Desciclopédia:Desportais

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Atalho: DP:DP

Artes

Ciências

Esportes e entretenimento

História


O CONTEÚDO ABAIXO É SÉRIO!
Seja engraçado e não apenas idiota! Leia bem esse artigo antes de querer fazer merda.


Há tempos, aqui na Desciclopédia, haviam os desprojetos. Eles eram, em tese, uma espécie de sistema de premiações (que não eram exatamente premiações), que incentivaram uma verdadeira maratona de criação de artigos, e também eram espécie de ajuda mútua para melhorar os artigos.

Eles acabaram pois ficaram abandonados por dias meses anos, então os nossos infinitos macaquinhos descíclopes se uniram para desativá-los, em um processo lento e cansativo. Após a extinção dos desprojetos, foram criados os desportais que, uma vez criados, estarão em plena atividade até sabe-se lá quando.

Alguns desprojetos desativados constam na relação acima porque ainda estão em processo de adequação. Mas aí alguém poderia se perguntar: o que são os "desportais"?

O que os desportais são?
  • Os desportais são uma ferramenta de criação e manutenção de artigos sobre uma determinada área.
  • Os desportais são uma ajuda aos leitores/editores para navegar na Desciclopédia em áreas temáticas.
É só isso. Os desportais da Desciclopédia são exatamente iguais aos portais de outras wikis. Vejamos algumas diferenças entre um desprojeto e um desportal.
Desprojeto Desportal
Administração Sim Não
Rankings Sim Não
Sistema de pontuação Sim Não
Venda de itens Sim Não
Como entrar em um desportal?
Basta clicar no link dele, caso exista. Caso queira, você colabora com ele. Não é preciso pedir permissão ou assinar em lugar algum para poder participar de um desportal.
Como criar um desportal?
  1. Comece pela seguinte pergunta:
    O assunto é abrangente o bastante?
    Caso a resposta seja um "sim", prossiga.
  2. Avise os outros usuários, porque você pode estar prestes a dar um passo maior do que a perna...
  3. Sucesso? Então crie um artigo com o namespace Desciclopédia:Desportais, assim: Desciclopédia:Desportais/Fruta - Substitua a parte fruta para o nome/conteúdo do novo desportal.
  4. Certifique-se de fazer um layout e incluir o desportal na relação acima e no tema certo.

E pronto, você criou um desportal. Infelizmente, ainda não há regras de como deve ser uma página principal, porém ela pode apresentar categorias e links diversos. Fique à vontade para criar os artigos, listando os que devem ser melhorados ou criados. Se você quiser fazer isso, crie as páginas Desciclopédia:Desportais/Fruta/Artigos requisitados ou Desciclopédia:Desportais/Fruta/Artigos a serem melhorados.

O que não se deve fazer em um desportal:
  • Não tente tomar um portal para si: os portais não possuem dono.
  • As regras da Desciclopédia se aplicam normalmente aos desportais. Se você for pego vandalizando um desportal, terá que tirar férias forçadas da Desciclopédia por um longo tempo, muito longo mesmo.
  • Os desportais não podem ser usados para ficar dando notas em artigos.
  • Destacar artigos ou imagens por simples autopromoção. A preferência é dos de maior qualidade. Caso hajam discordâncias, evite editwars e utilize as discussões ou tags <choose><option>.
  • Rankings ou algo do tipo.