Cultura do Canadá

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Canadá é um país multi-cultural fruto da fusão de costumes britânicos, franceses, yankees e irlandeses. Mas ao contrário dos estadunidenses que trabalham como irlandeses, desfrutam a vida como os franceses e tem refino intelectual como os britânicos... Os canadenses preferiram trabalhar como os franceses, desfrutar da vida como os britânicos e ter o refino intelectual dos irlandeses, resultando na desgraça que hoje é o Canadá.

Entretanto, não se pode deixar de ressaltar a enorme diversidade cultural canadense, que não se limita apenas a imitar a cultura estadunidense (ou não). Um dos principais traços culturais do país é o bilinguismo, que não é uma pessoa com duas línguas, e sim um país onde se falam duas línguas, sendo que significativa parte delas fala tanto inglês quanto francês. A maioria dos rapazes canadenses fala inglês durante a maior parte do tempo, e o francês quando querem passar uma cantada, porque é mais romântico. Além disso, a presença de outras culturas no Canadá é bastante relevante, pois como lá é muito frio e os homens tem dificuldades para ter ereções, ocasionando baixíssimas taxas de natalidade, a entrada de imigrantes é muito intensa para compensar esse déficit e por isso o alce é símbolo nacional com aquela frondosa galhada em cima da cabeça. Assim sendo, boa parte da produção artística canadense é feita por pessoas descendentes ou vindas de outros lugares

Arquitetura[editar]

Uma moradia tipicamente em arquitetura canadense.

A forma mais característica de moradia canadense sem sombra de dúvidas é o famosa casas de parana ], uma verdadeira maravilha da engenharia e do entendimento esquimó das leis da termodinâmica, nem a arquitetura renascentista tão cheia de fama e pompa saberia fazer uma cúpula formada por blocos de gelo concêntricos dispensando qualquer tipo de armação ou alicerce e tendo como resultado final conforto e aconchego (afinal, para alguém que enfrenta -30°C lá fora, o conceito de "conforto e aconchego" fica bem pouco exigente).

Música[editar]

O Canadá historicamente tem contribuído para que a música pop sempre continuasse o lixo que os norte-americanos sempre gostaram, sendo o berço de artistas de pouco talento vocal mas de grande apelo comercial como Nelly Furtado, Alanis Morissette, Celine Dion, Avril Lavigne e Justin Bieber.

Literatura[editar]

Como os canadenses que leem já desprendem seu tempo com os autores estadunidenses, não sobra espaço para os nacionais.

Vestuário[editar]

Um casaco por cima de outro casaco, luvas, capuz, botas com a sola colada em raquetes de tênis, tipicamente este é o vestuário canadense. Nas áreas mais ao sul é possível usar um ou dois casacos a menos, e substituir o capuz esquimó por um chapéu feito de castor ou esquilo. Tudo isso embora eles sejam mais consagrados usando aquela roupa vermelha do balé quebra-noz que foi adotado como uniforme de cavalaria.

Flag map Canada.png Canadá
HistóriaPolíticaSubdivisõesGeografia
EconomiaCulturaTurismo