Cozinheiro

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Icon tools.png Cozinheiro
Marmiteiro, pipoqueiro, merendeiro

EduardoGuedes-450.jpg

Edu Guedes, cozinheiro frutinha
Lema Quem cozinha como eu cozinho
O que faz Prepara refeições
Utilidade Alto Alta
Popularidade Adorado por muitos
Salário Alto Variado
Empresa Todas
Sindicato Sindicato dos Cozinheiros
Profissionais Ilustres
Crystal Clear action bookmark.svg.png
Edu Guedes
Ex-Profissionais Jece Valadão e Luiza Erundina
Na ficção Romero Jucá interpretou um Cozinheiro num filme pornô
Animal Qualquer um frito, cozido ou assado
Planta Orégano e frutinhas
Padrinho da Profissão
Male Icon.png
Antônio Fagundes
Madrinha da Profissão
Female Icon.png
Ofélia Anunciatto



Cozinheiro ou Cozinheira é a profissão relacionada às pessoas que trabalham preparando refeições. Os cozinheiros podem ser tão bem remunerados quanto doutores e engenheiros, por incrível que pareça.

Esta profissão é vista como de “alto estilo” se for um homem, enquanto que mulheres que cozinham, não têm nenhuma fama por isso, já que não fazem mais que sua obrigação.

Os cozinheiros - apesar de ganharem mais e terem mais fama do que as mulheres - também sofrem muito preconceito por serem considerados “delicados e sensíveis”.

Tabela de conteúdo

[editar] Origem

Um cozinheiro

A origem da profissão de cozinheiro ainda é um mistério. Desde que os homens-da-caverna não comiam nada cozido, essa profissão era praticamente inexistente, para não dizer inútil.

Nesta época, as fêmeas passavam o dia em cabeleireiros e o machos caçavam feitos animais selvagens e jogavam futebol. Não existiam primatas que enfeitavam pratos, falavam francês e muito menos faziam bolos nevados.

Assim como o surgimento dos primeiros arquitetos e decoradores ,se tivessem existido também os cozinheiros, a humanidade não teria como se multiplicar sexualmente e existir.

A França tem o título de país da gastronomia (a arte culinária) enquanto que a Itália tem o título de país das comidas hiper-caloricas.

Pessoas do mundo inteiro visitam esses países para provar as iguarias que foram criadas em momentos de guerra e grande miséria, como os pratos feitos de restos de animais e queijos estragados.

Mesmo a Itália, criou um dos pratos mais conhecidos pelos países pobres que é o macarrão grudento misturado em molho de tomates quase estragados. Essa iguaria é degustada com Fanta Uva, ou suco de uvas de refugo. É a principal refeição de muitas universidades e empresas.

[editar] Perfil

Sorvete de Hot Dog com mostarda

O profissional do fogão se divide em duas categorias principais: o Cozinheiro do sexo masculino (ou não) e a Cozinheira.

  • Cozinheiro - Geralmente um pouco acima do peso, jeito delicado, voz fina e obsessão com limpeza. Pode ser totalmente careca ou totalmente cheio de pêlos, motivo pelo qual não faz muito sucesso fazendo sobremesas. Por viver sempre de dieta para manter seu peso – em vão- o cozinheiro geralmente tem mau-humor. Este fato também leva a crer que pode ser porque o cozinheiro desempenha uma função normalmente feminina e não devia ganhar a vida fazendo bolinhos de marzipã.
  • Cozinheira - Sempre acima de trinta anos e visual meio desleixado. Nunca consegue muita fama por que cozinhar é a função primordial das mulheres mesmo.

As do tipo Vulgar, podem ficar excessivamente obesas, como é o caso das merendeiras de escola e as baianas de Salvador.

[editar] Tipos de cozinheiros

uma típica cozinheira e sua receita espetacular.

A arte gastronômica divide os profissionais cozinheiros em várias categorias distintas.

  • Cozinheiro Internacional - Ou Goumert. É o cozinheiro, supostamente homem, que na maioria das vezes, estudou, trabalhou e morou junto com grandes mestres da cozinha. É comumente chamado de arquiteto ou decorador de pratos.
  • Cozinheiro Artista - Com a grande fama que os cozinheiros têm adquirido, muitas pessoas se autointitulam cozinheiros internacionais. Com essa fama, querem sugestionar as pessoas que possuem algum talento que não seja o de se relacionar com empresários homossexuais e ricos. Os expoentes dessa categoria são Edu Guedes o pipoqueiro e Olivier Anquier o padeiro queima-rosca.
  • Cozinheiro Comercial - São todos estes apresentadores-cozinheiros que têm programas de TV. Sempre ensinando receitas ruins e mal-feitas, o objetivo é apenas vender eletrodomésticos inúteis. A apresentadora Ana Maria Braga usava cozinheiros amadores para se passar por alguém que sabia fazer pelo menos sanduíches de mortadela.
  • Cozinheiro Teen - Ainda em expansão. Querem sugestionar jovens e obesos à adotar alimentação saudável. O programa da Jeri Moon está tentando – sem sucesso – criar quadros deste tipo. Em uma das receitas ensinadas, estava biscoitos de bolacha Maria com Pasta de Amendoim. Acompanhado por Leite Moça com Nescau.
  • Cozinheiro Vulgar - Nesta categoria se enquadram todos os profissionais que produzem alimentos populares em grande escala, como o churrasco grego, o churrasco, boleiros/doceiros (fazem bolos e doces), o cozinheiro do bar, merendeira de escola, marmiteiros, vendedores ambulantes de comida, pizzaiolo, vendedor de coco, baianas que fazem acarajé etc.

[editar] Outras Atuações

Torta de Morango e Feijão com Ovo frito

O profissional da cozinha também poderá atuar em outras áreas, ainda em expansão:

  • Culinarista - É o gourmet fracassado que ganha a vida criando receitas insuportáveis como bolo de abobrinha e torta de caqui. Este profissional geralmente é mulher, com mais de trinta anos e solteira. Na tentativa de arrumar um marido, pagam para aparecer em programas de TV e escrever livros de banca de jornal.
  • Duble de Cozinheiro - O Cozinheiro Artista geralmente não tem capacidade sequer de preparar Tang, sem queimar alguma coisa. Para que ele possa encenar seus pratos na tv, ele contrata um “duble” que lhe ensina como colocar sal na salada e abria embalagens.

[editar] Profissionalização

Delicioso Scargot de chocolate
Um cozinheiro prodissional.

A pessoa que quer se profissionalizar como cozinheiro, antes de tudo, deve gostar de ficar o dia todo na cozinha, cozinhando.

Ser filho de um proprietário de restaurante também ajuda muito. Além de seus pais acharem que você gosta dessa profissão e te deixarem o restaurante de herança, as mulheres vão acreditar que você é um homem sensível. Nunca vão desconfiar que você gosta é de pegar na berinjela.

Todas as universidades possuem algum curso relacionado a esta arte. Seja como Gastronomia, Engenharia dos Alimentos e mesmo Nutrição ou Farmácia, já que poderá criar receitas culinárias de complementos alimentares e coquetéis de remédios.

A Universidade Olodum UO, possui um curso de Culinária para Oferendas, onde se ministram cursos para aqueles que querem fazer farofas de milho e manjares para santo nenhum por defeito.

[editar] Ver também

Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas