Crato

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
BandeiradoCeará.jpg
Imagem.asp.jpg
EITA PAU!

Crato vêi de jegue, diretin do Ceará, bixin. Pense num artigo mó limpeza, maxo véi. Mais se tu frescá cum ele, o Beco da poeira tôdin vai arrombá o teu boga, seu fí de quenga!

Clica quí pra ver o quí o jegue trouxe cum ele.

Nordeste do Brasil1.png
Nordeste.jpg
Crato é caba maxo!

Aqui si fala com sutaque nordestino, si toma cachaça, come rapadura e podi ti furar com uma pexêra si tu pensá em futucá ele, visse?
Note: não se avexe em por mais coisa nessa muléstia
Crato
Bandeiracrato.JPG
Bandeira
"A princesa enfeitiçada do Cariri"
Gentílico: Boémios
Localização Faz parte do Juazeiro
Clima Mais fresco que o Juazeiro
Governo PSDB ou PMDB
Estilo Musical Forró Mela Cueca
Região Metropolitana Cariri (Se chamar Juazeiro dá guerra!)
Economia Uma industria de chinela e umas de tijolo
População 120 mil habitantes sendo divididos entre: quengas, Emos, vidas-lokas, políticos e orifícios doce.


Nota: o trecho seguinte está "compactado" de modo a despoluir visualmente o contexto da página toda.

Cquote1.pngVocê quis dizer: Juazeiro do NorteCquote2.png
Google sobre Crato
Cquote1.pngVocê quis dizer: Bairro mais chique e elitizado de Juazeiro do NorteCquote2.png
Google sobre Crato
Cquote1.pngVocê quis dizer: ViadosCquote2.png
Google sobre Crato
Cquote1.pngVocê quis dizer: Cidade das PraçasCquote2.png
Google sobre Crato
Cquote1.png Que lugar lindo! Que lugar cheiroso! Que gente bonita! Cquote2.png
Pernambucano de Ouricuri que não sabe o que é coisa boa ao chegar no Crato pela 1ª vez
Cquote1.png Eu sou filho do Crato, mas pai de Juazeiro do Norte. Cquote2.png
Padre Cícero sobre Crato
Cquote1.png Isso é filho que tu me arrume? Cquote2.png
Cratense sobre Crato
Cquote1.png Será que eu nunca vou conseguir ser prefeito dessa cidade? Cquote2.png
Sineval Roque sobre Crato
Cquote1.png Juazeiro é melhor que Crato. Cquote2.png
Juazeirense sobre Juazeiro do Norte
Cquote1.png Crato é melhor que Juazeiro. Cquote2.png
Cratense sobre Juazeiro do Norte
Cquote1.png Pra que reformar o Canal? Nosso povo (emo) precisam de praças floridas Cquote2.png
Prefeito Samuel Araripe respondendo as suplicas dos cratenses
Cquote1.png É necessário defendermos com unhas e dentes o ultimo bastião de nosso poder Cquote2.png
Tasso Ribeiro Jereissate disposto a tudo para defender a última vaca leiteira do PSDB no Cariri
Cquote1.png Melhor cidade do Semi Arido Nordestino pra se morar Cquote2.png
Cratense lunático despeitado pelo fato do Juazeiro receber as melhores e maiores empresas, e o Crato receber os restos
Cquote1.png Hoje é Sextaaaa?? Então eu vou pra Chopperiaaa Que lugar cheiroso! Que gente bonita! Cquote2.png
Nativo do Crato feliz por chegar o único dia que tem da semana pra sair, e único lugar que tem pra sair
Cquote1.png Hoje é Sábado, vou para o Shopping do Crato! ! Cquote2.png
Cratense se referindo ao Supermercado São Luiz
Cquote1.png Pra cimaa deles Azulão do Cariri!!! Cquote2.png
Torcedor do Crato Esporte Clube
Cquote1.png Deve ser lá pras bandas do Seminário, perto da GRENDENE... Cquote2.png
Morador do centro da cidade ajudando visitante a contrair dengue, AIDS e hepatite B
Cquote1.png Deve ser lá pras bandas do Seminário, perto da GRENDENE... Cquote2.png
Morador do centro da cidade ajudando boyzinho metido a rico do Grangeiro e Sossego a chegar no ponto de drogas
Cquote1.png Que beleza, hoje é Domingo, vou pra Nascente! Cquote2.png
Morador do Seminário, Alto da Penha e Pinto Madeira feliz por está indo para o clube mais amundiçado do Cariri
Cquote1.png Oxe, essa merda num tem prefeito não é?! Cquote2.png
Um simples morador do Crato qualquer
Cquote1.png Tem sim, é porque ele tá na casa dele lá em Fortaleza! Cquote2.png
Cidadão Cratense consciente

O Crato é o irmão vagabundo da "Região Metropolitana do Cariri". Terra colonizada por Baianos o que justifica sua cultura da preguiça. No Tripé das cidades mais importantes do Cariri (encabeçado pelo grande irmão Juazeiro do Norte, possui a maior concentração de Cabarés além da maior população de Garotas de Programa, fatos que contribuem em 40% o PIB municipal. Anualmente a cidade promove um Evento para divulgar suas Garotas de Programa conhecido como Exposição do Crato. Além disto o Crato sedia a Universidade das Raparigas do Cariri - URCA que possui diversos cursos inúteis e cuja a existência se justifica por ser o "cabide de emprego" dos irmãos da Maçonaria.

Tabela de conteúdo

[editar] História

Crato.

O nome Crato foi dado em homenagem a cidade homônima Crato em Portugal que possui características iguais a esta terra (vagabundagem, preguiça e prostituição), antes disto ela foi chamada de Missão do Miranda pelo Missionário Capuchinos liderados pelo Tarataravô de Padre Edmilson da Paróquia da Sé, o Frei Carlos Maria de Ferrara. De acordo com a Torre do Tombo na Bahia, o Crato foi colonizado para a exploração pecuária (o que explica a quantidade de vacas existentes), entretanto com o tempo vários burgueses e aristocratas estabeleceram-se nesta cidade devido ao seu clima frio que lembra as regiões da Europa com seus cabarés estilo Moulan Rouge. Na Década de 20 o Crato enviou para o Distrito de Tabuleiro do Norte um padre Nerd, RPGistas e bom de papo chamado Cícero Romão Batista que emancipou Tabuleiro do Norte para a maior piada da Região do Cariri: Juazeiro do Norte, ato considerado um cuspe na cara dos cratenses.

[editar] Características

Os nativos são conhecidos como Gênios, mas que na verdade estão mais para autistas trogloditas bairrista atemporais (mas se quer conhecer um barrista mesmo vá para Juazeiro da Norte). É aqui que ocorre uma festança, no mês de Julho, envolvendo bois , carros Toyota, Honda , muita mulher bonita e forró, tal festança está para se acabar pois a falta de criatividade da cidade não está permitindo nenhum tipo de inovação. Tudo isso muito bem regado a cachaça e comidas servidas por lindas moças: Expocrato. Saldo da festa: 10000 mulheres grávidas. Tem parcela significativa da população dedicada ao desenvolvimento da ciência local e da boa caridade para a mundiça do juazeiro. Possui uma universidade pra lá de briguenta que anima suas noites! Sua principal praça é rodeada de bares que tocam jazz a noite toda e incomodam as velhinhas dos becos próximos. O maior Hospital da cidade é o Santa Teresa, hospício de responsa que já foi concebido pra receber o esquisitíssimo número de loucos que a cidade possui. Um vereador da cidade está tentando criar uma lei para derrubar os edifícios da cidade de juazeiro do norte. Pois, segundo ele, os altos edifícios fazem sobra na cidade do Crato. (também um buraco daquele, só pode fazer sombra).

Crato tem aproximadamente 122.000 habitantes segundo o IBGE de população fixa(sem contar estudantes). Porém se contar cm a população Pernambucana q vem morar por aqui, estima-se que essa população chegue a 550.000 habitantes.

O centro do crato é formado por 3 ruas que na verdade servem de mostruário para o que pode se encontrar nas lojas da cidade vizinha.

[editar] Diversão

Favor não confundir.

Aqui fazemos muitas coisas pra nos diverdir. Por exemplo: as velhotas da cidade, colam as cadeiras na calçada (de prefêrencia aquelas de balanço) e fofocam sobre a vida do "povo". O mais jovens (entre 10 e 18 anos) nas sextas vão comer pizza na extenção do CTC(onde as pre-adolencentes produzem os albuns de seus perfis no Orkut, aos sabados os playboizin e as playboazinhas batem perna no Cariri Shopping, que fica no Juazeiro e aos domingos vão a Praça da Sé, logo após a missa (sabe: coisa de cidade do interior de 1920?) os mais velhos são chegado num barzinho (que também tem na Praça da Sé) e também tem uma Chopperia que fica ao lado do Shopping... digo, do Mercadinho São Luis, mas muito cuidado ao ir na Chopperia, porque eles sempre cobram coisas que você não consumiu, se por acaso perdir um chop, anote no caderninho, por quando vier a conta (que é informatizada, super moderna e tal) vai vir que você tomou: 2 chops, um espetinho, casquinha de carangueijo, e uma dose de vodca), Fica a dica! Tem o point GLBTTxzvw e etc...A Casa das Artes Olhar(que fechou e agora é o espaço zen, que vende comida vegetariana). E ainda uma Boate suuuuuurper legal, a "WEST CARD HALL Acabou a Festa"(antiga PY), tem o tamanho do ovo. É legal por que é mais facil encoxar as raparigas do Crato. Mas a maior diversão são os cabarés... A cada esquina tem um. Ps:A WEST CARD HALL fechou também e daqui a alguns milênios uma universidade vai ficar pronta onde era a casa de show.

[editar] Economia

A Economia é movida pelo Cra-forró, digo, Expocrato. Feira agropecuaria superfaturada, onde os agroboy de Recife e Fortaleza desfrutam das meninas locais. Outra fonte economica é a especulação imobiliária exploradora de matuto, o povo sai de Assaré, mal paga a conta de luz, e vai morar num apartamento de 700 reais no Pimenta, achando a coisa mais bonita do mundo. E também funciona como parque de lazer pra mundiça do Juazeiro.Ahhh, e não esqueçam dos Pernambucanos de Araripina, Exu, Bodocó, Ouricuri, Granito, Trindade , Salgueiro e Ipubi q vão tudo estudar no Crato, lógico que são aquelas pessoas que o pai não tem condiçao de mandar pra Recife, daê vem pro Crato. Mas não sei se muda mt coisa não, a matutada de PE pega um apartamento no Centro em cima da Insinuante por 600 conto, o apartamento todo arrombado! Os filhos de prefeito dessas cidades de PE pra querer esnobar geralmente alugam alguma casa no Grangeiro ou Sossego(bairros mais caros da cidade) pros seus filhos irem morar, sendo que muitas vezes nãom pagam nem o aluguel e são despejados, resultado: vão morar no Seminário ou Alto da Penha!

Tem um ditado que diz que,se chegar no Crato e dizer: "XÔ Pernambuco", não fica ninguém no Crato, visto que 90% da população do Crato é de gente de Pernambuco. Se vc conhece alguém que nasceu no Crato, provavelmente os pais deles nasceram em Pernambuco!

[editar] Educação

Quase não existe. Os colégios particulares mais parecem albergues multiraciais, que abrigam todo tipo de elemento vindo das redondezas, que não fazem outra coisa a não ser tirar fotos fardados e correr pra colocar no Facebook (antigo ORKUT), só a assim a mundiça da cidade natal fica sabendo que o pai vendeu a casa pra pagar colégio. Depois de aberto o curso de artes cenicas na URCA ouve um significante incentivo teatral por parte das escolas particulares; mais precisamente pelo CPP (pois não se sabe ainda se a misteriosa garota do video do Diocesano é realmente de lá), foi mais que eficiente a super produção e divulgação das fotos "BOBÓ um album via bluetooth" e Jéssica Topa Tudo e Felipe Broxa versões 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. E tem os individuos de alta periculosidade que se matriculam nas FEBEM's, desculpa, escolas públicas locais, que praticam o que aprenderam nas ruas do Centro, Pimenta, Sossego e Mirandão.

"-Palavras de um romeiro frustrado criado na cidade vizinha do Juazeiro da "Morte" (Norte),que não deu pra ser romeiro e provavelmente faz parte hoje do progama municipal PROJETO MARGINAL criado pelo prefito larápio que não conseguiu nem encanar água pro povo beber,não é por a caso que Juazeiro do Norte está dota asfaltada,como sobreviveria uma pobre planta em um lugar sem água que tem tanta semelhança com o inferno."

[editar] Clima e Relevo

Existem 4 estações no Crato bem definidas: Calor, Mormaço, escaldando e arrancando o coro. Ou seja: nem quando caiu granito(?????) no crato, o pessoal ficou com frio.

Agradabiliiissimo na chapada (que esta se degradando)

[editar] Cultura

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Expocrato.


Isto é com o Crato mesmo!!!Otoridade!Após o horror forrozeiro da Expocrato, que todos os anos o saite tudodbom.com faz cobertura (sei la se é assim maxo veii ... ), a cidade volta a ser aquele supra-sumo de erudição e pode-se ouvir até Bach e Haydn na amplificadora. Incrivelmente, apesar de "capital da cultura", um estranho Poltergeist robou-lhe todas as salas de cinema(nenhuma, ao menos,virou Universal do Reino de Deus, amém). Para ver um filminho, o cratense desloca-se tresloucadamente para o cine do cariri shopping, exemplo de modernidade e filmes atuais(vai sonhando,vai...)E engraçado.. O Centro CULTURAL do Banco do Nordeste num era pra esta na Capital da Cultura??? e Seminário Nacional de Cultura PoPular num era pra ter acontecido na Capítal da Cultura??? Naaaaooo.. Não me diga que foi no Juazeiro do Norte... ai o ego dos cratenses...

[editar] Bairros

Cratense do sitio Romualdo arrumado para ir numa seresta
  • Alto da Penha(a Santa também num ia querê ficar lá naum)
  • Barro Branco(pense numa poeira vermelha)
  • Caixa da água (água em abundância só tem moral)
  • Centro(lembra Londres. O distrito comercial é conhecido como Juazeiro. Um trem-bala será implantado para chegarmos o mais rápido, e deixarmos o mais rápido possível)
  • Franca Alencar (existe?)
  • Gesso (Comunidade sangue bom, aliás bastante sangue! Contam com a grande infra- estrutura de uma quadra de terra onde delinquentes em sua ociosidade jogam uma pelada e fumam crack à vontade ao mesmo tempo.)
    Agricutura nativa do gesso.
  • Gizélia Pinheiro (Batateira, bairro conhecidíssimo. Nenhuma morte 'morrida' acontece por lá, só as de morte 'matada' mesmo)
  • Granjeiro(a Aldeota do Cariri, apesar da lama que chafurda nas ruas)
  • Independência (que nem bairro é, só pra dizer que tem mais um. É Vila Alta)
  • Lameiro(como o nome sugere... Onde os políticos, médicos, traficantes e pessoas desse nível moram.)Não é pra menos,tendo como satélite as vilas priquito,bunda lavada e pau em pé...
  • Mirandão(até o cemitério da cidade é mais animado. Dizem que é o Pimenta que não deu certo, sem contar que é o único bairro rodeado por 3 favelas: Vila Lobo; as Vila dos Póico (porque eles não sabem pronunciar Porcos e batizaram a faveletions de Póico, mesmo; e a do Taleeban, que é novissima e que apesar do nome, nunca na história desta favela aconteceu um assassinato/terrorismo/sequestro e todas essas coisas do mundo moderno)
  • Mutirão(Reina o anticooperativismo)
  • Muriti(abriga a maior concentração de terrenos baldios do Ceará)e o povo é muito disunido
  • Novo Crato (Aqui tudo é velho, não cai nessa)
  • Novo Horizonte (É só o nome)
  • Ossian Araripe(mas chamam de caixa-dágua)
  • Pantanal(faltam só os jacarés! Selvageria sobra. Sem contar que não é bairro, é Favela, ok?)
  • Pimenta (é o mais temperado, onde se concentra o Desfile das Virgens, tradicionalíssimo no 1° dia de Carnaval.)
  • Pinto Madeira (é pequeno...)
  • Santa Luzia (conjunto que fica no Bairro São Miguel, que aliás, tudo tem no São Miguel, até Hospital abandonado) (construído, perigosamente, num penhasco)
  • São Miguel (abriga o "shopping" da cidade, o São Luiz)
  • Seminário (Região metropolitana do cariri, MOral !!)
  • Sossego (tem mais não. Nem por lá)
  • Vila Alta (A ladeira é horrorosa)
  • Vila Lobo (é de trás de um morro grande pa porra. Ninguém se lembra, e é Favela, não é Bairro)

[editar] Arquitetura histórica

Já derrubaram tudin. Pergunta a Valtin...

UPDATE: Dizem que restam umas coisas históricas, como por exemplo, em cima da grande loja Zenir (é, aquela mesmo que pegou fogo em Juazeiro e que quase faliu a coitada da Macavi) tem uma casinha em cima que é histórica, não sei se é verdade, só entro na Zenir pra comprar (ou para cortar caminho até a outra rua) e não tenho tempo de ficar olhando pra cima pra ver uma coisa antiga, caindo aos pedaços, diga-se de passagem. Tem um prédio (onde só mora a putada velha da cidade) que fica em frente ao posto Cristo Rei (perto da estação de Trem) que também é histórico. Um dos primeiros da cidade, mas por ele ter sido um dos primeiros da cidade, certemente vai ser um dos primeiros a cair por pura falta de estrutura (leia-se: Reformas). Gente, é super perigoso andar pela calçada, de vez em qndo cai umas pedrinhas, reza a lenda que é do prédio mesmo. E temos (tínhamos) também, o famosérrimo "CINELÂNDIA", local que vendia cigarros e bebidas alcóolicas (mas também tinha baurú e café), onde os velhinhos se encontravam para sustentar sua Boemia. Localiza-se (localizava-se) no Calçadão da cidade, porém uma pessoa desalmada comprou o local e disse que demolir para construir uma biblioteca. Mas, gente, naonde o pessoal do Crato gosta de ler? Aqui não tem uma biblioteca sequer. Tem uma biblioteca pública, mas que só as pessoas lisas, que não tem dinheiro para pagar o Cyber de 1 real a hora, é que vão lá, ou seja, vivem às moscas.

Ai gente, esqueci de falar. Os museus da cidade são históricos, de verdade. Tem um que vivia sendo roubado, o de Fósseis (gente, só no Crato mesmo pra pessoa querer roubar fóssil, aqui a gente encontra até nas calçadas), mas aí eles foram espertos e colocaram uma cerca eletrica no local e o guardinha agora dorme lá, ou seja, se forem querer roubar, vão ter que passar pelo fortíssimo esquema de segurança. E o outro era a antiga cadeia do crato. Que hoje em dia abriga obras de atirsta (pfffffff) nada famosos. Mas também tem coisas dos índios Kariris, que tipos: é a unica coisa de valor naquele local. E Ambos se encontram aos arredores da Praça da Sé.

Prefeitura fazendo obras na cidade.

[editar] Filhos ilustres

Padrecicero.jpg
  • Zé Bedeu( 'Bebo' ilustre ja falecido, não se sabe se por cirrose ou por ser testemunha ocular de muito crimes,vc sabené c* de bebo não tem dono).
  • Moita
  • Lady Laura
  • Luana do Crato (Ave maria treis veiz!)
  • Sarissa do crato ( Conhecidissíma por seus belos videos!!!)
  • Padre Cícero - peraê...a gente já avacalhou com a cidade. Tudo tem limite, né não? O cara vai embora pro sítio vizinho, funda uma cidade maior e mais desenvolvida de onde todos os cratenses tem inveja, vê a terra natal engulir sapo e ainda tem que dizer que ele é filho ilustre????

Absurdo! A única coisa boa que o Crato pariu chama-se boemia.

  • Todos os Editores desse textículo sobre nossa cidade.

Mas não devemos esquecer que só foi graças ao filho do Crato,o Padre Cícero, que junto com Lampião que foi um grande professor Juazeiro existe hoje.

[editar] Esporte

O crato possui um estádio. Na verdade é um meio estádio, acho que pra combinar com a rodoviária, que também é só uma banda e com o prefeito e com o governador que são só meio homem. O time da cidade é o Crato E.c. Bom...na verdade não podemos chamar aquilo de time. e o prefeito ainda chega nas ruas e fala que vai fazer arquibancadas do outro lado para o crato subir para primeira divisão. primeira divisão? Uma coisa é certa: o gramado é o melhor da região. Mas faltam arquibancadas.

[editar] Atualidade

Prefeito eleito do Crato

O Crato atualmente não tem mais para onde sair a noite, não tem prefeito ou seja não tem nada. O atual dono da cidade do Crato é "Ronaldo da Cerâmica" [1]], que penhorou a alma pra conseguir este cargo, mas já está recuperando todo o dinheiro as custas do povo (marréclaro). O Ex-Prefeito e ditador Fred Flinstone, que conseguiu chegar ao poder derrubando um outro ditador sanguinário, perseguidor e que come criancinha (e não é comunista) Walter Peixoto, chamado também de Waltim ou o homem que engoliu uma taturana. Ronaldo vs. Samuel encontam-se num arrancarabo da pexte por causa de um mensalão (como se nunca tivesse tido isso por essas bandas). Até a Praça da Sé, que era o point de encontro do adolescentes da cidade e de demais boêmios (pense numa coisa brega) agora já não é mais, as pessoas agora só passam lá para se envenenar alimentar com as comidas típicas que são vendidas lá. Antes tinha um porção de bares mas parece que um padre, virado na peste mandou fechar todos e disse que todo mundo ia pro inferno. O lugar mais animado da cidade atualmente é a Igreja Universal pense numa gritaria danada quando se passa por lá. Não podemos esquecer da reunião nas quartas feiras de um monte de alienados salvos por um pastor advogado que defendem esse povo religioso do diabo! É a maior farra na quadra do CPP onde todos cantam dança e pagar sua passagem para o céu e garantem seu milagre, e o novo "Edirresgate" do crato.


v d e h
CEARÁ
CE
CE
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas