Efeito Déjà vu" - vide abaixo. Uma regra usual é não cumprimentar já que aqueles que se conhecem fossem se cumprimentar lá dentro formaria-se uma aglomerado de pessoas umas tocando nas mão das outras. Outra justificativa atribuída a esta regrá é que o ar condicionado não é muito bom e faz com que as pessoas andem com o nariz em pé.

Micro Big Shopping

As imensas construções do Micro Big Shopping

A pretensão de ser um "Big" Shopping foi levada a tal ponto que o shopping teve esta palavra em seu nome, mas quando se está lá dentro é possível dar três voltas completas pelo shopping vendo todas as ofertas com apenas um minuto. A imensidão das construções pode ser vista na foto ao lado.

Lá também é o local onde o(a) contagense feio(a) e sem graça irá frequentar em busca de pessoas legais, bonitas e ricas. Certamente a tentativa sempre falha pois, este só encontrará gente como ele.

Um fato interessante ocorré por lá: há um ponto de ônibus em frente ao Shopping, mas aqueles que se acham importantes demais para serem vistos pegando ônibus normalmente numerados com 002A E B, 402 A e B ou até 666 andam cerca de dois quarteirões até o outro ponto para que não sejam vistos entrando em ônibus já que até cinco minutos atrás, dentro do shopping, ela(e) dizia ter um Vectra estacionado do lado de fora. Também é uma tradição milenar mantida pelos frequentadores locais de ir ao Big, dar 30 voltas completas em seu interior, visitando sempre lojas em que não correm o risco de serem abordados por vendedores, já que isso causa constrangimento em quem não tem dinheiro algum. E, quando bate aquela fome, saem do big e se fartam com os horríves e sujos x-bactéria deliciosos sanduíches vendidos no entorno do Big, sempre feito com asseio e carinho, pensando na saúde do cliente. Há relatos de pessoas que sobreviveram depois de tais aventuras, apesar de ainda guardarem sequelas de cólera e hepatite.

Cidadões Famosos de Contagem

Uma figura muito famosa nascida e criada nessa região, é Rivaldo, que se popularizou na região, no Brasil e no mundo depois que fez um hit e colocou na internet, no site do youtoba youtube, com o famoso título de RIVALDO, SAI DESSE LAGO, contando com a participaçao de vários outros atoas artistas e cidadaos contagense.

Uma celebridade do sertanejo que já viveu em contagem é Paula Fernandes a peguete do Rei recordista de especiais de fim de ano e arauto do reveillon Roberto Carlos; ela viveu na savassi de contagem o Eldorado tocou em alguns Bares da cidade e de BH por 40 reais depois disso ela foi fazer especial da globo...mas apesar de ter vivido por aqui nen ela nen os nativos se lembram desse fato.

Nitro UP Night

Antiga absoluta, Gitana,Arena e Foccus minha mãe era piriguete da Foccus. A cada dois homicídios ocorridos no local, numa perspicaz estratégia de marketing, mudava-se o seu nome, mas essa estratégia já não estava funcionando, então os donos da casa, que também são donos de metade do comércio de Contagem, resolveram vender para alguém que entende do assunto. O mais novo dono da casa é ninguém menos que Silvinho's, o homem que se alto intitula o show-man de Contage das abroba.

Apesar de isso ser um artigo do desciclopédia e provavelmente por isso ninguém vai acreditar nisso, mas a mais pura verdade é que existe uma placa na entrada do referido local pedindo aos distintos cavalheiros frequentadores a deixarem suas ARMAS na chapelaria.

Centro(s)

Há duas instâncias conhecidas do Centro de Contage:

  • Burocrático
  • Capetalista

O Centro Burocrático é amplamente desconhecido da população contagense a não ser quando é necessário fazer tarefas despendiosas e inúteis como ir a Igreja, ao Forum ou na Casa de Cultura. Ao final do expediente de enrolação trabalho a maioria da população contagense vai torrar a grana que ainda não ganhou se divertir nas mais diversas formas de lazer como Butecos, bares, copo sujo, lojas de 1.99, lojas de artigos contrabandiados importados, comer um churrasquinho de filé miau e fazer uma visita aos Pontos Turísticos que não necessariamente se encontram neste Centro. O centro é tão desconhecido que muitos contagenses acreditam que o centro de contagem é o bairro ELdorado. Alem disso o centro mais frequentado pelos Contagenses são o centro de Belzonti (tradução: Belo horizonte) e o centro de macumba.

Efeito Déjà vu

Bem, não se trata de um erro na Matrix como pode-se pensar e sim descreve aquele momento em que o incauto contagense que vai ao Micro Big Shopping ou ao Complexo Itáu Power Shopping pensa que verá pessoas diferentes daquelas de seu cotidiano mas se depara apenas com vizinhos e amigos pelos corredores, praças de alimentação ou até mesmo no mictório.

Serviço de transporte público

Exemplar de ônibus que trafega em Contage

O poder de renovação da frota viária é imbatível até para munícios do Estado de Minas que contém a frota mais velha do mundo: Zero ônibus trocados desde a fundação do município e com ela a criação da primeira linha, 666 ou comboio do inferno. A foto ao lado mostra um dos melhores exemplares em pleno funcionamento trafegando nas ruas de Contage.

Os melhores exemplares de ônibus estãs nas linhas 002, também conhecido como a barca do inferno, que além de passar por 122321 bairros da região metropolitana, incuindo-se Ibirité e uma parte de Belzonte. Uma prova da insatisfação felicidade dos usuários dessa linha é o sucesso das comunidades no orkut: "o 002 já quebrou comigo" ou ainda "002, a barca do inferno". Outras espécies peculiares de Contagem são os famigerados e temidos ônibus que vão para o bairro Nova Contagem 6640, 6670 e 666, onde se pode acompanhar ao vivo brigas de gangues, galinhas e porcos em caixas minúsculas além de outras inúmeras diversões. O 66XX é conhecido por passar de 2 em 2 minutos e mesmo assim andar sempre lotado, uma prova da infinita população de Nova Contagem. Não podemos nos esqueçer dos ônibus mais famosos de Contagem, 402A e 402B. Como um faz o caminho contário do outro, troque os ônibus e nunca mais conseguirá chegar em casa. Passam de 3 em 3 dias, e dão a volta em 5481 favelas de Contagem, passando até pelo condomínio de alto luxo Sandoval de Azevedo.

Destaque também para a linha Novo Retiro no seu bolso, que faz uma competição amistosa entre seus motoristas para ver quem consegue pegar mais passageiros por vez, fazendo todos os ônibus (303, 301 A...Z) passarem exatamente no mesmo horário nos pontos. Assim, se você chegar 5 minutos depois, precisa esperar mais de uma hora para tomar outro ou então embarcar em um intermunicipal, deixando seus olhos com o trocador para tentar inteirar a passagem, porém com a opção de ir tomando um vento enquanto se pendura do lado de fora da porta.

Contagem também possui linhas de ônibus metropolitanas. Esses ônibus são conhecidos por irem do inferno (vulgo Contagem) até o centro de Belo Horizonte. São os famosos vermelhões. Com certeza, você que já foi até Contagem já viu algum desses. Passam toda hora, com numerações que nem Deus sabe o que é, indo de bairros como Urucuia até o centro de BH. Os piores exemplares dos vermelhões são as linhas 2950, que passa a cada 2 horas e anda sempre lotado, 1130, 1140 e 1270, conhecidas por passarem de 5 em 5 segundos, com gente explodindo pela porta e surfando no teto. Vale lembrar que o surf de ônibus é muito praticado em Contagem, tendo nascido lá o campeão mundial dessa modalidade esportiva.

Habitação

Contage é uma das cidades mineiras em que mais se destaca a habitação do tipo "coração de mãe", em que em apenas um terreno de 60 metros quadrados mora toda a família: filhos e filhas casados, netos, primos.... Vamos lembrar também das habitações de alto luxo, o condomínio Sandoval de Azevedo, as mansões no Parque São João e aqueles conjuntões da MRV no Jardim Riacho, bairro do famoso complexo Riacho (Riachinho, Jardim riacho, Riacho das Pedras, Riacho Doce e vários outros).

Fórum Pedro Desleixo

A fabulosa estrutura e organização do Fórum Pedro Desleixo, às 16:30 h

O famoso núcleo das atividades forenses de Contage das Abobra é um local realmente peculiar. O projeto ficou a cargo de Oscar Niemeyer, que um dia, bêbado num bar da Lapa (quando ainda estagiário da Escola nacional de Belas Artes), desenhou o prédio, a pedido de Newton Cardoso.

Inicialmente construído para funcionar como depósito de hortifrutigrangeiros, passou a sediar, na década de 1970, a seita de fanáticos denominada Igreja Quadrangular do Triângulo Redondo, que incitava a prática de sodomia, sacrifício de crianças e matança de animais de médio porte (bodes, vacas e cachorros). Fechada a igreja no início da década de 1980, por iniciativa do Ministério Público, o mercadinho de Contage passou a funcionar como prostíbulo e, logo após, como Fórum (antes denominado Sebastián de Belalcazar e hoje Pedro Desleixo).

Reza a lenda que, devido à enorme carga negativa que paira sobre o local, os juízes costumam se reunir, sempre às 16:30, para a conhecida "sessão do descarrego", na qual uma conhecida funcionária local (dotada de poderes místicos), libera os demônios que eventualmente tomam posse do corpo dos magistrados.

Multas de trânsito

Tentando se equiparar à BHTrans, os habitantes de Contage fundaram a Transcon. Em pouco tempo conseguiram superar as sacanagens da original de Belo Horizonte, transformando multas de trânsito na arrecadação principal do poder público municipal.

O que dá multa em Contage:

  • usar a segunda marcha
  • ouvir qualquer coisa no rádio que não seja sertanejo
  • desviar dos buracos crateras nas ruas
  • reagir a assaltos
  • mascar chicletes
  • cantarolar ou assoviar
  • piscar
  • usar óculos escuros para esconder que está piscando
  • usar bone para esconder os óculos escuros
  • usar camisas que tenham nomes de cidades litorâneas
  • não falar corretomineirês

Curiosidades

  • É a cidade que mais se escuta axé no Brasil!
  • O sonho de consumo da maioria dos jovens do sexo masculino é comprar um chevetim, rebaxá, colocar insulfilme, colocar um som "violento" e sair pela cidade ouvindo um variado repertório de músicas ruins de axé, funk ou sertanejo
  • É comum as pessoas se vestirem iguais, pra garantir que isso aconteça, o grupo junta um dinheiro e manda fazer camisas iguais para todos e saem todos juntos pra zuá
  • Lá existem 5 cachorros por habitante (a maioria fruto de cruzamento de pincher com dog alemão). E metade deles fica na frente do Fórum Pedro Desleixo. Além disso, 80% são machos, já qué as fêmeas não aguentam o regaço quando estão no cio e morrem (Quando a cachorra tá no cio aparecem 6 atrás, mal um acaba de fazer o trabalho e já vem outro atrás.)
  • As pessoas de maior poder aquisitivo moram ou no bairro chamado El Dorado , tido como Beverly Hills da Cidade Industrial ou no centro,onde vive a burguesia decadente da cidade(Diniz, Camargos, Cunha,etc.) ou no pitoresco Jardim Riacho das Pedras entre os mais de trezentos Riacho,riachinho,Novo riacho(...) ser considerado o único com um melhor poder aquisitivo e que concentra o empresariado de contagem (apesar do bairro contar com um exuberante córrego) que quando enche envade as luxuosas casas que fazem por coincidência um contraste com o Bairro Bandeirantes ou simplesmente favela.
  • Nunca alguém nascido em Contagem fez algo que preste. Não existe nenhum artista famoso, nem funkeiro, nem jogador de futebol, nem nada, que tenha nascido em Contagem. Logo, quem nasce em Contagem está fadado ao fracasso.
  • Contagem foi notícia no mundo uma única vez, quando houve a tragédia da Vila Barraginha.
  • Recentemente, a cidade foi notícia em todo o território nacional devido ao caso do Maníaco de Contagem que acabou preso em Fevereiro de 2010, que prova que nada de bom pode sair única e exclusivamente desse município.
  • A maioria dos transeuntes dessa cidade veste roupa comprada na feira do paraguai. Os que não vestem estão pelados roupas vagabundas moram no condomínio residencial chamado Estância do Hibisco.
  • A primeira e mais famosa linha de ônibus chamada: "002 - Circular a barca do inferno ", foi fundada antes da cidade, pois já existia um trem fantasma que fazia o mesmo trajeto.

Ver também