Delfos

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


Jardins de Delfos (cheios de maconha).

Cquote1.png Você quis dizer: Boca de fumo Cquote2.png
Google sobre Delfos
Cquote1.png Eu me inspirava lá! Cquote2.png
Bob Marley sobre Delfos
Cquote1.png Eu tô muito doida cara! Cquote2.png
Sacerdotisa sobre Delfos
Cquote1.png Eu colhia erva lá! Cquote2.png
Fernandinho Beira-Mar sobre Delfos

Delfos é atualmente, uma moderna cidade grega. Na antiguidade, era muito bem frequentada, pois lá ficava o famoso oráculo de Delfos (que na verdade era um cabaré) dedicado ao deus Apolo. Os gregos antigos gostavam tanto deste lugar, que juravam que lá era o centro do mundo (ou seria o cu?).

Apolo e Delfos[editar]

Certo dia, Apolo estava caçando uma cobra chamada Píton. E foi assim que ele chegou a Delfos, onde matou a cobra e encontrou uma planta que lhe chamou a atenção. Há quem diga que a planta era um pé de Louro, mas na verdade, era um pé de maconha! Ele ficou lá, fumando a tal planta e ficou muito doidão.

"Alugam-se kitnets".

Depois disso, construíram lá um templo (como já disse, na verdade era um cabaré) onde uma sacerdotisa fumava maconha, ficava doidona e saia fazendo previsões do futuro por ai. Certa vez, o rei Creso, da Lídia, foi lá pra saber se deveria entrar em guerra contra a Pérsia. A sacerdotisa doidona disse que se ele fizesse isto, um grande império cairia. Creso, animado, foi atacar a Pérsia, jurando que iria ganhar, mas na verdade, acabou perdendo. Ele voltou lá em Delfos para tirar satisfação com a mulher, mas ela disse: “Eu falei que um grande império cairia! Não disse qual deles seria!!!”

No século III d.C., ante o domínio cristão crescente na região, o oráculo, por motivo desconhecido, declarou que a divindade não falaria lá por mais tempo.

As ruínas[editar]

Depois de ter sido fechado o oráculo, Delfos parou de ser tão frequentada. Hoje em dia, como já falamos, lá existe um grande monte de nada, mas as ruínas do templo de Apolo ainda podem ser vistas. Também se encontram lá as ruínas do templo de Datena. Como tudo que vira lixo lá na Grécia vira patrimônio grego, o teatro de Delfos também ganhou este título. De manhã, é um belo sítio histórico, mas de noite, ainda funciona como boca de fumo.