Cordilheira dos Andes

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Todos chilenos dormem felizes sabendo que esta imensa cordilheira os separam da Argentina

A Cordilheira dos Andes é uma cadeia de montanhas que corre no oeste da América do Sul. Originalmente os Andes iam da Colômbia a Bolívia, mas o Chile o estendeu até o sul para o separar da Argentina.

Poucos países do continente não tem um pedaço dos Andes, como o Paraguai (mas soubemos que ele iria trazer um da China), o Uruguai e o Brasil. Mas o Brasil não precisa, já que tem a gloriosa Serra do Mar, que na sua época de glória, antes dos dinossauros, era bem mais alta que os Andes, que era uma planície ridícula.

Tabela de conteúdo

[editar] Fauna e Flora

A Lhama rumina a velha sabedoria andina
Nos Andes podem-se encontrar diversos seres vivos:
  1. Lhamas
  2. Guanacos, um tipo de lhama
  3. Alpacas, outro tipo de lhama
  4. Condores
  5. Argentinos, especialmente em Bariloche
  6. Plantas dos Andes, como aqueles cactos gozados que tem na Bolívia

[editar] Hidrografia

A neve que cai na Cordilheira só tem dois lugares para derreter, ou no Oceano Pacífico ou no Oceano Atlântico. Para o Pacífico ela desce rapidinho, já para cair no Atlântico tem de dar uma puta volta, o que explica porque o Rio Amazonas é o mais largo e caudaloso do mundo. Toda a água que cai do lado de cá do Peru pinga e escorre pelo Brasil, e é humilhante levar pingos do Peru. Com o derretimento da última era do gelo um rio se formou no Deserto do Atacama (o mais seco do mundo) causando uma migração de Mamutes em massa.

[editar] Civilização

Não se deixe enganar por essa carinha de anjinho, não...
Na Cordilheira dos Andes surgiu uma das mais sanguinárias civilizaçãoes de todos os tempos, os Incas. Os incas dominaram e massacraram todos os povos da região (exceto os irredutíveis Mapuches). O império Inca atingiu seu máximo apogeu territorial coincidentemente um dia antes de Francisco Pizarro e seus soldados espanhóis chegarem ao Peru. Obviamente todos os índios oprimidos se juntaram aos espanhóis e deram o troco nos incas

Atualmente a Cordilheira é palco da florescente civilização boliviana liderada pelo cacique Evo Morales. Mesmo o Peru tem visto grande crescimento nas maõs do sargento Alan Garcia.

[editar] Lugares turísticos

Os transportes na Cordilheira dos Andes.
A cordilheira está cheio de lugares turísticos e interessantes para se visitar, o que é duro é subir. Descer é rapidinho...
  1. Machu Picchu
  2. Lago Titicaca
  3. Bariloche
  4. Valle Nevado
  5. Aconcágua, cujo pico fica na Argentina, demonstrando a velha teoria (argentina) que eles são o pais top das Américas
  6. As nascentes do Rio Amazonas

O turista que vai aos Andes no inverno verá toda a brancura da neve sobre as montanhas. O turista que vai no verão verá que vai ter uns pontinhos cinzas e marrons no meio da brancura da neve.

A maneira mais confortável de conhecer os Andes é na janela de um avião, de preferência na primeira classe, vendo alguma Comédia Romântica e comendo bastante amendoins,pipoca e dando uma foda.

Tango.gif
Villa 31.jpg
¡¡¡NO LLORES POR MI, DESCICLOPÉDIA!!!!!!

Como Maradona és muy merrór que Pelé y La Bombonera és más grande que el Maracanã, esto artículo és lo más merrór de la Desciclopédia. La torcida del Boca Runiors há assegurado que és un lerrítimo artigo arrentino porteño y por eso LO MEJOR, SIEMPRE...
Evo.jpg

Esse artigo é importado da Bolívia!!! E tem altas doses de Coca!

Como todo bom artigo boliviano ele fala sobre como o Imperialismo Norte americano deve ser combatido. Mas cuidado, provavelmente o autor estava sob altos efeitos de Coca.
Cuidado!!! A qualquer momento um indio plantador de coca pode vir querer roubar o seu gás... E seu presidente neopelego pode resolver não fazer nada!


Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas