Cuauhtémoc
Este artigo é relacionado à história.
Cuidado com a Peste Negra! |
![]() |
Cuauhtémoc foi o imperador Asteca que mais se ferrou. Primeiramente, ele assumiu a posse no desespero, os Espanhóis já estavam dominando o império Maia e quase ninguém tava vivo da sua nação, foi um desespero para todo mundo. Como não tinha mais imperador e ele era o primo de quinto grau do imperador morto ele assumiu.
Observações[editar]

Antes de ser contada a sua história, é bom lembrar que Cuauhtémoc foi colocado lá aos 18 anos e seria uma sacanagem eu dizer que o cara na verdade foi um péssimo imperador, eu acho que ele não ficou nem um ano no poder. Seja como for, perguntaram para ele o que eles tinha que fazer para parar a fúria e o massacre que os Espanhois estavam fazendo.
Ele só sabia fazer uma coisa.
Algo que o povo dele fazia o tempo inteiro: Sacrifícios. Então eles resolveram jogar todo o povo dentro de um buraco que segundo o povo dele era sem fim, ele imaginava que se jogasse eles direto para o "sub-mundo" que era o tal buraco os deuses iriam aceitar o sacrifício e parar com os Espanhois.
Então começaram a culpar Cuauhtémoc (nome grotesco...) pois ele tinha jogado todo o povo no buraco sem fim sem ter levado em consideração que o buraco era sem fim para os Astecas e que esses humanos não iam morrer nunca se estivessem no buraco.
Cuauhtémoc teve que pensar em outra coisa além de um sacrifício.
No Solution[editar]
Cuauhtemoc teve que recorrer à uma cidade Asteca que também estava fraca e falida por causa dos Espanhóis, eles então colocaram todo mundo para lutar contra os Espanhóis e, bem, enquanto o imperador de 18 anos fugia escondido e disfarçado por um lago chamado Txuexuexuexaxa (nomes Astecas eram assim, não havia como evitar).
Então ele se encontrou com um homem chamado Heluan de alguma coisa, ele entregou a faca para ele quando o encontrou e disse: "Me mate! Me mate!" para o conquistador.
Acontece que eles não entendiam Asteca e o pegaram mesmo assim, então converteram Cuauhtémoc para o Cristianismo e deram um nome de Batismo que foi Fernando de Alvoro de Cuauhtemoc. Mas quem se importa, ele teve tal alcunha até a sua condenação onde ele, bem, virou presunto.
E assim acaba o último governador Asteca. Obra de espanhóis, isso não foi nem um pouco legal...
E o povo?[editar]
Os que estavam lutando permaneceram oito dias... Lutando.
Eles só foram convertidos ao cristianismo depois da setença de morte do governador deles, o Oiapoque Cuauhtemoc ter tido a sua Pena de Morte confirmada. Todos receberam um nome de batismo tosco e assim se encerra o domínio Asteca e isso cria uma série de países-desgraças como a Bolívia, o mais pobre da América do Sul.
O seu fim[editar]
Antes da sua execução ele foi torturado e teve até os pés queimados por quem o pegou, Hernan de alguma coisa. A queimação tinha o intuito dele dizer onde estavam os tesouros Astecas porém eles esperavam que ele falasse o quê? Espanhol? Não, ele ficava repetindo agonizantemente:


Acontece que os espanhois não eram tão espertos, assim como o carrasco de Cuauhtemoc, que foi o Hernan vai saber lá o que significa. Para você ter uma ideia, Hernan levou o corpo de Oiapoque Cuauhtemoc para Honduras pois ele estava com medo que ele ressuscitasse e fizesse uma revolta.
Então, foi em Fevereiro que maracaram a Pena de Morte do último imperador.
Homenagens[editar]
Hoje há várias cidades no México com seu nome e uma estátua dele onde ele "morava".