Cuspe

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Que nojo!! Cquote2.png
Alguém sobre Cuspe
Cquote1.png CUSP, CUSP! Cquote2.png
Onomatopeia do cuspe
Cquote1.png Pode cuspir Cquote2.png
Dentista

Habitat natural do cuspe.

Cuspe, também chamado de Guspe pelo povão, é a arte de expressar desprezo (e falta de higiene) por alguém, através da liberação do excesso de saliva que está espumando pela sua boca, neste momento. O cuspe, geralmente, vem acompanhado com o pedaço de salame que ficou preso entre os dentes no café-da-manhã.

A maioria dos brasileiros têm o comum hábito de cuspir na pia do banheiro, no chão da rua (quando estão dentro do carro, principalmente), no cinzeiro, no vaso de flores, na sogra, no copo d'água do amigo, entre outros locais públicos.

Deputado Jair Bolsonaro cuspindo no deputado Jean Wyllys e no ator José de Abreu

Função do cuspe[editar]

O cuspe é considerado uma "saída de emergência" dos alimentos (não confunda com vômito, apesar de ser quase igual) que não foram digeridos e liberados pelo toba. Muitas pessoas usam o cuspe como um golpe baixo ataque ofensivo contra seus adversários,
Biquinho iminente ao cuspe.
mas o cuspe também é útil para uma analgesia improvisada de uma ferida, para quando sua mãe esquecer de comprar Merthiolate. Pessoas gripadas gostam de cuspir para liberar o catarro amarelo (ou verde, dependendo do grau da febre) que estava preso na boca, para depois ingeri-lo novamente, repetindo o processo.

Há alguns nerds que gostam de fazer pequenos campeonatos de cuspe a distância, e o vencedor será quem conseguir cuspir mais longe, o que é um desperdício de saliva. E, quem perder o torneio, há de limpar o terreno onde foi realizado o mesmo.

Leonardo DiCaprio ensina você a cuspir decentemente.

Estrutura do cuspe[editar]

O cuspe (vulgo, baba) é uma substância composta por enzimas, muco, água, mais muco, mosca que entrou na sua boca enquanto você estava dormindo, pedaços de alimentos e alguns fragmentos do seu dente.

A coloração do cuspe é aparentemente transparente, mas pode variar muito. Por exemplo, se você comer beterraba o cuspe sairá roxo, se beber água, logicamente ele sairá incolor, se comer feijoada, sairá marrom escuro, e assim por diante.

Utilidades do cuspe[editar]

Cquote1.png Eu cuspo, Tu cospes, Ele cospe. Nós cuspimos, Vós cuspis, Eles cospem... Cquote2.png
teu professor de gramática

Mais ninguém realmente sabe pra que serve a porra do cuspe, o cuspe ou erroneamente dito por pessoas sem preparo lingüísto "guspe", tem diversos tipos de ultilidades não só para dissolver o bolo alimentar, mas também para outras tantas... ai vão algumas delas:

No mercado de limpeza a saliva, cuspe ou baba é utilizado de um modo muito eficaz na limpeza de objetos sujos tais como carteiras escolares, ultilizado também com cola afinal o cuspe foi e é usado até os dias de hoje para colar deis de selos,cartas entro outros, o cuspe também é utilizado na medicina geralmente em queimaduras, o cuspe serve inclusive como lubrificante em atos de copulação. Pensando sobre o cuspe, agora sem sentir culpa. Lembrei-me da dignidade teológica do cuspe. Relatam os evangelhos que Jesus, para curar um cego, cuspiu no chão, fez um barrinho de cuspe e terra, esfregou nos olhos do cego, ordenou que ele fosse se lavar num tanque sagrado, e o cego voltou a ver! Um conhecido, estudioso de seitas curiosas, disse-me haver uma Igreja do Cuspe de Cristo, o que é perfeitamente compreensível. Pois não há igrejas do sangue de Cristo? No Filho de Deus sangue e cuspe têm o mesmo poder salvífico.

Lendo um texto de Manoel de Barros [1], encontrei essa afirmação: Cquote1.png Todas as coisas cujos valores podem ser disputados no cuspe à distância, servem para a poesia... Cquote2.png Espantei-me. Então o grande poeta de influência internacional usa o cuspe como unidade de medida do valor da poesia? Percebi: o cuspe tem dignidade poética!

Ver também, se quiser[editar]


Nojeiras do nosso querido corpo
Merda · Xixi · Peido · Cuspe · Saliva · Vômito · Sangue · Esperma · Menstruação · Suor · Grude · Catarro · Arroto · Cera de ouvido · Lágrima · Mau hálito · Pus