Desciclopédia:Tutorial/predefinir

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikiyt1.png
E
s
s
e
n
c
i
a
l
Manual do Desciclopediano
Os dez mandamentos
Como ser engraçado
e não apenas idiota
Regras
B
á
s
i
c
o
Introdução
Sobre o site
Página de testes
Adicionar links internos e externos
Formatar texto
Separar artigos em seções
Escrever citações
Adicionar imagens e vídeos
Adicionar sons
Criar um artigo
Wikificação
Utilizar HTML
I
n
t
e
r
m
e
d
i
á
r
i
o
Convenção de títulos
Criar tabelas
Mover páginas
Adicionar/criar categorias
Adicionar uma predefinição
Criar uma predefinição
S
o
c
i
a
l
Páginas de discussão
Arquivamento de discussão
Página de usuário
Personalizar assinatura
Criando o seu status
Conheça os fóruns
G
e
r
a
l
Solução de problemas
Guia Prático da Wikipedia
Fórmulas Matemáticas
Outros


Para alguns, a parte mais engraçada de um artigo (só se ele for muito ruim), para outros, simplesmente lixo. As predefinições, por aqui também chamada de predefs por alguns dos usuários, são blocos flutuantes expostos no início, fim ou algumas vezes, no meio de um artigo.

Conceito

As predefinições orientam ao mesmo tempo distraem alguns leitores — se ele for disléxico ou autista então. Por serem elementos que de uma forma ou de outra despertam a atenção do leitor, eles requerem muito do pouco de bom senso que sobrou do descíclope ao usar, para não tornar o artigo parecido com uma matéria de jornal, onde o leitor lê o título, a manchete e a partir daí pode tirar suas próprias conclusões.

Tipos

Alguns tipos de predefinições mais usadas por aqui são as do tipo:

Box

Exemplo!
Exemplo.jpg
Texto de exemplo.

As mais comuns. As boxes podem ser grandes caixas no topo de artigo que podem servir para várias coisas, desde avisar ao usuário pra não fazer caca até mesmo alertar sobre o tipo de conteúdo veiculado na página, se ela desperta paixões, etc.

Infocaixa

{{Box Sub-celebridade}}

As infoboxes ão caixas informativas que geralmente se situam do lado direitista da página. Servem para dar informações acerca do objeto, elemento ou qualquer porcaria abordada no artigo. São parecidas com a caixa à direita, mas com campos para a inserção de dados.

A caixa em questão não foi colocada aqui porque obviamente, como pode perceber (a não ser que seja cego), a página já se encontra super lotada. Para linká-la sem usar [[Predefinição:-e-o-caralho]], foi usado uma outra predefinição, dessa vez de link, a predefinição:tl.

Navbox

As navboxes são caixas de navegação que normalmente se situam no rodapé de uma página. São chamadas assim porque elas costumam links para outros artigos interligados entre si de uma forma, ou de outra.

Uso

Em resumo, a Desciclopédia ainda não tem nenhuma regra, norma, portaria, circular ou regulamento que define o uso ou não de uma predefinição, a não ser aquela Regra do Bom Senso. Como é difícil definir Bom Senso, vão alguns conselhos não inteiramente desprovidos dele:

I - Predefinições de enumeração (Veja um exemplo, Predefinição:Aviação) são bem vindas já que dão muitas ideias e colocam artigos correlacionados, mas pelo amor do Mestre dos Magos coloque-as no FINAL do artigo

II - Predefinições de trabalho, como por exemplo a Predefinição:sem imagens, Predefinição:Subceleb, Predefinição:Gramática, Predefinição:Chorão vem logo em cima. Por hábito, não por regra. Estas predefinições costumam ser provisórias até resolver o problema (salvo a subceleb supracitada).

III - Predefinições de caracterização (como por exemplo a Predefinição:frances ou a Predefinição:Politicosbrasil) costumam vir em primeiro lugar. Mas não tenha pena de socar tudo no fundo se elas atrapalharem o artigo.

IV - NÃO EXAGERE NA ADMOESTAÇÃO III - Não é que seja proibido, mas o artigo costuma ficar feio. A Regra de ouro é: no máximo 2 predefinições de caracterização em cima, + uma de trabalho (que sempre é provisória). Precisou enfiar mais, meta lá no fundo (Ui!!!)

V - VER NOVAMENTE O CONSELHO III - Só para ter certeza.

VI - Predefinições que se estendem de um dos lados da tela, (como essa aqui mesmo ou a predefinição:Cristianismo) costumam ter efeitos trágicos se não se distribuir as figuras adequadamente. Cuidado ao colocá-las!!! Lembre-se de redistribuir as figuras!!!

VII - Cuidado com o exagero. Predefinições que se repetem por diversos artigos costumam virar chavões ai não tem graça nenhuma. Use só o necessário.

VIII - Essas são regras de bom senso. Não são leis, mas não se admire se vir os outros Descíclopes ajustando os artigos que estejam com layout muito esdrúxulo.

IX - Fazer uma predefinição é como as posições mais animadas do Kama Sutra, se você é novo, ganhe experiência no papai e mamãe (i.e, fazendo artigos bons), depois você tenta algo mais arrojado. Fazer uma predefinição engraçada e legal requer bastante talento artístico. Má colocação de imagens e cores estragam muitas as vezes as melhores idéias. Digo por experiência.

X - VER NOVAMENTE A SUGESTÃO III - Só para conferir.

Blz, agr como faso pra criar a minha?

Primeiro, se você escreve assim de fato, arrume seu português. Segundo, a página Como criar uma predefinição mostra alguns conceitos básicos (e intermediários) de como criar uma predefinição do zero. Isso claro, considerando que você tenha aprendido os conceitos básicos da wiki, mostrados na Infobox ao lado.