Desciclopédia:Motivos de bloqueio/rascunho

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar

Legenda das cores

  • Em Preto: Práticas atuais. Nada novo. Apenas o que já e feito.
  • Em Azul: Práticas atuais e que fazem parte das regras, mas que não foram incluídas em MediaWiki:Ipbreason-dropdown até então.
  • Em Roxo: Sugestão de remoção desse motivo de bloqueio.
  • Em Verde: Sugestão de criação de novo tipo de bloqueio, ou alteração de um existente.

Motivos de bloqueio[editar]

Os tempos de bloqueio abaixo listados não são vinculantes. Ou seja, o sysop pode ter a discricionariedade de aplicar bloqueios mais brandos ou mais severos de acordo com a situação. Porém, o sysop que continuamente desrespeitar os tempos de bloqueio previstos por esta política de motivos de bloqueio pode ser acusado de abuso e mau uso das ferramentas, cabendo a sua votação de desysop no boteco.

O sysop não pode bloquear algum usuário por algum motivo não listado nessa página.

Para que um novo tipo de bloqueio seja criado é necessário uma votação no boteco aprovando o texto do novo motivo.

  • Agravantes gerais (que valem para todos tipos de bloqueio): Ser reinicidente; Ignorar advertências das infrações previstas nessa página.

Sugiro que, em caso de reincidência de bloqueio pelo mesmo motivo, o novo bloqueio seja de no mínimo o dobro do tempo do bloqueio anterior, ou pelo menos o mesmo tempo em caso de existência de atenuantes que façam com que isto seja digno de ser aplicado. Brasaodp.gif Cel. Sifódemo de Colipo DesportalPTH.pngFC Bayern München logo (2017).svg13 536 10h50min de 30 de outubro de 2020 (-03)

  • Atenuantes gerais (que valem para todos tipos de bloqueio): Usuário de boas e relevantes contribuições ao site.

Removeu conteúdo de página(s)[editar]

Causa: Edição de qualquer página da Desciclopédia que removeu: ou texto(s), ou parágrafo(s), ou palavra(s), ou imagem(ns), ou categoria(s), ou seção, ou branqueou o artigo seja parcialmente ou em sua totalidade sem justificativa válida.

Pena

IP: Bloqueio de 1 dia a 3 meses.
Usuário registrado: Bloqueio de 1 dia a infinito.

  • Agravantes: Escreveu no sumário uma justificativa de má fé.
  • Atenuantes: Usuário de boas contribuições anteriores.

Advertência antes de bloquear: Opcional


  • Obs.¹ Ao notar um usuário reconhecido por suas boas edições realizando uma remoção de conteúdo, aquilo pode ter acontecido por acidente visto que algumas pessoas têm dedos gordos e clicam nos botões errados na versão mobile. Nesses casos aguarde para verificar se houve má fé mesmo naquela remoção.
  • Obs.² Remoção de conteúdo para fins de correção de layout ou reescrita/reforma do artigo, bem como remoção de clichês (o que inclui excesso de listas e citações) não constituem vandalismo e não geram bloqueio automático. Caso esse tipo de edição válida tenha gerado insatisfação a situação deve ser debatida.

Patrulhamento ideológico[editar]

Causa: Ver Patrulhamento ideológico. Troca de humor sobre seu partido político/time de futebol/religião/ideologia/etc por humor do espectro oposto. Também configura patrulhamento ideológico remover menções jocosas sobre um determinado tema e substituir por textos apenas engrandecendo o tema.

Pena

IP: Bloqueio de 1 semana a 6 meses.
Usuário registrado: Bloqueio de 1 mês a infinito.

  • Agravantes: Cometeu o patrulhamento de forma gradativa como má fé em tentar passar despercebido.
  • Atenuantes: Adicionou muito humor novo em relação ao que foi removido. O humor apenas está no artigo errado.

Advertência antes de bloquear: Obrigatória para o caso previsto no atenuante. Opcional para os demais casos.


  • Obs. Importante! Um usuário apenas remover piadas as quais ofendeu sua ideologia/religião/time de futebol/banda/etc favorita não configura vandalismo por patrulhamento ideológico, mas sim por Removeu conteúdo de página(s) descrito acima. O vandalismo por patrulhamento ideológico pressupõe que as piadas são trocadas e/ou invertidas.

Adicionou conteúdo inútil em página(s)[editar]

Causa: Escrita de conteúdo sem fins humorísticos, incluindo inserção de letras e/ou caracteres aleatórios, palavras que destroem o sentido original do texto, xingamentos aleatórios pelo artigo, assumir homossexualidade em artigo, fazer mimimi, achar que está na Wikipédia, e escrever moralismo e ética barata.

Pena

IP: Bloqueio de 1 dia a 1 mês.
Usuário registrado: Bloqueio de 2 semanas a infinito.

  • Agravantes: Claramente destruiu a coerência e o humor de um ou mais parágrafos do texto; Adicionou conteúdo inútil várias vezes em um ou vários artigos; Adicionou racismo.
  • Atenuantes: -

Advertência antes de bloquear: Opcional

Tem muito vândalo que adiciona conteúdo nada a ver nos artigos só pra vandalizar várias vezes (no mesmo artigo, inclusive). Que tal aumentar o limite máximo de bloqueio pra 1 mês? French-flag-waving-animated-gif-16.gif Valois"Vive la France" 24 632 actions 19h26min de 19 de outubro de 2020 (-03)

Justo. E incluído. ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 19h46min de 19 de outubro de 2020 (-03)

Não acho correto, na minha visão, fundirem racismo e descriminação com essa causa para ban. Por exemplo, se alguém escrever que judeus devem ser totalmente eliminados e logo em seguida alguém banir tal sujeito alegando adição de conteúdo inútil soa meio como uma passada de pano ou atenuação, só acho...TheLog.png 20h19min de 20 de outubro de 2020 (-03)

Mas aí é só colocar como agravante da adição de conteúdo inútil. Pra isso que servem os agravantes, The Log. April.gifCleric.pngArDq./GEN. UltraJohnnÿ O SYSOP LOUCO! 38 568 edições 20h38min de 20 de outubro de 2020 (-03)
Sim. O sysop escreve no sumário do "adicionou conteúdo inútil" a menção ao agavante "adicionou racismo" e o bloqueio de infinito está previsto aqui justamente para esses casos mais graves, então não vejo passada de pano pra racista. ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 21h05min de 20 de outubro de 2020 (-03)

Assumiu sua homossexualidade em artigo[editar]

Ver: Adicionou conteúdo inútil na(s) página(s)

Emo de mimimi[editar]

Ver: Adicionou conteúdo inútil na(s) página(s)

Sorria, você está na Desciclopédia![editar]

Ver: Adicionou conteúdo inútil na(s) página(s)

Moralismo e ética barata[editar]

Ver: Adicionou conteúdo inútil na(s) página(s)

Proposta a remoção deste(s) motivo(s) por ser(em) redundante(s) em relação ao principal.

Cometeu microvandalismo[editar]

Causa: Inserção ou remoção de vírgulas, acentos, pontuações ou palavras como forma de tentar um vandalismo pequeno que passe despercebido durante a patrulha que os usuários fazem no mudanças recentes.

Pena

IP: Bloqueio de 1 dia a 2 semanas.
Usuário registrado: Bloqueio de 1 semana a 1 mês.

  • Agravantes: Quando há uma quantidade na verdade grande de conteúdo removido mas que foi substituído por um conteúdo de igual tamanho mas de conteúdo incoerente como forma capciosa de gerar um número baixo de bytes registrados na edição do artigo no mudanças recentes.
  • Atenuantes: -

Advertência antes de bloquear: Opcional

Escreveu informação verídica[editar]

Causa: Ver Desciclopédia:Conteúdo Verídico. Consiste basicamente em salvar uma edição inserindo várias frases realmente sérias e verdades, como forma de vandalização inversa, ou criar novos artigos com textos não originais passíveis de {{ER}} ou {{Quimio}}.

Pena

IP: Bloqueio de 1 semana a 1 mês.
Usuário registrado: Bloqueio de 3 meses a infinito.

  • Agravantes: Quantidade de artigos, ou quantidade de bytes na edição
  • Atenuantes:

Advertência antes de bloquear: Obrigatória para os casos de usuário com um ou muitos artigos indicados para {{Quimio}}. Opcional para os demais casos.

Desformatou página propositalmente[editar]

Causa: Edição realizada numa infobox, predefinição ou demais modos de formatação e layout de um artigo na qual a remoção de um mero | = { [ # * etc resulta na desformatação de um artigo.

Pena

IP: Bloqueio de 1 dia a 1 mês.
Usuário registrado: Bloqueio de 1 semana a 3 meses.

  • Agravantes: -
  • Atenuantes: -

Advertência antes de bloquear: Opcional

Ofendeu outro usuário[editar]

Causa: Injúria, calúnia e/ou difamação feita diretamente a qualquer usuário não banido da Desciclopédia, ativo ou não, feita dentro do site, sejam em artigos, páginas de discussão ou sumários de edição, em que a ofensa seja comprovada como tal. Não serão consideradas "ofensas" aquelas dirigidas a vândalos e usuários banidos infinitamente.

Pena

IP: Bloqueio de 2 semanas a 1 ano
Usuário registrado: Bloqueio de 2 semanas a 1 ano.

  • Agravantes: Racismo, preconceito, palavrões pesados.
  • Atenuantes:

Advertência antes de bloquear: Opcional


Sobre esse ponto, sou a favor de uma espécie de progressão, ex.: o primeiro é fixo em 2 semanas, se reincidir é X meses, etc. Ao invés de mandar 1 ano ou perto disso direto na primeira/segunda. Hatmoji.png 00h01min de 15 de outubro de 2020 (-03)

É uma boa ideia. Uma gradação no tempo de bloqueio de parece bem sensata (2 semanas, 1 mês, 6 meses, 1 ano, por exemplo).Clique aqui e envie uma mensagem Smalkade ctrbssndbx7 594Setembro de 2019 09h52min de 15 de outubro de 2020 (-03)
Todos os bloqueios seguem essa lógica. Mas se alguém chegar te chamando de "filha da puta imbecil otário chupador de pica melada de bosta de cu aidético", obrigar o sysop a banir um sujeito desse por apenas 2 semanas nãos erá legal, por isso acho que não precisamos fixar o comentário precedente deveria ter sido assinado por Alhazred (discussão • contrib.)
Agora chegamos em outro ponto, sobre o que é ofensa e o que não é. O que é controverso, porque da mesma forma que tem usuário frequentador do Discord que não ligaria pra isso, também tem aquele que vai reclamar e pedir pra bloquear porque o chamaram de alguma gíria, ou o mandaram tomar suco de alguma coisa.
No momento, parece até que depende mais do ofendido. O que sou contra, é aparecer fulano pedindo pra bloquear desenterrando coisa de mais de ano atrás, só porque não superou e isso virou rancor.
Se pelo menos o primeiro não for fixo, então há risco de desastres como o de agosto. A respeito da progressão, ela ainda pode ser diferente dos outros bloqueios; enquanto alguns dobram ou triplicam, esse aqui pode quadruplicar, quintuplicar, ou até mais. Hatmoji.png 00h52min de 16 de outubro de 2020 (-03)
Há alguma situação onde o bloqueio infinito se aplicaria aqui? Brasaodp.gif Cel. Sifódemo de Colipo DesportalPTH.pngFC Bayern München logo (2017).svg13 536 09h12min de 18 de outubro de 2020 (-03)
1 ano já é exagerado demais. Infinito por ofensa só nos casos de reincidência mesmo. ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 14h24min de 18 de outubro de 2020 (-03)

Usuário reincidente não seria um fator agravante?Clique aqui e envie uma mensagem Smalkade ctrbssndbx7 594Setembro de 2019 16h40min de 19 de outubro de 2020 (-03)

Confira lá no começo da página os atenuantes e agravantes gerais, que valem para todos bloqueios. ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 16h57min de 19 de outubro de 2020 (-03)

Proxy aberto[editar]

Causa: Proxy aberto (em inglês, open proxy) é um servidor que permite qualquer usuário da Internet usá-lo para "encaminhar" serviços da Internet. No caso das wikis, "encaminhar" serviços da Internet é o mesmo que salvar uma edição numa página. Na maioria das vezes, são usados de forma abusiva por vândalos.

Pena

IP: Bloqueio infinito
Usuário registrado: Impedido de editar (enquanto estiver usando proxy aberto)

  • Agravantes: -
  • Atenuantes: -

Advertência antes de bloquear: Nenhuma.


Aqui, o IP é bloqueado apenas pelo simples fato de ser um proxy aberto, mesmo que ele tenha feito alguma edição não indesejada. Este "motivo" poderia ser considerado como uma "modalidade de bloqueio"? - Independência ou Morte! JPLSilva 21h57min de 23 de outubro de 2020 (-03)

Não, porque usar proxy é considerado - conforme nossa praxe atual - como uma infração em si. ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 23h03min de 23 de outubro de 2020 (-03)

Spambot[editar]

Causa: Spambot (ou robô de spam) é um programa praticamente autônomo projetado para enviar spam na Internet. Geralmente, eles criam contas para isso. Algumas mensagens de spam são direcionadas aos leitores e envolvem propaganda e até mesmo phishing. Outras não são destinadas a humanos e são postadas para aumentar o número de links para um determinado site, a fim de aumentar sua classificação no Google.

Pena

IP: 1 mês a 1 ano
Usuário registrado: Bloqueio infinito
Bloqueio infinito para IP chega a ser exagero. Para spambots anônimos, mínimo de 2 semanas e máximo de 1 ano tá bom. - Independência ou Morte! JPLSilva 07h26min de 15 de outubro de 2020 (-03)
Não discordo, mas essa página é para como as coisas atualmente são, e até hoje todos spambot que vi foram banidos em infinito ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 10h38min de 15 de outubro de 2020 (-03)
Pois vambora mudar. Bloqueio para IP não pode ser infinito. - Independência ou Morte! JPLSilva 11h12min de 15 de outubro de 2020 (-03)

  • Agravantes: SPAM em mais de 10 páginas e links externos para propaganda/anúncio.
  • Atenuantes: -

Advertência antes de bloquear: Nenhuma.


Ser um spambot poderia ser considerado apenas um agravante para #Spam e flooding. - Independência ou Morte! JPLSilva 22h06min de 23 de outubro de 2020 (-03)

Nesse caso há essa diferenciação porque no "spam/flooding" uma pessoa está está ali fisicamente e ativamente editando com os dedos no teclado, enquanto spambots são programas automáticos que simplesment rodam em wikis indefesas, como aquele que está atacando os italianos, que só contém textos pré-prontos (até por isso sempre houve a rigidez do ban infinito nesses casos que você notou aqui). ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 23h03min de 23 de outubro de 2020 (-03)
Eu diria que spambots estão "quase-extintos" na Desciclopédia devido ao KeyCaptcha e a exigência feita pelo filtro de abuso aos anônimos de escreverem um sumário de edição. Mas, como não se sabe se as wikis Uncyclomedia continuarão usando o KeyCaptcha no próximo ano já que o mesmo usa o morto-vivo Flash Player, talvez seja melhor não excluir esse motivo da lista para evitar problemas num futuro próximo. - Independência ou Morte! JPLSilva 00h00min de 24 de outubro de 2020 (-03)

Desrespeitou manifestamente a Regra:Humor Privado[editar]

Causa: Ver Humor Privado. Inserir humor privado em artigos ou insistentemente criou artigos de humor privado.

Pena

IP: Bloqueio de 1 semana a 3 meses
Usuário registrado: Bloqueio de 1 semana a 6 meses

  • Agravantes: Recriou página de humor privado deletada.
  • Atenuantes: -

Advertência antes de bloquear: Opcional

Sugestão de agravante: página anteriormente deletada. French-flag-waving-animated-gif-16.gif Valois"Vive la France" 24 632 actions 19h26min de 19 de outubro de 2020 (-03)

Válido. ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 19h47min de 19 de outubro de 2020 (-03)

SPAM SPAM SPAMSpam e flooding[editar]

Causa: Configura-se spam fazer propagandas de outros sites ou produtos em uma ou várias páginas da Desciclopédia. Configura-se "flooding" espalhar predefinições de topo e criar seções "ver também" com links para um determinado artigo. Espalhar na Desciclopédia vários links para um mesmo artigo sem que esses links tenham fins humorísticos nos artigos.

Pena

IP: Bloqueio de 1 semana a 3 meses
Usuário registrado: Bloqueio de 1 semana a 1 ano

  • Agravantes: Autopromoção; spam em massa em vários artigos; spam com links externos (não clique, pra não pegar vírus).
  • Atenuantes: -

Advertência antes de bloquear: Opcional.

Bloqueio preventivo[editar]

Causa: Ao avistar um registro de criação de usuário com nome de usuário suspeito, tais quais Usuário:A desciclopédia é uma merda ou nomes de usuário muito similares ao nome de recém-banidos, essas contas podem ser bloqueadas imediatamente sem que tenham cometido qualquer edição realmente vandalizadora.

Pena

IP: É necessário ter conta registrada.
Usuário registrado: Bloqueio de 1 dia.

  • Agravantes: Nomes de usuário ofensivos aos usuários e à Desciclopédia ou demonstrando clara má intenção aumentam o bloqueio para infinito.
  • Atenuantes: -

Advertência antes de bloquear: Nenhuma.

Burlou bloqueio[editar]

Causa: Usuários bloqueados são bloqueados para pararem de editar a Desciclopédia, e se essa pessoa troca de IP/conta e volta a editar, um novo bloqueio é necessário.

Pena

IP: Bloqueio pelo mesmo tempo em que a conta original se encontra (exceto infinito, nesses casos o bloqueio é de 1 ano).
Conta(s) secundária(s): Bloqueio de infinito.
Conta original: Aumento no bloqueio na conta original do usuário que burlou bloqueio. Esse aumento será dado conforme o tempo previsto na infração original do usuário, por exemplo: Se alguém foi bloqueado por ofender outro usuário e o bloqueio para ofensa diz que ele é de 2 semanas a 1 ano, se esse usuário burlar o bloqueio o novo aumento do bloqueio será de 2 semanas a 1 ano.

  • Agravantes: Usou sock puppet para burlar bloqueio; Dissimulou ser outra pessoa.
  • Atenuantes: Editou poucos minutos após o bloqueio como forma de tentar se defender.

Advertência antes de bloquear: Desnecessária


Obs.¹ Editar um apelo no Desciclopédia:Muro das Lamentações não é considerado burlar o bloqueio.


Sugestão: em caso de reincidência, aumentar a pena para o dobro do tempo do bloqueio original Brasaodp.gif Cel. Sifódemo de Colipo DesportalPTH.pngFC Bayern München logo (2017).svg13 536 10h29min de 15 de outubro de 2020 (-03)

Conta replicada[editar]

Além da falta de clareza do que seria "conta replicada", hoje em dia com os filtros é fácil impedir criação de contas zoando os nomes dos usuários.

Criou conta para vandalizar[editar]

Causa: O infrator cria uma nova conta na Desciclopédia com a simples finalidade de vandalizar artigos protegidos contra edições anônimas.

Pena

IP: -
Usuário registrado: Bloqueio de 1 ano a infinito

  • Agravantes:
  • Atenuantes:

Advertência antes de bloquear: Desnecessário


Eu achava que "criar conta para vandalizar" era um mal-amado criar uma conta na DP e logo depois começar a vandalizar nos artigos. - Independência ou Morte! JPLSilva 22h04min de 23 de outubro de 2020 (-03)

Criou página(s) fora do padrão por vandalismo[editar]

Causa: Criação insistente de artigos que se enquadram em Regra:Eliminação rápida ou criação insistente de artigos eliminados pela {{UTI}}.

Pena

IP: Bloqueio de 1 semana a 3 meses
Usuário registrado: Bloqueio de 2 semanas a 6 meses

  • Agravantes: Criar apenas artigos que se enquadram em eliminação rápida, nunca demonstrar interesse em melhorar seus artigos eliminados por {{UTI}}.
  • Atenuantes: Demonstrar interesse em melhorar os artigos, apenas não ter sido capaz o bastante.

Advertência antes de bloquear: Obrigatório para os casos de usuários com artigos eliminados por {{UTI}}. Opcional para os casos de usuários com artigos eliminados por {{er}}


Obs. Criar apenas 1 artigo lixo passível de {{er}} não gera bloqueio automático.

Vandalização "Desista de uma vez!"[editar]

Ver: Criou página fora do padrão por vandalismo

Proposta a remoção deste(s) motivo(s) por ser(em) redundante(s) em relação ao principal.

Mau uso de imagem[editar]

Causa: Carregar na Desciclopédia imagens de gore, cadáveres, pedofilia, tortura, crimes hediondos, nudez e/ou sexo explícito, bem como todo tipo de imagem chocante sem o menor intuito humorístico.

Pena

IP: -
Usuário registrado: Bloqueio de 1 ano a infinito

  • Agravantes:
  • Atenuantes:

Advertência antes de bloquear: Opcional.

Mau uso de múltiplas contas (sock puppets)[editar]

Causa: Usar duas ou mais contas para votar, debater num mesmo tópico ou discussão, ou editar artigos como forma de fraudar o real número de pessoas interessadas no tema em questão.

Pena

Usuário registrado: Bloqueio de 6 meses a infinito
Contas extras: Bloqueio infinito

  • Agravantes: Votou com mais de uma conta numa mesma votação.
  • Atenuantes: O sock nunca foi utilizado.

Advertência antes de bloquear: Opcional


Obs.¹ Ter outra conta é permitido para os casos de Robôs ou contas alternativas para usar em computadores não seguros, desde que tais contas secundárias sejam declaradas. Obs.² Todo sock deve obrigatoriamente ser identificado através do Desciclopédia:CheckUser conforme as regras vigentes do uso da ferramenta, sendo vetado suposições ou deduções.


Historicamente o uso dessas contas alternativas nunca trouxe benefício algum para o site, muito pelo contrário. Se alguém aqui ainda vai em lan house, ou não tem o próprio dispositivo para acessar em plena era da (des)informação, melhor se manifestar. Hatmoji.png 00h26min de 15 de outubro de 2020 (-03)

O nome da proposta não seria mau uso de socks? Bom, parece que a comunidade tem um pouco de trauma de usuários que usam fantoches (Culumon foi o maior exemplo disso), mas não acho que essa prática, quando usada com moderação, venha a trazer malefícios para a DP.Clique aqui e envie uma mensagem Smalkade ctrbssndbx7 594Setembro de 2019 23h36min de 17 de outubro de 2020 (-03)
Pessoalmente eu também seria contra socks de qualquer natureza. Mas por outro lado, se a pessoa chega e diz claramente "essa conta é minha" e não faz palhaçada com aquela conta, não vejo problema. ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 23h46min de 17 de outubro de 2020 (-03)

Achar que terão moderação no uso é uma coisa. Pedir moderação só depois que começa o caos, é outra. As datas nas quais ocorrem discussões relevantes e evoluções estruturais na Desciclopédia não coincidem com as datas de epidemias de socks, por que será. Hatmoji.png 01h11min de 18 de outubro de 2020 (-03)

Hoje em dia users com socks são casos isolados, como eu, Valois e o Smalkade (pelo menos eu acho que ele usa). Portanto, não existem motivos para banir algo gracas a somente alguns n00bs. Ao meu ver, melhor seria uma punição mais rígida, com bloqueio infinito no sock e a impossibilidade do user voltar a ter outra conta sock... TheLog.png 20h19min de 20 de outubro de 2020 (-03)

O nome deste motivo pode causar confusões desnecessárias no futuro. Symbol support vote.svg Concordo com o nome "mau uso de múltiplas contas (sock puppets)". - Independência ou Morte! JPLSilva 09h59min de 24 de outubro de 2020 (-03)

Moveu ou redirecionou por vandalismo[editar]

Causa: Trocar um título de artigo por outro incorreto através do mau uso da ferramenta de mover páginas.

Pena

IP: Bloqueio de 1 dia a 3 meses.
Usuário registrado: Bloqueio de 1 semana a 6 meses.


Advertência antes de bloquear: Opcional.

Racismo/discriminação[editar]

Proposta a remoção desse motivo pois ela é redundante com outros motivos de bloqueio nos dois tipos possíveis de prática de racismo na Desciclopédia. Se um usuário cometeu racismo contra outro usuário ao ofendê-lo, já existe o bloqueio por ofendeu outro usuário. Se um usuário inseriu textos racistas sem fins humorísticos nos artigos, já existe o bloqueio por Adicionou conteúdo inútil na(s) página(s).

Recriou página eliminada[editar]

Causa: Recriar exatamente igual, ou com mínimas modificações, uma página eliminada por {{ER}}, {{UTI}}, {{Quimio}}, votação ou qualquer outra forma vigente de eliminação de artigos.

Pena

IP: Bloqueio de 1 dia a 3 meses
Usuário registrado: Bloqueio de 3 dias a 3 meses

  • Agravantes: Recriação de humor privado, recriação de artigos eliminados por {{ER}}
  • Atenuantes: O usuário ter tentado mudar alguma coisa no artigo, apenas não ter conseguido o bastante.

Advertência antes de bloquear: Obrigatório para os casos de recriação com tentativas de mudanças.


Uma coisa que percebi agora: dá pra diminuir o tempo de bloqueio se proteger o título, já que assim vamos frustrar o vândalo que não vai mais poder criar a página. Que tal diminuir o tempo mínimo de registrados para 3 dias? French-flag-waving-animated-gif-16.gif Valois"Vive la France" 24 632 actions 20h11min de 19 de outubro de 2020 (-03)

Não há problema essa diminuição. Mas grande parte dos casos de recriação de artigo lixo eliminado são de títulos válidos que não podemos proteger. ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 20h46min de 19 de outubro de 2020 (-03)

Sobreposição de imagem por vandalismo[editar]

Causa: Carregar uma nova versão de imagem sem qualquer relação com o intuito de humor ou propósito da imagem original.

Pena

IP: -
Usuário registrado: Bloqueio de 1 semana a 6 meses

  • Agravantes: A imagem sobreposta já está previamente contida em um ou mais artigos e seu sentido foi completamente desvirtuado, estragando a piada original da imagem nos artigos.
  • Atenuantes: A imagem sobreposta não estava em uso.

Advertência antes de bloquear: Obrigatório

Vandalizou a página de usuário[editar]

Causa: Editar a página de um outro usuário sem o prévio consentimento do mesmo. Incluindo páginas anexas como assinaturas e sandbox.

Pena

IP: Bloqueio de 1 semana a 3 meses (exceto se o IP for o próprio dono da página, só que encontra-se deslogado)
Usuário registrado: Bloqueio de 2 semanas a 1 ano.

  • Agravantes: Apagar conteúdo; Ofender.
  • Atenuantes: -

Advertência antes de bloquear: Opcional.


  • Obs.¹ Categorizar página de usuário é proibido. Portanto a remoção de categorias e predefinições categorizantes de páginas de usuário alheia bem como suas respectivas sandbox ou páginas similares, não constitui vandalismo da página daquele usuário.
  • Obs.² Correções e manutenções em páginas de usuário alheia não constituem vandalismo.
  • Obs.³ Editar livremente página de usuários bloqueados por tempo infinito não constitui vandalismo.

Vandalizou imagem[editar]

Causa: Adicionou conteúdo inútil ou removeu conteúdo da página de edição de uma ou mais imagens.

Pena

IP: Bloqueio de 1 dia a 3 meses
Usuário registrado: Bloqueio de 1 semana a 6 meses

  • Agravantes: -
  • Atenuantes: -

Advertência antes de bloquear: Opcional


Obs. Imagens não podem ser categorizadas nas mesmas categorias de artigos normais, portanto a remoção desse tipo de categoria não constitui vandalismo.

Fraudou votação ou página administrativa[editar]

Causa: Fraude de votações, como assinar votos por outros usuários ou apagar votos de outros usuários, bem como modificar o texto que está sendo votado sem consentimento ou conhecimento de todos votantes. Fraude de regras, como inventar/criar regras que nunca foram aprovadas por votação.

Pena

IP: Bloqueio de 1 semana a 1 mês
Usuário registrado: Bloqueio de 3 meses a infinito.

  • Agravantes:
  • Atenuantes:

Advertência antes de bloquear: Opcional.

Vandalizou projeto-irmão da Desciclopédia ou outros projetos[editar]

Proposta a remoção desse motivo porque as mesmas penas previstas aqui e que se apliquem ao domínio principal podem valer para os outros domínios sem grandes problemas. Possíveis exceções: UnMeta, UnCommons, UnData e outras Uncyclopedias (por serem externos).

Ponto para acompanhar os eventos. Hatmoji.png 16h54min de 15 de outubro de 2020 (-03)
Quem criou isso foi o Terror, e pelo o que ele me explicou a intenção era funcionar como "bloqueio preventido" (ou seja, um IP vandalizou a Merdapédia, então ele potencialmente pode vandalizar a DP). Como já temos bloqueio preventivo previsto, não precisamos desse motivo aqui, até porque quem fizer merda em outra wiki nada tem a ver conosco. ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 10h51min de 15 de outubro de 2020 (-03)

Coagiu usuário a votar[editar]

Causa: Pedir, ludibriar, insistir e/ou coagir mediante constrangimento, um usuário a votar em qualquer votação na Desciclopédia, independente se essa coação foi feita dentro ou fora da Desciclopédia.

Pena

IP: -
Usuário registrado: Bloqueio de 1 mês a 1 ano

  • Agravantes: Prática de coação frequente; Prática de coação com diversos usuários.
  • Atenuantes: -

Advertência antes de bloquear: Opcional


Obs. Nos casos de coação ocorridas fora da Desciclopédia, cabe ao denunciante o ônus de apresentar as provas.


Sugiro que, em caso do incidente ser feito por um usuário com cargo administrativo, seja feita votação para desysop a partir da segunda ofensa e desysop automático a partir da terceira ofensa Brasaodp.gif Cel. Sifódemo de Colipo DesportalPTH.pngFC Bayern München logo (2017).svg13 536 10h17min de 15 de outubro de 2020 (-03)

Utilização imprópria do nome "Desciclopédia" fora do site[editar]

Causa: Utilizar o nome "Desciclopédia" em redes sociais ou sites particulares como forma de se autopromover a fim de ganhar fama e relevância às custas do trabalho de todos os demais usuários da Desciclopédia, ou seja, mentir que é o único responsável/chefe/dono/etc da Desciclopédia. Criar contas ou fanpages da Desciclopédia em qualquer outro site e impedir a circulação e administração de outros usuários da Desciclopédia na página.

Pena

IP: -
Usuário registrado: Bloqueio de 1 ano a infinito.

  • Agravantes: Alegar ser o dono da Desciclopédia; Ter adquirido ganhos monetários com a prática.
  • Atenuantes: -

Advertência antes de bloquear: Desnecessária.


Obs.¹ Obviamente não é considerado abuso um usuário simplesmente mostrar seus artigos e suas contribuições fora do site desde que não se aproprie do nome "Desciclopédia" como se fosse o dono do site. Obs.² Também não é considerado abuso usar o nome Desciclopédia como forma de divulgação.

Minha preocupação com isso é a possibilidade de você sequer poder divulgar o site com seu username ou coisa similar. Concordo que a autopromoção é um equívoco, mas por exemplo eu coloco no meu Twitter o username da DP e coloco o nome do site não pra me promover de vdd e sim pra promover somente o site. Claro, se não houver nenhuma discussão favorável a isso, eu posso ver como alterar o meu username do Twitter sem parecer algo "auto-promoção". April.gifCleric.pngArDq./GEN. UltraJohnnÿ O SYSOP LOUCO! 38 568 edições 07h25min de 20 de outubro de 2020 (-03)
Justo, então incluí uma segunda observação. Mas essa regra é para oficializar o motivo pelo qual Rothmans e Jonny foram bloqueados. Essa regra é para evitar novos "donos da Desciclopédia" ou de pessoas criarem tipo um canal no Youtube com nome Desciclopédia e fazer ganho monetário em cima. Então no seu caso UJ está tudo bem usar nosso nome lá fora. ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 09h42min de 20 de outubro de 2020 (-03)

Removeu predefinição de manutenção sem arrumar o artigo[editar]

Causa: Removeu Predefinição de manutenção de artigo, em especial {{Wikify}}, {{Gramática}}, {{Imagens}}, {{UTI}} e {{Apagar}}, sem realizar a manutenção desejada ao artigo.

Pena

IP: Bloqueio de 3 dias a 1 mês
Usuário registrado: Bloqueio de 1 semana a 3 meses.

  • Agravantes: Remover {{UTI}} sem melhorar o artigo.
  • Atenuantes: Tentou arrumar o artigo, apenas não foi competente o bastante.

Advertência antes de bloquear: Opcional.

Publicou dados pessoais de terceiros (doxxing)[editar]

Causa: Publicar dados privados como endereços, nome completo, CPF, RG ou meios de contato particulares como números de telefone ou imagens de documentos pessoais.

Pena

IP: Bloqueio de 1 mês a 3 meses
Usuário registrado: Bloqueio infinito

  • Agravantes:
  • Atenuantes:

Advertência antes de bloquear: Desnecessária


Doxxing merece ban infinito e imediato Brasaodp.gif Cel. Sifódemo de Colipo DesportalPTH.pngFC Bayern München logo (2017).svg13 536 10h22min de 15 de outubro de 2020 (-03)

Foi dito lá em cima que "bloqueio para IP não pode ser infinito". Mas acho que nada impede de trocar por um prazo bem longo e aplicar rangeblock junto.

Hatmoji.png 16h54min de 15 de outubro de 2020 (-03)

Digo isso pois estamos numa época onde cada vez mais os provedores usam IPs dinâmicos, e bloqueio infinito para IP só vai causar a infelicidade de um inocente impedido de editar e a felicidade do vândalo que só vai esperar o IP dele mudar. - Independência ou Morte! JPLSilva 17h19min de 15 de outubro de 2020 (-03)

Modalidades de bloqueio[editar]

Uma modalidade é um tipo de bloqueio, ou seja, não é uma infração em si mas sim um modo de bloquear usuários que descumpriram alguma das normas previstas em "motivos de bloqueio" acima.

Bloqueio de advertência[editar]

Bloqueio de 24 horas utilizado como advertência para aquele novato que aparentemente ainda não aprendeu como consultar a própria página de discussão. Este bloqueio também pode ser usado como uma forma mais severa de advertência nos casos de bloqueio em que a advertência é opcional. No sumário desse tipo de bloqueio o sysop deve escrever a advertência.

Bloqueio de faixa de IP (Range Block)[editar]

Utilizado quando um usuário bloqueado insistentemente burla o bloqueio para continuar cometendo vandalismos. Ver Desciclopédia:Range Block.

IP de usuário recém-bloqueado[editar]

Usado quando o bloqueio de uma conta não é feito totalmente, o bloqueio do IP de um usuário recém-bloqueado pode ser realizado a qualquer momento e deve coincidir com o tempo de bloqueio da conta (exceto infinito, nesses casos o IP deve ser banido por 1 ano).

Reincidente[editar]

Utilizado quando um usuário, após ter cumprido o seu tempo de bloqueio, retorna e comete a mesma infração. Nesses casos este segundo bloqueio tem que ser obrigatoriamente por um tempo maior que o primeiro bloqueio.

Desrespeitou advertência aviso prévio de um sysop[editar]

Para todos os motivos de bloqueio acima listados há os casos em que a advertência é opcional e os casos que a advertência é obrigatória. Uma vez optado pela aplicação da advertência, e esta ter sido ignorada, este tipo de bloqueio é aplicado sinalizando que houve o agravante.

"Aviso prévio de sysop" é um motivo de bloqueio vago e que faz parecer que sysops são deuses a serem obedecidos. Um usuário só pode ser bloqueado por motivos claros e específicos. ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 23h21min de 16 de outubro de 2020 (-03)

Talvez apenas "Desrespeitou aviso prévio" seja uma melhor nomenclatura. Desrespeito a avisos é um motivo perfeitamente válido para bloqueio (se bem que, pode ser mesclado ao "Reincidente") e se o problema é os sysops parecerem deuses, o mais simples "Desrespeitou aviso prévio" poderia incluir também avisos feitos por usuários que não são sysops Ordem BenfiquistaMal.MorpheusDream WeaverAno XII 15h43min de 14 de outubro de 2020 (-03)
É que se um usuário/sysop avisa para alguém parar com determinada prática, é porque tal prática é contra as regras, e se a pessoa ignorar o aviso ela não será bloqueada por desrespeitar o aviso prévio em si, ele será bloqueada por ter infringido uma regra específica já prevista: "remover conteúdo de páginas", "patrulhamento ideológico", etc. Eu propus eliminar esse motivo de bloqueio por ser redundante e ao mesmo tempo dar brecha para abusos futuros. ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 15h54min de 14 de outubro de 2020 (-03)
Não é só sysops que podem dar advertências ({{adv}}) e avisos... Nessa parte, o "Desrespeitou aviso prévio" pode se encaixar bem. O problema mesmo é a redundância que o Alhazred notou nessa modalidade de bloqueio. O termo aviso prévio me parece bem abrangente mesmo. Eu Symbol support vote.svg Concordo com o Alhazred nessa parte.Clique aqui e envie uma mensagem Smalkade ctrbssndbx7 594Setembro de 2019 16h04min de 14 de outubro de 2020 (-03)

Aqui parece que chegamos a duas possibilidades: ou renomear para "Desrespeitou aviso prévio", ou remover o motivo e torná-lo um agravante para todos os casos em que os avisos são obrigatórios. Hatmoji.png 02h21min de 16 de outubro de 2020 (-03)

Ok, podemos deixar esse, mas não como infração em si, mas sim como uma modalidade de bloqueio, ou seja, um agravante. ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 23h21min de 16 de outubro de 2020 (-03)
Eu prefiro o termo "Ignorar advertências" do que "Desrespeitar aviso prévio" Brasaodp.gif Cel. Sifódemo de Colipo DesportalPTH.pngFC Bayern München logo (2017).svg13 536 09h17min de 18 de outubro de 2020 (-03)
Eu também. Teoricamente, ninguém é obrigado a seguir ordens de alguém na Desciclopédia. - Independência ou Morte! JPLSilva 10h07min de 24 de outubro de 2020 (-03)

Desbloquear[editar]

É permitido a um sysop alterar bloqueio efetuado por outro sysop, inclusive desfazê-lo, nos casos em que o bloqueio foi realizado de forma equivocada ou errônea conforme as regras contidas nessa página. Cabe ao sysop que alterou o bloqueio, entretanto, justificar quais foram os agravantes e atenuantes que explicam o aumento, redução ou extinção do bloqueio. É esperado dos sysops a maturidade em dialogar e chegar a um consenso para que evitem uma "guerra de bloqueios" (ou "blockwar").

Qualquer usuário com direito a voto pode a qualquer momento abrir uma votação no boteco pedindo a redução ou extinção de bloqueio de qualquer outro usuário. Terminado a votação em desfavor do usuário bloqueado, uma nova votação do tipo só poderá ser realizada após 1 ano.

FAQ[editar]

Por que o bloqueio de IP é sempre menor que o bloqueio de usuários registrados?
Porque um IP é dinâmico e pode ocorrer de um bloqueio muito grande numa faixa de IP atingir um usuário inocente num futuro. Já uma conta registrada é estritamente pessoal e pode arcar 100% com as consequências de seus atos.