Desciclopédia:Tutorial/Como criar uma predefinição

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikiyt1.png
E
s
s
e
n
c
i
a
l
Manual do Desciclopediano
Os dez mandamentos
Como ser engraçado
e não apenas idiota
Regras
B
á
s
i
c
o
Introdução
Sobre o site
Página de testes
Adicionar links internos e externos
Formatar texto
Separar artigos em seções
Escrever citações
Adicionar imagens e vídeos
Adicionar sons
Criar um artigo
Wikificação
Utilizar HTML
I
n
t
e
r
m
e
d
i
á
r
i
o
Convenção de títulos
Criar tabelas
Mover páginas
Adicionar/criar categorias
Adicionar uma predefinição
Criar uma predefinição
S
o
c
i
a
l
Páginas de discussão
Arquivamento de discussão
Página de usuário
Personalizar assinatura
Criando o seu status
Conheça os fóruns
G
e
r
a
l
Solução de problemas
Guia Prático da Wikipedia
Fórmulas Matemáticas
Outros

O guia a seguir irá mostrar de forma genérica como criar uma predefinição. Antes de tudo, leia a página anterior a esta para não sair repetindo os mesmos erros e acabar indo chorar no colo da mamãe depois de algum usuário meter o {{ER}} no lixo criado. Não é porque existe este tutorial que qualquer um pode sair criando predefinições à rodo, para isso, é necessário que o artefato seja necessário ao site, bem feito e acima de tudo que tenha uma utilidade imediata. Ou seja, não adianta criar uma predefinição para 2087 sendo que ainda estamos em 2017! A predefinição que criará deve atender alguma necessidade.

Enfim, continuando... tem várias maneiras de criar uma predefinição do zero, a primeira é reutilizando um dos modelos existentes, a segunda sob a sintaxe wiki e a terceira na unha, utilizando classes wiki. Uma introdução ao modo será feita mais abaixo.

Mas antes...[editar]

Recapitulando alguns cuidados que se devem ter antes de sair enfiando sua tranqueira em tudo quanto é artigo.

Primeiro é com relação as predefinições de topo, as mais requisitadas e as mais visadas, logo, as que mais enchem o saco. Quando for usá-la e quiser de todas as maneiras colocar um caminhão deles no topo, pelamor de Deus, tenha bom senso e não as coloquem amontoadas no topo do artigo, caso contrário, apenas crianças de 6 a 12 anos irão visitá-los. É consenso entre boa parte dos ativos que predefinições no topo atrapalham a leitura de um artigo, fazendo-a se tornar desatrativa aos demais usuários.

Estou a esquerda (LEFT) porque se fosse posto a direita (RIGHT) eu estragava o layout da predefinição que corre pela direita. Pessoalmente ajo na Direita, mas tenho sim uma quedinha pela Esquerda...

Outro ponto é quanto as box e outras predefinições como a {{curiosidades}} e {{futuro}}, predefinições de uso no meio de artigos. Quando for fazer uso delas, coloque-as de modo que não se embrulhem com outras predefinições e de forma que deixe o artigo mais limpo o possível. Por exemplo, se eu enfiasse esse Fernando Henrique com |right, posição como acham que ele fica, o layout da página iria pro espaço. Por isso ele foi mantido na esquerda, ou |left, em língua americana inglesa.

Por fim e não menos importante, veja se a predefinição que requisita já existe. É comum usuários criarem trocentas predefinições para algo que não precisa ou já possui. Caso faça isso, saiba que a prioridade é pra predefinição já estabelecida, ou seja, se tiver acabado de criar uma e a sua figurinha for repetida, a sua predefinição é a que vai pro saco.

Dada as recomendações, vamos ao que interessa.

... Pesquise![editar]

Mais uma vez, antes de começar a criar sua predefinição:

  • Pesquise pela predefinição pelo nome que você acha que ela teria, tanto na caixa de pesquisa que tem aqui quanto no google, colocando "Desciclopédia predefinição" + o nome da predefinição que você gostaria de criar.
  • Vasculhe a categoria de predefinições em busca dela.
  • Se não encontrar com nenhuma das formas, pergunte a um usuário ativo ou simplesmente pergunte nos Alcoólicos Anônimos pra ver se alguem conhece a predefinição:fulano. Se não conseguir encontrar de forma alguma, então ai sim, poderá criar sua predefinição sem a certeza que ela receberá uma {{ER}} depois de criada.

Como criar uma predefinição[editar]

Antes que possamos dar início ao ritual sim, de novo, é necessário que tenha percorrido os tutoriais básicos, já que criar uma predefinição exige muito sangue frio, dedos calejados, bom conhecimento de como funciona uma wiki e também alguns princípios HTML, caso não queira usar um dos modelos prontos e que serão mostrados mais abaixo.

Na Desciclopédia, temos três formas de criar uma predefinição, a primeira por meio dos modelos, a segunda com codigos wikis mais avançados e a terceira por meio de XHTML/HTML5 seco, utilizando apenas algumas classes CSS da MediaWiki.

Criar uma caixa com modelos[editar]

A forma mais fácil, tanto que o recomendado é que não crie uma predefinição se for apenas para o uso em um ou dois artigos, apenas use os nodelos disponíveis. Segue o exemplo utilizando o Predefinição:Modelo 07, para a criação de uma predefinição do tipo caixa/box:

{{Modelo 07
|tamanho          = 95%
|fundo_cor        = limegreen
|fonte            = Arial
|fonte_titulo_cor = red
|fonte_texto_cor  = black
|borda            = 1px solid red
|imagem           = <choose>
                      <option>[[Imagem:Exemplo.jpg|90px]]</option>
                      <option>[[Imagem:Tutorial.gif|90px]]</option>
                    </choose>
|titulo           = '''Esse exemplo mostra uma predefinição com modelos!'''
|texto            = <choose>
                      <option>E deve ter ficado uma merda, ''né amiguinho?''</option>
                      <option>E não tente fazer isso em casa.</option>
                    </choose>
}}

O mesmo código acima resultará em:

Exemplo.jpg Esse exemplo mostra uma predefinição com modelos!

E não tente fazer isso em casa.

Explicando o código acima[editar]

  • {{Modelo 07 ... }} – Inicia e termina a transclusão da Predefinição:Modelo 07. Transclusão é um termo wikipediano que quer dizer, em outras palavras, que o conteúdo da página Predefinição:Modelo 07 vai ser literalmente latinado (copiado) pra página em questão, neste caso, a da sua predefinição. Isso será abordado mais adiante, na próxima seção. O que você precisa saber é que essas chaves {{}} com o nome da página no meio, quer dizer que você está pegando o conteúdo de uma página (neste caso, do namespace Predefinição:) e "transcrevendo" o mesmo na página em que colocou as chaves com o nome da página.
    • Se quiser entender melhor como a transclusão funciona, vá para à página de testes e coloque o {{Usuário:Anônimo}}. Se você já tiver uma página de usuário, o código irá mostrá-lo, caso contrário, irá aparecer um link vermelho. Agora, coloque apenas {{Anônimo}}. Se você não tiver um nome de usuário tão genérico, com certeza irá dar link vermelho de cara, porque a predefinição:Anônimo não existe. Na transclusão, se você não indicar um namespace ele irá buscar a página por padrão no namespace das predefinições (Predefinição:).
Agora, continuando com a explicação do código acima
  • | tamanho = 95% – A parte do código mostra uma variável da predefinição usada ({{Modelo 07}}) recebendo um valor, o 95%. Variáveis são como campos que recebem determinados tipos de valores. Neste caso, foi pré-estabelecido que o campo tamanho recebesse(=) um tamanho a ser da predefinição, que poderia ser um valor aleatório em porcentagem, como 45%, um valor em pixel, como 320px ou ainda um valor em 43em. O mais recomendável hoje em dia é que se use valores em em, mas como estamos na Desciclopédia, foda-se, use qual tipo de medida quiser.
    • Voltando às variáveis, esse tipo de variável não é um padrão nem está em todas as predefinições da batata. Mas você pode criar uma variável na sua predefinição, para, por exemplo, setar um título ou ainda acrescentar uma informação, como será mostrado mais a diante.
  • As demais variáveis seguem a mesma lógica da variável tamanho, com a diferença que a fundo_cor vai definir a cor da caixa, a fonte irá definir a fonte não fiável do texto, a fonte_titulo_cor a cor do texto do título (o texto de cima) e a fonte_texto_cor do texto debaixo, a borda define o formato da borda, a imagem define a imagem (entre duas opções) que será usada na caixa, o titulo define o texto do título e o texto define o restante do texto da caixa.

As predefinições de modelos possui uma documentação de como usá-las. Recomendamos a leitura deles para evitar maiores problemas.

Navbox com modelos[editar]

É possível criar uma caixa de navegação com os modelos 12, 12a 12b e 13. No exemplo abaixo será mostrado uma predefinição criada com o modelo 13:

{{Modelo 13
| cor_fundo             = ghostwhite
| cor_fundo_titulo      = darkgoldenrod
| cor_titulo            = black
| cor_borda             = silver
| titulo                = Protagonistas de Grand Theft Auto
| conteudo              = [[Claude Speed]] · [[Tommy Vercetti]] · [[Carl Johnson]] · [[Niko Bellic]]
                            · [[Michael De Santa]] · [[Trevor Phillips]] · [[Franklin Clinton]]
}}


A explicação do código acima é a mesma mostrada anteriormente, com algumas diferenças básicas.

Modelos como o mostrado acima são muito bons quando sua predefinição vai carregar poucos artigos de uma determinada categoria, como foi mostrado acima. A partir do momento que sua predefinição começar a crescer, ou melhor, ela precisar comportar vários artigos de uma só vez, você vai precisar usar uma navbox.

Ainda é possível criar uma navbox usando a {{Navbox}}, uma predefinição que também é usada na Wikipédia e que pode ser vista aqui ou melhor ainda, aqui. É altamente recomendado que visite esses links antes de prosseguir com a leitura dessa seção, isso se não quiser tomar na jabiraca depois. Veja a documentação da predefinição que se encontra nas mesmas páginas.

A Predefinição:Navbox é um pouco mais complexo que os modelos, mas ainda assim muito simples se comparado as outras formas que serão mostradas logo abaixo e oferecem algumas possibilidades que os modelos, como poder definir subgrupos para os artigos listados. Segue o exemplo abaixo, da mesma caixa mostrada acima, feita com uma navbox.

{{Navbox
|name    = Grand Theft Auto
|title   = Protagonistas de Grand Theft Auto
|state  = collapse
|titlestyle = background:darkgoldenrod; color:black;	
|bodystyle  = background:ghostwhite;

|group1  =
|list1   = [[Claude Speed]] · [[Tommy Vercetti]] · [[Carl Johnson]] · [[Niko Bellic]]
            · [[Michael De Santa]] · [[Trevor Phillips]] · [[Franklin Clinton]]
}}

A explicação do código acima não vai te livrar de ler a documentação da predefinição.

Explicando o código acima[editar]

  • | name = – O nome da predefinição. Não é o que será mostrado, mas sim o que será linkado no v • d • e • h no topo esquerdo da caixa. O v • d • e • h são os links para ver, discutir, editar e ver histórico da caixa de navegação. Por isso ela deve ser colocada e deve ter o nome correto da predefinição. Ignore o namespace, coloque apenas o nome da predefinição.
  • | title = – O título da caixa de navegação. Pode conter links, choose-options, etc.
  • | state = – Estado da caixa, ver documentação.

... E assim por diante. Pode observar que a Navbox é mais completa que o modelo abordado na seção anterior, ao mesmo tempo que parece ser mais chata fazer apenas para listar uma linha de artigos. A escolha é por sua conta.

Importante: O campo também pode ser escrito tanto em inglês, como em português. Por exemplo, você poderia colocar nome ao invés de name, estilo-titulo ao invés de titlestyle e assim por diante! Se chegou até aqui sem saber direito como funciona alguns desses campos, vá olhar aquela merda da documentação!

Lista de modelos[editar]

Abaixo estão os modelos com seus tipos e que você poderá usar sem ter trabalho de escrever código que não sabe, ou naqueles dias que estiver com aquela preguiça...

Criar predefinição com códigos wiki[editar]

Criar predefinições com códigos wiki requer conhecimentos intermediariamente avançados de como funciona uma e também, um pouco de CSS, já que as cores e estilos estarão sendo atribuídas desta forma.

Essa forma de criação não é muito usada em caixas de topo/meio de artigo, mas bastante para a criação de infoboxes, tabelas e algumas vezes em caixas de navegação.

Caixa com códigos wiki[editar]

O mesmo modelo da seção criar uma caixa com modelos em código wiki, seria conforme abaixo:

{|cellpadding=2 cellspacing=0 style="width:95%; margin-left:auto; margin-right:auto; clear:both; background-color:limegreen; border:2px outset limegreen; font-family:Arial"
|-
|style="text-align:center;border:1px solid red;border-right:limegreen"|<choose>
                      <option>[[Imagem:Exemplo.jpg|90px]]</option>
                      <option>[[Imagem:Tutorial.gif|90px]]</option></choose>
|style="text-align:center;border:1px solid red;border-left:limegreen"|<span style="font-size:125%;font-weight:bold;color:red">'''Esse exemplo mostra uma predefinição com modelos!'''</span><p></p><span style="color:black"><choose>
                      <option>E deve ter ficado uma merda, ''né amiguinho?''</option>
                      <option>E não tente fazer isso em casa.</option>
                    </choose></span>
|}

Cquote1.png Ei! Perai, é a mesma merda que cê me mostrou alien cima!!1 Cquote2.png
Você, após comparar com o resultado do exemplo acima com o do início do tutorial.

Sim, porque o codigo acima não é nada mais que o código da {{modelo 07}}, só que com as informações preenchidas a mão. Veja que no exemplo lá do início do tutorial colocamos apenas algumas informações para criar o mesmo código mostrado acima. A diferença é aqui se a gente quiser mudar a direção do texto ou a existência de uma borda interna na caixa, a gente pode! (yes, we can!)

As duas próximas sub-seções mostram como podemos criar uma caixa de informação para uso no lado direito no topo de uma página.

Criando uma infobox com códigos wiki[editar]

Temos duas maneiras de criar uma infobox com códigos wiki: da forma simples e outra da forma mais difícil, porém, funcional. Segue os exemplos mostrados abaixo.

Infobox simples[editar]

O código abaixo está exposto ao lado, como exemplo e explicado logo abaixo.

Pessoa
Nome {{{1}}}
Profissão {{{2}}}
Sobre {{{3}}}
® Desciclopédia
{| style="clear:right; float:right; width:18.5em; background-color:ghostwhite;
 border:1px solid gray; padding:0.4em;"
|-
! colspan="2" | <big>'''Pessoa'''</big>
|-
| style="padding-left:0.7em;"|'''Nome'''
|{{{1}}}
|-
| '''Profissão'''
|{{{2}}}
|-
| '''Sobre'''
|{{{3}}}
|-
| colspan=2 style="text-align:center; background-color:whitesmoke; font-size:0.7em; color:lightgray;" | ® Desciclopédia
|-
|}
Explicação rasa do código acima[editar]
  • {| style="clear:right; float:right; width:18.5em; – Inicia o bloco, colocando algumas características visuais do mesmo através de um atributo style. Funciona como se fosse um <div style="clear:right; float:right; width:18.5em; > ou ainda um <table style="clear:right; float:right; width:18.5em; >. Se você não sabe o seriam <div>s ou <table>s, sugerimos que volte até o guia html do tutorial básico de html e wiki e leia novamente até compreender tudo direitinho, depois retorne.
Continuando a explicação da primeira do nosso exemplo, no atributo style serão atribuídas das características da predefinição, no nosso caso, a caixa flutuará na direita float:right; e sozinha clear:right;, sem comer ou pior, ficar lado-a-lado com outra predefinição, caso a caixa seja colocada em uma página com outra predefinição com posição no mesmo local. Entendendo melhor o clear, imaginemos que uma página tivesse a predefinição ao lado e nós quisesse colocar a predefinição do exemplo na mesma página. Se ambas forem colocadas assim:
{{guia}}
{{exemplo}}
A Predefinição:exemplo carregaria depois do primeiro bloco ao invés de carregarem juntas e se embrenharem, enfeiando o leiaute de uma página. Um exemplo melhor de como o clear funciona pode ser vista aqui e aqui
  • |-Pipe e traço que indicam a quebra de uma linha e início de outra. Funciona como um </tr><tr> em código HTML.
  • ! colspan="2" | '''Pessoa''' Ponto de exclamação que indica o título de uma predefinição ou de uma coluna em uma tabela. Funciona como um <th>, não e necessário já que o pipe ( | ) poderia ser usado da mesma forma, mas normalmente é usado para esses fins.
O colspan="2" só quer indicar que serão usadas duas colunas como sendo apenas uma, assim como o atributo rowspan="x" (não mostrado no exemplo) que dizer que serão usadas "x" linhas como sendo apenas uma. Em suma, funcionam como o mesclar células do Excel.
Por fim, o | '''Pessoa''' mostra o fim da atribuição de características à linha (cor da fonte, tipo de fonte, cor de fundo, etc.) e que a partir dali, o que serão postos serão apenas o conteúdo da linha, neste caso, o título da predefinição, Pessoa.
  • | ... – Para cada pipe, um campo da tabela, seguido de um pulo de linha (|-) a cada par de campos.
  • {{{x}}} – Indicam variáveis da predefinição. Variáveis são como campos de texto onde o usuário digita alguma coisa que quer que apareça na predefinição, ou ainda, alguma característica em predefinições mais genéricas, como os modelos mostrados (bem) acima.
    • Em predefinições mais curtas, como é o caso do {{cit}} (citações maiores) ou mesmo o {{c}}, os campos só precisam ter um indicador numérico que indica qual das informações passadas estará na posição determinada. No nosso exemplo, os valores seriam passados chamando assim: {{exemplo|Anônimo|Padeiro|Gosta de cassetinho}}. Se quiser fazer esse teste de fato, adicione o exemplo acima na página de testes e a use na sua página de usuário colocando {{Desciclopédia:Página de testes}}.
    • Já para predefinições maiores, como a usadíssima {{Box Sub-celebridade}}, ficaria bem confuso referenciar os campos apenas com {{{1}}}, {{{2}}} ... {{{17}}}. Nestes casos, é altamente recomendável criar (você vai ter que criar, não tem jeito) variáveis à elas. Usando nosso exemplo como exemplo (hehe), se usássemos variáveis para adicionar valores a predefinição, teríamos {{{nome}}}, {{{profissão}}} ou {{{sobre}}}, e para fazer seu uso, seria dessa forma: {{exemplo|nome=Anônimo|profissão=Padeiro|sobre=Gosta de cassetinho}}.
Note que neste caso, a wiki não tem problemas com nomes com acentos ou numeros. A única exigência que se faz é quanto ao uso do espaço para o nome das variáveis. Ao inves disso, use-as no formato camelCase ou melhor ainda, use um underline (_) no lugar (ex: nome_completo).
Infobox adaptável[editar]

Uma predefinição adaptável é aquela que comporta valores opcionais, sem que o usuário tenha de preencher uma tonelada e meia de informações. Imagine se uma predefinição como a {{infobox empresa}} ou {{DadosMunicípioBrasil}} não tivessem como opção ocultar alguns campos pouco relevantes. Predefs assim são boas porque podem ser completas e minimalistas ao mesmo tempo, ainda que sejam um pouco chatas para fazer. Para isso, requer um pouco dos conceitos de lógica de programação (condicionais if) e claro, conhecer como funciona as sintaxes wiki. Vamos ao que interessa

A mesma predefinição do exemplo anterior, adaptada, ficaria conforme abaixo:

Pessoa
Profissão desempregado
® Desciclopédia
{| style="clear:right; float:right; width:18.5em; background-color:ghostwhite; 
   border:1px solid gray; padding:0.4em;"
|-
! colspan="2" | <big>'''Pessoa'''</big>
|-
{{#if:{{{nome|}}}|
{{!}} '''Nome'''
{{!}} style="padding-right:0.7em" {{!}} {{{nome}}}
{{!}}-
}}
| '''Profissão'''
| {{#if:{{{profissão|}}}|{{{profissão}}}|''desempregado''}}
|-
{{#if:{{{sobre|}}}|
{{!}} Sobre
{{!}} {{{sobre}}}
{{!}}-
}}
{{!}} colspan=2 style="text-align:center; background-color:whitesmoke; font-size:0.7em; color:lightgray;" {{!}} ® Desciclopédia
|}

Sim, muito diferente agora, não? Isso é porque foram estabelecidas condições para a exibição de determinadas informações da caixa. Ora, se alguém não tem emprego, porque deveria aparecer um {{{1}}} pro indivíduo quando poderia render uma boa piada? Infoboxes podem ser grandes aliadas quando criadas para serem adaptáveis, semelhantes aos Não disponível das infocaixas na Wikipédia. Enfim, vamos dissecar algumas novidades nesse belo sapo código.

Explicação rasa do código acima[editar]
  • {{!}} – Código de escape que equivale ao pipe (|) mostrado no exemplo anterior ao de cima. Os códigos de escape são códigos usados quando são necessários dizer uma coisa, sem se referir a outra. Por exemplo, para criar os campos relacionados à profissão, não foram necessários, mas quando precisamos criar os campos dentro de uma condicional {{#if:|}}, foi necessário usá-los porque se fosse usado um simples pipe ou pipe e traço em seu lugar, o código seria quebrado e seriam revelados coisas terríveis... er.. porque o pipe também é usado em um if. Para evitar "dizer" ao if é que usamos esse código de escape.
  • {{!}}- – Código de escape que equivale ao pipe e traço (|-).
  • {{#if:{{{profissão|}}}|{{{profissão}}}|''desempregado''}} – A condicional if, segundo a wiki. Condicionais, como o próprio nome diz, são condições preestabelecidas em uma rotina. No exemplo, temos o seguinte:
    • {{#if:{{{profissão|}}}|Se o usuário atribuir uma profissão (Exemplo: se ele fizesse profissão = Subcelebridade)
    • {{{profissão}}}Coloque a profissão que o usuário colocou para aparecer (Exemplo: Subcelebridade).
    • |''desempregado''}}Caso o contrário (senão), coloque apenas desempregado em itálico.
      • Também poderíamos apenas ocultar a informação, caso o usuário não atribuísse valor algum, como foi o caso de outros dois dados (nome e sobre). Para isso, bastria remover o |''desempregado'', ficando apenas um campo vazio caso não fosse atribuído nenhum valor a profissão.
Exemplo:{{#if:{{{profissão|}}}|{{{profissão}}} }}Se houver, põe, senão, não põe nada.
{{#if:{{{nome|}}}|
{{!}} '''Nome'''
{{!}} style="padding-right:0.7em" {{!}} {{{nome}}}
{{!}}-
}}
O bloco acima retirado de nosso exemplo, mostra uma condição que trabalha com pelo menos uma linha, podendo trabalhar com mais. Lembrando sempre que quando for trabalhar com #ifs, as mudanças de células e linhas deverão ser feitas com {{!}}, {{!!}}, {{!-}} ou {{!}}+.
A explicação para o código acima é bem simples (se tiver lido o item anterior):
    • {{#if:{{{nome|}}}|Se o usuário tiver atribuído o nome, ele vai carregar todo o conteúdo correspondente a uma linha (que possui dois campos: {{!}} '''Nome''' e {{!}} style="padding-right:0.7em" {{!}} {{{nome}}}). Caso contrário a linha em questão não aparece. É por isso que na última caixa disponível no lado direito você só consegue ver a linha Profissão, porque não como não fizemos a transcrição da predefinição e atribuímos a ela os dados (como dessa forma {{exemplo|nome=Anônimo|profissão=Cozinheiro|sobre=Adora cozinhar ovos}}), as informações não existem e isso faz com que os campos nome e sobre não sejam carregados, enquanto o profissão aparece, mas como desempregado (como explicado nos itens anteriores).
Resumo[editar]

Essa seção aborda de forma simples como criar uma predefinição em caixa, navbox e uma infobox com códigos wiki. Claro que para isso, é necessário que tenha o mínimo de conhecimentos em HTML e um pouquinho mais em CSS, já que as características ainda serão atribuídas dessa forma. Caso queira saber como funciona uma, visite as predefinições uma por uma, ou aquelas que mais se parecerem com a que você deseja, clique em Editar/Ver código-fonte e veja o código usado na construção da predefinição. Copie e cole na pagina de testes e vai treinando por ali, mas agora lembre-se: Nunca edite as predefinições quando não souber como funcionam ou do que se tratam! Isso pode lhe render um belo chá de ban, além de nunca mais poder editar a predefinição, por ela estar protegida contra edições. Outra coisa, sempre importante: Não invente de criar predefinições inúteis ou redundantes! Sempre tente melhorar aquelas que precisam de ajuda.

Se desejar fazer uma caixa de navegação utilizando apenas códigos wiki, você pode ver a próxima seção e comparar com a seção acima. Vai ver que é basicamente quase a mesma coisa. Se precisar, veja a predefinição {{Distrito Federal}} (lista simples) ou a predef {{esportes}} (para múltiplas gavetas) como exemplo.

Criar predefinição com HTML e CSS[editar]

Outra forma bastante usada de criar predefinições, principalmente caixas de topo e navboxes, é a criação por código cru. Não é tão difícil como parece, já que boa parte dos códigos criados costumam portar classes wiki, cabendo ao usuário apenas a divisão por divs. Ainda assim requer alguns cuidados por parte do usuário, já que é comum esquecer de fechar alguma <div> aberta, o que acaba cagando todo artigo quando colocado em um.

Caixas[editar]

As caixas em linguagem de marcação pura são uma das coisas mais ridículas de se fazer, já que diferentemente do exemplo que será mostrado na próxima seção, não é necessário o uso que qualquer classe wiki ou parâmetros "quase obrigatórios" (nem clear:both; é necessário). Se precisar de referências, o próprio {{esboço}} já lhe servirá.

Navbox simples[editar]

O código abaixo mostra uma navbox criada com divs e utilizando as classes NavFrame, NavHead e NavContent para definir o bloco (caixa navbox), o cabeçalho do bloco e o conteúdo da navbox, respectivamente.

<div class=NavFrame style="padding:2px; background-color:#8FBC8F; border:1px solid #556B2F">
  <div class=NavHead style="background-color:#6B8E23; line-height:150%; color:#556B2F; font-size:95%">
    {{vde|'-'}}Cenários do [[Call of Duty]]
  </div>
  <div class=NavContent style="border:0px; line-height:150%; margin-top:2px; background-color:#8FBC8F; font-size:85%">
    [[Líbia]] • [[Síria]] • [[Iêmen]] • [[Somália]] • [[França]]
  </div>
</div>

Como pode observar, o código acima anda "bem arrumadinho" se comparado com o que você vai encontrar por ai. Acostume-se a "abrir e fechar div com os olhos", já que identar uma predefinição é uma baita perda de tempo, inútil e ainda pode trazer problemas já que a wiki considera pulo de linha simples como uma tag <pre>.

Para tentar explicar melhor o código acima, foi feito uma pequena relação de cor por partes do código.

Explicando o código acima[editar]

<div class=NavFrame style="padding:2px; background-color:#8FBC8F; border:1px solid #556B2F">

<div class=NavHead style="background-color:#6B8E23; line-height:150%; color:#556B2F; font-size:95%">
{{vde|'-'}}Cenários do [[Call of Duty]]
</div>
<div class=NavContent style="border:0px; line-height:150%; margin-top:2px; background-color:#8FBC8F; font-size:85%">
[[Líbia]] • [[Síria]] • [[Iêmen]] • [[Somália]] • [[França]]
</div>

</div>

  • A primeira e última linha em vermelho definem a área da caixa de navegação.
  • A segunda e a quarta linha em azul definem o bloco do título, aquela parte em verde oliva parda, com o nome da predefinição, o {{vde}}, o mostrar/ocultar e sempre visível ao usuário.
  • Na terceira linha, em coloração verde está o v • d • e • h, explicado numa das primeiras seções desse artigo. Neste caso ele está linkando para uma predefinição aleatória (Predefinição:'-'), mas quando for fazer o seu e for fazer uso dele, sempre coloque o nome da predefinição sem o namespace. Seu uso é opcional neste caso, mas altamente recomendado, conforme dito anteriormente. Ao seu lado está o texto que será o título da predefinição.
  • Na quinta e sétima linha em em coloração hepática está definido o bloco onde será colocado o conteúdo que pode ser tanto lista de links quanto outras caixas de navegações aninhadas, como pode ser visto na predefinição {{Goiás}}. O código será sempre o mesmo para as caixas internas.

Categorizando a criação[editar]

Antes de sair enfiando sua predefinição em tudo quanto é buraco, você deverá categorizar sua predefinição em uma das categorias existentes, para que não fiquem soltas na Desciclopédia. Isso é simples, basta colocar <noinclude>[[Categoria:INSIRA-CATEGORIA-AQUI|{{PAGENAME}}]]</noinclude> na página da sua predefinição.

Se fizer a documentação em uma página separada da predefinição, coloque <includeonly>[[Categoria:INSIRA-CATEGORIA-AQUI|{{PAGENAME}}]]</includeonly> na página da documentação e depois coloque <noinclude>{{documentação}}</noinclude> na página da predefinição criada/editada.

Documentação da predefinição criada[editar]

Documentações não são algo obrigatório, mas se você quiser que alguém além de você entenda como usar sua predefinição, é necessário que use uma documentação, principalmente se for as do tipo infocaixas/infobox, aquelas que o usuário tem de preencher algumas informações.

Cquote1.png Affeee1! foi mó dificil fase iso Cquote2.png
Você, revoltado por ter de passar horas tentando fazer sua predefinição e ainda ter que se deparar com uma seção dessas
A boa notícia é que se sua predefinição for muito genérica, basta usar o {{UsoInfobox}} (para caixas de informação mais genéricas, como o {{Box Celebridades}}), {{Usomodelo}} (se funcionar igual aos modelos descritos acima) ou o {{UsoBandeira}} (para o caso de ser uma bandeira). Agora, se for algo complexo sobre um assunto que não seja de conhecimento geral, como aquele joguinho que foi lançado anteontem no Camboja e só você e os cambojanos conhecem, não tem jeito. É isso, ou DP:EP daqui há alguns meses, por desuso (a).jpg, já que ninguém além de você saberá preencher aquela porcaria.

Como documentar[editar]

Simples, é como se você estivesse explicando as pessoas como usar sua predefinição. Não tem uma regra definida a não ser a categorização da sua predefinição (ver seção acima).

Normalmente, as predefinições seguem um padrão com o código a ser posto na página em entre a tag <pre> — para que os demais Descíclopes só tenham que dar apenas um Ctrl+C Ctrl+V para usar a predefinição, sem ter que ver aquele código e tentar entender aquilo — com a predefinição servido de exemplo ao lado. Usando aquele código da seção criando uma infobox com códigos wiki, se aquela predefinição se chamasse Predefinição:Pessoa e fosse documentada, a documentação sairia mais ou menos assim:

Pessoa
Profissão desempregado
® Desciclopédia
{{Pessoa
| nome      = 
| profissão =
| sobre     = 
}}
Como preencher

Pessoa
Nome Ricardão
Profissão Pizzaiolo
Sobre Vive queimando a rodela
® Desciclopédia
{{Pessoa
| nome      = Ricardão
| profissão = Pizzaiolo
| sobre     = Vive queimando a rodela
}}

A documentação poderia ser posta na mesma página da predefinição ou ser posta em outra e ser chamada através de um {{documentação}}, esta última forma é a mais usada na Wikipédia.

Ver também[editar]

A não ser que queira ver sua predefinição ir pro beleléu de tanto encher o saco, recomendamos ver as discussões abaixo para ver a que ponto a Desciclopédia chegou com o uso das predefs e o porque de se evitar o retorno dessa verdadeira epidemia.