D. José I

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
PortugalDJoãoscary.jpg Manuel, vê-me dois cäcətinhos, o pá!

Æstə ärtigo é purtugäish, gajo. Élə comə cacətinho cum bəcalhau, tuma um ishtränho vinho, adora cumpetir cum a Ishpänha e tem um bigodão.

Cuidado: Ä qualquêr mumento, Napolião podə quirer-tə invədir

Cquote1.png Você quis dizer: D. José, o único? Cquote2.png
Google sobre D. José I

Cquote1.png Por que se fala D. José Primeiro se não teve o segundo??? Cquote2.png
Historiador sobre D. José I

D. José I e seu nariz de batata maquiado na pintura

D. José I de Bragança, ou simplesmente, D. José foi rei de Portugal de mil setecentos e lá vai pedrada a mil setecentos e guaraná com rolha.

A grande incógnita do reinado de D. José é o porquê de ele ser chamado de José primeiro, já que não houve José segundo.

D. José foi um rei dos mais sossegados. Entregou o governo nas mãos do Marquês de Pombal, que governou em seu nome pintando e bordando, enquanto o rei fingia que não sabia o que o marquês aprontava. Qualquer merda que desse, o rei dizia que não sabia de nada.

D. José I, a esquerda, e seu famigerado ministro dos trabalhos sujos, o Marquês de Pombal, a direita. A História sempre se repete.
Em 1768 ocorreu um atentado contra a vida do rei, liderado pelo famigerado Duque de Aveiro e pelo Marquês de Távora. Enquanto o rei ia em sua carruagem, um grupo de tocaia atirou 10 toneladas de bacalhau estragado em cima da carruagem real. O rei teve muita sorte de escapar vivo. Começou então uma CPI (Comissão Portuguesa de Inquérito), que provocou uma grande cizânia em Portugal e gerou a expulsão dos Jesuítas, que foram implicados.

Cquote1.png Eu não sei de nada, foi o Pombal que fez! Cquote2.png
D. José I sobre uma pratica comum na política luso-brasileira

Vinho do Porto D. José. Cada garrafa tem 10 ml de sangue de jesuíta. E vocês pensavam que o segredo eram as uvas, não???
Ocorreu em 1755 também um violento terremoto em Lisboa que destruiu a cidade, onde Cândido, Dr. Pangloss e o Voltaire foram os principais suspeitos. O rei escapou porque estava dando uma volta no jardim. Com a cidade destruída, os portugueses foram obrigados a viver em barracões, o que começou a primeira favela da Idade Moderna. Com a Fuga da Família Real para o Rio de Janeiro em 1807, a tecnologia foi levada para a cidade maravilhosa e teve ampla aceitação.

Cquote1.png Você quis dizer: Vinho do Porto D. José??? Cquote2.png
Google sobre D. José I

Modernamente, D. José está imortalizado nas prateleiras de mercado sorrindo num rótulo de garrafa de Vinho do Porto D. José, as únicas em cujo fundo está escrito: "a rolha é do outro lado".


Precedido por
D. João V
Vascocinto.jpg
Rei de Portugal e Algarves

1750 - 1777
Sucedido por
D. Maria, a louca


v d e h
Grandes Padeiros de Portugal