D. Manuel I

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
PortugalDJoãoscary.jpg Manuel, vê-me dois cäcətinhos, o pá!

Æstə ärtigo é purtugäish, gajo. Élə comə cacətinho cum bəcalhau, tuma um ishtränho vinho, adora cumpetir cum a Ishpänha e tem um bigodão.

Cuidado: Ä qualquêr mumento, Napolião podə quirer-tə invədir

Cquote1.png Ai, Majestade, tem uma ilha no meio do caminho pras Índias! Cquote2.png
Pedro Álvares Cabral sobre Descobrimento do Brasil

Cquote1.png É a idade de ouro do reino português Cquote2.png
D. Manuel sobre si mesmo

Além do Brasil e do caminho para as Índias, no reinado de D. Manuel os lusitanos descobriram o lendário Fim do Mundo, mas lamentavelmente não puderam voltar para declarar a descoberta

D. Manuel I de Avis, ou D. Manuel, o Venturoso, foi rei de Portugal no século XVI (pronumcia-se século chvi!!!).

Em Portugal, Venturoso significa sortudo. Sem muito esforço, no reinado de D. Manuel os portugueses com Vasco da Gama chegaram nas Índias em 1498 e descobriram o Brasil com Pedro Álvares Cabral em 1500, fato este totalmente por engano, já que em 1492 Colombo chegou em Cuba Quando soube-se da descoberta do Brasil, todos os portugueses ficaram felizes e contentes, pois já sabiam que não iam mais precisar pagar as contas eles mesmo.

Muitos nobres portugueses se opuseram aos projetos de conquista de D. Manuel, o mais famoso deles foi o Velho do Restelo, que estava na praia reclamando das aposentadorias quando viu a frota de Vasco da Gama partindo e rogou uma praga.

D. Manuel ficou cheio de orgulho das conquistas dos lusitanos. Tanto é que passou para a História como o rei com o maior título. Levava cerca de um minuto na corte para falar Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, Senhor do Comércio, da Conquista e da Navegação da Arábia, Pérsia, caralho a quatro e Índia, tirando as vezes que quem pronunciava esse nome se embolava e dava um nó na língua.

Outra paixão de D. Manuel era colaborar com o zoológico de Roma. Tanto que deu de presente para o papa Leão X um elefante de estimação. E depois um rinoceronte! Fica a pergunta que nenhum historiados responde: Onde enfiaram um elefante numa caravela???

Fora estes dois pequeninos acontecimentos sem revelância, não ocorreu nada importante no reinado de D. Manuel, que morreu de tédio. Mais tarde D. Manuel foi imortalizado no jogo Uncharted Waters.

No final de sua vida percebe-se que D. Manuel aprendeu a falar inglês


Precedido por
D. João II
Bacalhau.jpg
Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, Senhor do Comércio, da Conquista e da Navegação da Arábia, Pérsia, Morro do Dendê e Índia

1495 - 1521
Sucedido por
D. João III
v d e h
Grandes Padeiros de Portugal