Desciclopédia:Manual do Desciclopediano

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikiyt1.png
E
s
s
e
n
c
i
a
l
Manual do Desciclopediano
Os dez mandamentos
Como ser engraçado
e não apenas idiota
Regras
B
á
s
i
c
o
Introdução
Sobre o site
Página de testes
Adicionar links internos e externos
Formatar texto
Separar artigos em seções
Escrever citações
Adicionar imagens e vídeos
Adicionar sons
Criar um artigo
Wikificação
Utilizar HTML
I
n
t
e
r
m
e
d
i
á
r
i
o
Convenção de títulos
Criar tabelas
Mover páginas
Adicionar/criar categorias
Adicionar uma predefinição
Criar uma predefinição
S
o
c
i
a
l
Páginas de discussão
Arquivamento de discussão
Página de usuário
Personalizar assinatura
Criando o seu status
Conheça os fóruns
G
e
r
a
l
Solução de problemas
Guia Prático da Wikipedia
Fórmulas Matemáticas
Outros

Esse Manual Prático do Desciclopediano foi escrito para ajudar você a escrever artigos de boa qualidade. Para escrevê-lo, utilizamos partes dos manuais da Wikipédia e de outras desciclopédias. Recomendamos que todos os usuários da Desciclopédia leiam esse manual, já que o mesmo ajuda imensamente na construção dos artigos e lhe ensinar a fazer tabelas bonitas para seus artigos, inserir imagens, escrever em negrito, adicionar predefinições e diversas outras coisas que serão de grande ajuda na construção de seus artigos.

Esperamos que vocês façam uso desse material e que isso os ajude a escrever artigos de melhor qualidade.

PS: sugiro a todos os usuários que também leiam o Manual de Como ser engraçado e não apenas idiota e também recomendo a leitura do Antigo Guia dos Iniciantes para ser um Desciclopediano, que possui várias informações que complementam o nosso manual (esse que você está lendo...).

PS2: também sugiro a leitura dos "10 Mandamentos da Desciclopédia, no qual você aprenderá algumas coisas básicas para não ser banido :)

PS3: se você não entender algo daqui ou não encontrar o que procura, pode tentar a sorte no nosso outro tutorial básico.

Como assinar um texto

Assinar um texto que você escreveu é muito fácil.

Para assinar, basta digitar quatro tis (~~~~), que geram sua assinatura com a data, assim:

Anônimo 18:10, 14 Outubro 2006 (EDT)

  • É importante lembrar que:
  • Os artigos não devem ser assinados - A contribuição de cada usuário fica guardada no histórico do artigo.
  • Discussões devem ser assinadas - Isto ajuda a compreender a discussão e facilita o envio de mensagens pessoais.

Leia o tutorial de assinaturas para informações sobre como personalizar sua assinatura.

Como criar um artigo

Esta é provavelmente a parte mais importante desse manual. Aqui você verá como criar um artigo e algumas de nossas políticas mais importantes quanto aos artigos.

O que fazer antes de criar um artigo:

  1. Certifique-se que não existe nenhum artigo sobre o que você pretende escrever. Para isso faça uma pesquisa com o nome do que você quer escrever. Muitas vezes são criados dois ou mais artigos sobre o mesmo tema (por exemplo "Cerveja" e "Breja"), e mais tarde alguma pobre alma pobre alma terá de perder seu tempo e juntar os dois artigos.
  2. Consulte o guia de Ajuda:Wikificação que contém um conjunto de referências para formatar o conteúdo do artigo.
  3. Lembre-se que a Desciclopédia não é um palanque político e que não toleraremos panfletagem ou propaganda política aqui.
Aviso importante: Politicagem aqui NÃO, cazzo!
A Desciclopédia é um site de humor, logo, NINGUÉM aqui se importa com sua opinião sobre a Rede Globo, o Dr. Roberto ou o Grande Irmão. Seja engraçado e não apenas idiota.
  1. Se quiser fazer alguns testes, edite a vontade na Desciclopédia:Página de testes. Note que essa página é apagada regularmente e que o que você escreveu hoje pode ser apagado no mês que vem sem que você seja informado

Como criar

Existem três principais maneiras para se criar uma página:

  • A partir de uma ligação (link) a vermelho: existem artigos na Desciclopédia em que o texto contém alguns links escritos em vermelho(isso significa que o artigo sobre a palavra em vermelho não existe), e são semelhantes a Exemplo de título de artigo (note que este exemplo não é um link para um artigo, e sim uma imitação da aparência de um link, isso foi feito para que não criem um artigo com este título e estrague essa explicação). Ao clicar em um link a vermelho, será aberta uma nova pagina, onde você pode começar a escrever o seu artigo. Antes de começar a escrever, confirme se o título está certo(Isso é para que as pessoas consigam encontrar seus artigos, já que o sistema de buscas não vai encontrar um artigo com o título errado).
  • A partir de uma pesquisa: escreva no campo "Pesquisa" (lado esquerdo da página) o título do artigo e clique no botão Artigo. Se aparecer um artigo já existente, edite-o. Se aparecer uma lista de artigos, verifique se não existe um semelhante para editar, caso contrário clique no link vermelho onde diz: Não existe uma página com o título "nome do que você procurou". Pode criar esta página. (esta maneira é a mais recomendada, já que desse jeito você já pesquisa se não há um artigo com o mesmo tema que o seu e evita problemas no futuro).
  • Através do botão criar: na barra lateral de navegação no menu "Criar"

Ao editar o artigo

Ao utilizar um dos métodos anteriores e caso o artigo não exista, surge uma página com o texto: "Não existe uma página com o título "nome do que você procurou". Pode criar esta página.."

  1. Escreva seu artigo na caixa de edição.
  2. Quando acabar, clique no botão "mostrar previsão" para ver se ficou tudo do jeito que você queria. Note que o que você verá é apenas uma previsão e que a informação ainda não está gravada, permitindo corrigir ou acrescentar mais informação, na caixa de edição abaixo da previsão. Utilize o botão "mostrar previsão" quantas vezes forem necessárias. Caso contrário, se fizer muitas edições e gravá-las, aparecerão todas no histórico, o que não é prático. Se possível, coloque também categorias no artigo e ligações interlinguísticas.
  3. Por fim, clique em "salvar página". O artigo está criado e visível a outras pessoas.

Se tiver dúvidas sobre os botões presentes na caixa de edição use a Desciclopédia:Página de testes.

Depois de criar o artigo - opcional

  • Verifique se outros artigos mencionam o seu artigo. se criar um artigo através do primeiro método (a partir de uma ligação a vermelho), não precisa verificar, pois o seu artigo foi mencionado em outros artigos ao menos uma vez. Se for com outros métodos, o artigo criado poderá não ter nenhum outro o citando. Chama-se a isso um artigo órfão. Para verificar, clique na barra lateral esquerda, em Artigos afluentes. Se não existir nenhum afluente, pode criá-los. Exemplo: cria o artigo "Seu Creysson" e ao verificar os "Artigos afluentes" para esse artigo, não aparece nenhum. Pode então ir ao artigo "Organizações Tabajara" e ver se o mesmo cita o Seu Creysson, e caso cite, editá-lo , fazendo um link na palavra assim: [[Seu Creysson]] para que apareça uma ligação assim: Seu Creysson. Isso ajudará o seu artigo a ser lido por mais pessoas.

Problemas e soluções

As indicações seguintes poderão não ser a solução ideal para todos os casos.

  • Já existe um artigo com determinado título, como faço para criar um com esse título, mas sobre outro assunto?

Caso isso aconteça, você deve copiar o conteúdo do artigo com o título que você pretende usar e copiá-lo para um artigo novo com o título mais preciso.

Vamos pegar por exemplo o artigo KIA. Você quer escrever um artigo sobre o Kia Joorabchian, mas já existe um artigo com o nome "KIA" que trata da KIA Motors. Para resolver o problema, você deve criar um novo artigo com o mesmo conteúdo do artigo original (o que fala sobre a KIA Motors) e usar um título mais preciso (ao invés de escrever só KIA, escreva Kia Motors). Após fazer isso, crie o seu artigo também com um título especifico (ao invés de KIA, escreva Kia Joorabchian). Por fim volte ao artigo KIA, apague todo o seu conteúdo e escreva o seguinte: {{Desambiguação}} *[[Nome do artigo que você escreveu]] *[[Novo nome do artigo que usava o título que você queria]]

Dessa maneira o problema estará resolvido.

  • Criei uma página com o título errado. Como eu resolvo essa merda?

Caso seja um título com erros ortográficos ou um título com caracteres estranhos (por exemplo "A%C3úcar" ou "Assucar"), crie um novo artigo com o título correto e com o mesmo conteúdo do artigo original. Depois deixe o artigo com o título errado em branco e escreva o seguinte no lugar do artigo:

#redirect [[Nome certo do artigo]]

Dessa maneira se algum outro babaca escrever errado o nome do artigo, ele será levado automaticamente ao artigo correto.

  • Criei um artigo e descobri que existe outro sobre o mesmo assunto. identifique qual o dos artigos possui o melhor título e elabore um texto baseado no conteúdo dos dois artigos e coloque-o nesse artigo. Depois disso vá ao artigo com o título "não-tão-bom", apague todo o seu conteúdo e escreva no lugar:

#redirect [[Nome certo do artigo]]

Dessa maneira não importará qual nome a pessoa procure, ela será levado automaticamente ao artigo correto.

  • Se tiver outras dúvidas pergunte no fórum de ajuda ou mande uma mensagem a um usuário mais experiente.

Títulos, Negrito, Itálico, Colorido e wikificação

Ao editar um artigo, é útil a colocação de marcações wiki.

Marcações gerais

  1. Negrito: '''Texto em negrito''' -> Texto em negrito.
  2. Itálico: ''Texto em itálico'' -> Texto em itálico.
  3. Ligação: [[link]] -> link.
  4. Ligação com nome alternativo: [[link|o que é um link?]] -> o que é um link?.

Marcações de início de texto

Espaço ( ):

O texto fica assim.

Dois pontos (:):

O texto fica assim.

Ponto e vírgula (;):

O texto fica assim.

Cerquilha (#):

  1. O texto fica assim
  2. e assim também.

Cerquilha e dois pontos(#:):

  1. Aqui usa-se apenas a cerquilha (#).
    Aqui usam-se a cerquilha e os dois pontos (#:).
  2. Aqui usa-se apenas a cerquilha (#). A numeração segue a anterior.

Quatro linhas (----) fazem uma bonita linha horizontal:


Formatação de fonte

Tamanho

Grande: <big>(texto)</big>
O texto fica assim
Pequeno: <small>(texto)</small>
O texto fica assim

Cor

<font color=#(código da cor)>texto</font>.
Ex:
  1. Laranja - <font color=#FFA500>texto</font>.
  2. Preto - <font color=#000000>texto</font>.
  3. Azul - <font color=#0000FF>texto</font>.

A lista completa com todos os códigos de cores encontra-se em Ajuda:Lista_de_Cores

Artigos incompletos ou muito pequenos

Um esboço é um artigo pequeno que pode receber uma grande quantidade de edições e informações. Quando você não tiver acabado de escrever seu artigo, use a predefinição de esboço

Para adiciona-la em seu artigo, digite isso no topo do mesmo:


{{esboço}}


Se você achar que seu artigo é pequeno demais, sugerimos que você não o coloque na Desciclopédia. Porém caso você ainda queira posta-lo, adicione esta predefinição:


{{bosta}}


Isso é feito para que outros usuários possam ajudar a melhorar o seu artigo, e dessa maneira melhorar ainda mais a Desciclopédia.

Como Categorizar o seu artigo

Para categorizar algum artigo primeiro é necessário escolher uma categoria adequada. Uma lista de todas as categorias existentes está disponível em Especial:Categories. Note-se que a escolha da categoria não deve ser apenas baseada no nome da mesma, mas também na sua descrição e na página de discussão associada.

Depois de escolhida a categoria (por exemplo, Ásia), para categorizar um artigo deve ser adicionado no final do texto do artigo o seguinte texto:

[[Categoria:Ásia]]

Evite as formas:

[[Categoria: Ásia]]
[[categoria:ásia]]
[[Category:Ásia]]

Na categoria, as página estarão organizadas sob uma ordem alfabética que não leva em conta acentos. Então, para categorizar o artigo Água na categoria bebidas, por exemplo, utilize o seguinte código:

[[Categoria:Bebidas|Agua]]

Como criar predefinições

As predefinições (ou templates) permitem que você crie caixas de texto ou tabelas que serão muito úteis para padronizar os textos e deixa-los mais agradáveis e engraçados e para avisar a outros usuários sobre problemas no artigo. Você pode adicionar uma predefinição em um artigo escrevendo o nome da mesma entre dois "{" e "}"

Exemplo:

{{nome da predefinição}}

Um exemplo tipico de predefinição:


Criando a predefinição

Vamos dar o nome de "Teste" para a nossa predefinição.

Para criar a predefinição teste você deve digitar isso na barra de endereços de seu navegador(o que tu tá usando pra acessar esse site, o Firefox ou o Internet Explorer):

http://desciclopedia.org/wiki/Predefinição:Nome da Predefinição

Como nossa predefinição se chama "Teste", fica assim:

http://desciclopedia.org/wiki/Predefinição:Teste

Ao fazer isso aparecerá a seguinte mensagem:

"Não existe atualmente texto nesta página, pode pesquisar pelo título desta página noutras páginas ou editar esta página."

Para criar sua predefinição, você deve clicar sobre "editar esta pagina".

Depois disso, basta digitar você digitar o texto que você quer na predefinição como se fosse um artigo comum.

Lembre-se que uma predefinição exige que você faça uma caixa para o seu texto. Você verá como fazer isso na seção de "Como Fazer uma Tabela". Outro detalhe é que é recomendável que uma predefinição tenha imagens. Lembre-se no entanto que não se deve adicionar muitas imagens. Uma ou duas é a quantidade ideal.

Imagens, Figuras e afins

Um bom artigo da Desciclopédia tem que ter imagens. Como reza o velho ditado, "uma imagem diz mais que mil palavras". No entanto é importante lembrar que só as imagens não fazem o artigo ficar bom(embora elas ajudem bastante) e que é necessário uma boa dose de humor e piadas bem feitas para que seu artigo se torne um sucesso. Deixando de lado a introdução, vamos a parte prática.

Como usar as imagens

Para adicionar uma imagem ao seu artigo, você deve colocar esse comando no texto do seu artigo:

[[imagem:nome_do_ficheiro.jpg|estilo|alinhamento|dimensão|legenda]]

Os parâmetros apresentados em itálico são opcionais e separados com uma barra vertical ( | ), podendo ser combinados em qualquer ordem, exceto a legenda que é sempre o último campo (mesmo que não se indique uma, ver abaixo). Qualquer parâmetro que não seja reconhecido é ignorado, Os parâmetros reconhecidos são:

Estilo

Existem três estilos diferentes para apresentar as imagens:

  • frame - A imagem é apresentada com uma moldura; a legenda é apresentada abaixo da imagem, dentro da moldura;
  • thumbnail<code> - ou <code>thumb<code>: Igual a <code>frame, mas as dimensões da imagem são reduzidas e a imagem é apresentada como "flutuante", o que significa que o texto irá fluir em torno dela. É ainda apresentado um pequeno ícone na área da legenda que indica que é possível ver uma versão ampliada da imagem clicando nela(A Desciclopédia recomenda a todos os usuários que utilizem esse método para as suas imagens, já que o mesmo é o que apresenta menos problemas e melhor estética).
  • por omissão - Omitindo o estilo a imagem é apresentada sem moldura; a legenda apenas é apresentada quando o ponteiro do rato é colocado sobre a imagem.

Alinhamento

A imagem pode ser alinhada à esquerda, ao centro ou à direita da página. Para isso usa-se:

  • left - Alinha a imagem à esquerda
  • right - Alinha a imagem à direita
  • center - Alinha a imagem ao centro
  • none - não alinha a imagem e não permite texto ao seu redor (esquerda ou direita)(A Desciclopédia não recomenda que se use esse tipo de alinhamento, pois o artigo fica horrível).
  • por omisão - não alinha a imagem, apresentando-a em linha com o texto.

Tamanho

  • A imagem pode ser apresentada com um tamanho diferente do que o original. Para isso especifica-se a dimensão horizontal desejada, seguida das duas letras px (por ex: 100px), sendo a imagem redimensionada de modo proporcional.
[[imagem:nome_do_ficheiro.jpg|100px]]
  • Especificando apenas a dimensão da imagem só é possível reduzir o seu tamanho (se indicar uma dimensão superior ao da imagem isso é ignorado). Para ser possível aumentar o tamanho da imagem é necessário usar o estilo thumb.

Legenda

O último dos parâmetros é usado como texto da legenda, um texto descritivo, não necessariamente o mesmo que esteja na página descritiva da imagem.

Exemplo:

[[imagem:nome_da_imagem.jpg|right|Aqui você escreve a legenda da sua foto bizarra]]

  • Adicionalmente, a legenda é apresentada sob a imagem e dentro da moldura nos estilos frame e thumb.
  • Para indicar uma legenda em branco basta terminar com uma barra vertical.
[[imagem:nome_da_imagem.jpg|right|]]
  • O texto da legenda é sempre apresentado quando o ponteiro do mouse é posicionado sobre a imagem.

Como carregar imagens novas

  • Para adicionar uma imagem basta carrega-la em Carregar arquivo no menu da esquerda.

Vídeos do Youtube e viadagens do naipe

Uma das novidades mais legais da Desciclopédia é o poder de adicionar vídeos do [www.youtube.com Youtube] nos artigos. Adicionar um vídeo é fácil e aqui você aprenderá como.

Digamos que você quer adicionar este vídeo em um artigo sobre o Weird Al Yankovic:

Para adicionar o vídeo no artigo, basta usar o modelo abaixo:

<YouTube>

title=Titulo do Video

movie_url=http://www.youtube.com/v/9JXmTa4BmN4

embed_source_url=http://www.youtube.com/v/9JXmTa4BmN4

wrap=no

width=400

height=300

</YouTube>

Seguindo esse modelo, o vídeo ficara assim:

Tamanho do vídeo e outros detalhes

O comando de inserir vídeos do Youtube possui 6 parâmetros:

  • title: É nesse parâmetro que você insere o título do vídeo
  • movie_url: Aqui você põe o endereço do vídeo. é importante reparar que você não põe o endereço igual ao do site. O endereço desse parâmetro segue o seguinte modelo:
Endereço original:
http://www.youtube.com/watch?v=9JXmTa4BmN4
Endereço novo: http://www.youtube.com/v/9JXmTa4BmN4
Note que no endereço novo, o fragmento "/watch?v=" é substituído por "/v/". Isso é o padrão para todos os endereços.
  • embed_source_url: Isso aqui é exatamente a mesma coisa que o movie_url. Basta seguir as mesmas instruções do movie_url.
  • wrap: Define como o vídeo é exibido. Existem 2 opções de comando:
Yes, faz o vídeo ficar no tamanho miniatura padrão do youtube(Semelhante ao "thumb" das imagens).
No, deixa você escolher o tamanho que quiser pro seu vídeo através dos parâmetros "width" e "height"
  • width: Esse parâmetro define a largura do vídeo. Pode variar entre 0 até 1000(quanto maior o numero, maior a largura)
  • height: Esse parâmetro define a altura do vídeo. Pode variar entre 0 até 1000(quanto maior o numero, maior a altura)

Adicionar vídeo por meio de predefinição

Outro método simples para adicionar vídeo do Youtube num artigo é incluir:


{{subst:YouTube|Título|código}}


Onde no lugar de "Título" você colocará o parâmetro "title=" que você deseja e no lugar de "código" você colocará o código do vídeo. No nosso exemplo acima ficaria:


{{subst:YouTube|Titulo do Vídeo|9JXmTa4BmN4}}


Você pode opcionalmente colocar também as dimensões do vídeo (width e heigth) em dois parâmetros adicionais:


{{subst:YouTube|Titulo do Vídeo|9JXmTa4BmN4|400|300}}

Como usar Interwikis

Antes de mais nada, interwikis são ligações para um mesmo artigo que exista em outros idiomas da Desciclopédia (por exemplo, você pode liga o artigo Laranja (Desciclopédia em português) ao artigo en:Orange (Uncyclopedia em inglês)

Os interwikis aparecem no menu à esquerda, na parte mais baixa dele, sob o título outras línguas e mostram o nome da língua que a ligação tem disponível.

Os interwikis não são colocados automaticamente pelo sistema! Pede-se aos usuários, ao criar um artigo ou encontrar algum artigo sem interwikis, colocá-los.

É sinal de cuidado e atenção colocar os interwikis nas páginas que se criam ou se modificam se estas ainda não os tiverem. Fica muito mais fácil se a pessoa que cria o artigo o fizer, em vez de algum outro usuário ter que fazê-lo mais tarde, principalmente se o editor do artigo se baseia no artigo estrangeiro para escrever o artigo aqui.

Formato dos interwikis e como coloca-los nos artigos

Os interwikis têm a seguinte forma:

[[Código da língua:Título do artigo]]

onde o código da língua são as duas letras do padrão ISO 639 (embora em algumas ocasiões raras existam interwikis com mais de duas letras).

Veja Lista completa das interwikis disponíveis. Por exemplo, o código para inglês é "en" (english), alemão "de" (deutsch), português "pt", etc.

Exemplo: o artigo Chuck Norris poderá ser referenciado em outras línguas usando os seguintes comandos:

Código Idioma
[[de:Chuck Norris]] Alemão
[[en:Chuck Norris]] Inglês
[[es:Chuck Norris]] Espanhol
[[it:Chuck Norris]] Italiano
[[el:Τσακ Νόρις]] Grego
[[fr:Chuck Norris]] Francês
[[ja:チャック・ノリス]] Japonês
[[nl:Chuck Norris]] Holandês
[[pl:Chuck Norris]] Polonês
[[ru:Чак Норрис]] Russo
[[he:צ'אק נוריס]] Hebreu

Como achar os interwikis

  • Use um tradutor.
  • Jogue a palavra no Google e veja resultados em outros idiomas
  • Vá na Uncyclopedia (a versão em inglês da Desciclopédia) ou outra Desciclopédia estrangeira e veja a lista de interwikis do artigo equivalente deles(Por exemplo, o artigo Peido tem seu equivalente inglês Fart e lá tem interwikis pra Peido em vários idiomas.

Onde colocar os interwikis no artigo

Os interwikis devem estar listados sempre no fim do artigo, a não ser que o mesmo faça parte de uma predefinição (e consequentemente não precisará ser reescrito).

Como fazer um link normal para um artigo de outra língua

  • Também é possível fazer um link normal para um artigo de outra língua como se ele fosse um artigo da nossa Desciclopédia (ou seja, sem que ele seja tratado como um interwiki que fica automaticamente no menu "outras línguas"). Para isso basta acrescentar dois pontos antes do código da língua. Exemplo:
[[:nl:Extreem Strijken]] que resulta em nl:Extreem Strijken

Como redirecionar páginas

Um dos problemas mais comuns e mais fáceis de se resolver na Desciclopédia, são os artigos com títulos errados e os usuários que procuram artigos no sistema de busca escrevendo os títulos errados. Esse problema é bem simples de resolver, e recomendamos a todos os usuários que ao procurar um artigo e ter escrito o nome do artigo sem acentos (exemplo: Heloísa Helena ao invés de Heloísa Helena) que criem o artigo com o nome não acentuado e que o redirecionem para o artigo com o nome correto. O mesmo vale para artigos que foram escritos com o título errado(só que nesse caso você cria um novo artigo com o título certo, copia o conteúdo do original para o artigo com o nome certo e redireciona o artigo antigo para o novo artigo). O mesmo vale para siglas e afins (Exemplo: FBI deve ser redirecionado para Federal Bureal of Investigation)

Para redirecionar um título para um artigo já existente:

  • Crie a página e escreva #REDIRECT [[nome do artigo já existente]]
    Cuidado para não deixar espaço entre o cerquilha/cardinal (#) e a palavra REDIRECT
  • Carregue no botão "Salvar página"
  • Depois de gravar, se o título do artigo que supostamente já existe estiver a vermelho, verifique se escreveu corretamente o título para o qual quer redirecionar a página.
  • Se estiver a azul, a partir de agora, quem procurar pelo título de artigo que acabou de criar, irá ter ao artigo para o qual redirecionou a página.


Nota: Certifique-se também que não fez um redirecionamento para outro redirecionamento (redirect duplo), pois dessa forma o processo não será automático!

Predefinições Administrativas e de Manutenção

Não é recomendado aos novatos que utilizem predefinições administrativas, pede-se aos mesmos que editem a desciclopédia por algum tempo e sigam o exemplo dos usuários mais experientes ao usar tais predefinições. No entanto, caso você se sinta confiante, você pode encontrar uma lista com quase todas as predefinições administrativas e de manutenção da Desciclopédia no link abaixo:

Alguém mexeu no que eu escrevi e eu não gostei

Guerras de edições são algo comum na desciclopédia, no entanto ao invés de você e do outro cara ficarem editando o artigo para a sua versão de 5 em 5 minutos, você deve entrar na pagina de discussão do artigo. Para entrar na pagina de discussão, basta ir ao topo da pagina, onde você encontrará ao lado do botão "Artigo" o Botão "Discussão", e lá você deve discutir o porquê você acha que o seu texto deve ficar no artigo ao invés do texto do outro cara. Outro modo de solucionar o problema é falando diretamente com o usuário que está mexendo no artigo, mandando uma mensagem para ele através da sua página de discussão pessoal (para encontrá-la, basta entrar no artigo, clicar em "História", ver quem é o usuário com quem você quer falar e clicar no botão "discussão", que estará ao lado do nome do sujeito). Caso isso não solucione o problema, você deve escrever a sua reclamação na página da Patrulha do Banimento ou deve contatar um Administrador

É importante lembrar que os usuários devem assinar o que escreveram nas paginas de discussão e na Patrulha do Banimento.