Desciclopédia:Tutorial para sysops/Bloquear

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este tutorial pertence ao
Se você for um sysop novato, leia este tutorial, caso contrário a sysop malvada Dona Florinda irá lhe meter cacete!

Manual dos sysops malvados

Introdução

O que é um sysop?
Como se tornar um sysop

Tutoriais de como...

Eliminar uma página
Banir um usuário
Proteger uma página
Outras ferramentas


Bloquear é uma ferramenta que impede um determinado usuário, ou um determinado IP, ou ainda, uma determinada faixa de ips de realizar novas edições. A ferramenta também permite determinar a duração de tempo que o usuário/IP permanecerá bloqueado.

É, sem dúvida, uma ferramenta que exige muita responsabilidade dos sysops, pois o único objetivo do bloqueio é combater vandalismos e a má conduta dentro do site. Portanto, o bloqueio não pode ser usado de forma a prejudicar os usuários (vide: Ideais de um sysop) .

O mau uso dessa ferramenta acarretará na remoção do status de sysop do usuário.

Como realizar um bloqueio[editar]

A página para realizar bloqueios é a Especial:Bloquear, tanto de usuários quanto de IPs. Pode ser acessada tanto diretamente pelo link como pode ser acessada na caixa de informações do usuário nas Mudanças Recentes. Nela você deverá preencher o formulário antes de realizar o bloqueio.

  • Endereço de IP ou nome de usuário: Insira aqui o nome do usuário ou o código do IP que deverá ser bloqueado. Caso tenha acessado o bloqueio pela caixa de informações do usuário/IP, seu nome já aparecerá preenchido nesta caixa. Note que se você inserir na url Especial:Bloquear/Nome do usuário ou IP esta caixa será preenchida automaticamente.
  • Expiração: Aqui deverá ser informado a duração do bloqueio. Na caixa "Outro período:" há uma lista predeterminada de durações de bloqueio, cujo o mínimo é 2 horas e o máximo é indefinido (bloqueado para sempre, a menos que algum sysop realize o desbloqueio). Se julgar que nenhum desses períodos é adequado, é possível determinar um tempo personalizado na caixa abaixo da lista. Por exemplo, caso deseje um bloqueio de 12 horas, preencha com esse valor a caixa, mas deverá ser escrito em inglês. No caso, preencha o campo com 12 hours.
  • Motivo: Aqui você colocará a justificativa do bloqueio. Há também uma lista pronta com os motivos mais comuns de bloqueio. Caso sinta a necessidade, é possível adicionar um comentário sobre o bloqueio na caixa abaixo da lista.

Em seguida vem as caixas de seleção:

  • Prevenir criação de conta de usuário: Para o caso de estar bloqueando um IP. Quando esta caixa está validada, impede o IP de criar uma conta. Do contrário, o IP poderá criar uma conta e estará livre do bloqueio. Por padrão ela aparece sempre validada.
  • Impedir usuário de enviar e-mail: Caso você tenha vinculado seu e-mail com sua conta de usuário, o IP poderá enviar um e-mail, caso não esteja selecionada. Consulte suas opções de e-mail em preferências caso haja dúvidas.
  • Automaticamente bloquear o último endereço de IP usado por este usuário, e qualquer IP subsequente com o qual ele tente editar:
Para o caso de estar bloqueando um usuário. Faz exatamente o que informa, se estiver selecionado.
  • Vigiar a página de usuário e a página de discussão deste usuário: Faz exatamente o que informa, a página de usuário e de discussão do usuário estarão na sua lista de página vigiadas, se estiver selecionado.
  • Impedir que usuários autenticados editem a partir deste endereço IP: Para o caso de estar bloqueando um IP. É bom observar que os usuários, quando deslogados, estão utilizando sempre algum IP. Considerando que os IPs são randômicos, eventualmente um usuário pode entrar no site com um IP que foi previamente bloqueado. Se o IP foi bloqueado com esta opção ativada o usuário poderá ser impedido acidentalmente de editar. Portanto, não é recomendado a ativação desta caixa.
  • Confirmar bloqueio: Esta opção aparecerá somente se você estiver se autobloqueando. Considerando que todos os autobloqueios realizados por sysops até hoje foram acidentais, pode-se apenas presumir que esta opção impede que o sysop reverta seu próprio bloqueio.

Ao concluir estes passos, clique em "Bloquear este usuário"

Como realizar um desbloqueio[editar]

O desbloqueio é realizável em Especial:Desbloquear. Insira o nome de usuário, IP, ou faixa de IP e clique em Remover este bloqueio.

Range block: Bloqueio de faixas de ip[editar]

São comuns os ataques massivos ou spans contra a Desciclopédia com o uso de open proxys, que são faixas de IP. Neste caso, a utilização do Range Block é de extrema utilidade, pois permite o bloqueio de uma faixa inteira de endereços de IPs que apresente vandalismos constantes. Porém tome muito cuidado, pois usuários inocentes podem ser prejudicados se seu IP randômico cair em um desses intervalos de faixa.

A explicação a seguir não é necessária para realizar o bloqueio, mas é muito boa para que se tenha noção do que está fazendo:

Quando bloqueamos um IP comum, estamos apenas bloqueando 1 endereço de IP.

  • 69.208.0.0

Agora vem a parte chata nerd, se você converter cada um desses números em binário, com 8 casas decimais, temos:

  • 0100 0101.1101 0000.0000 0000.0000 0000 - Note que em binário são ao todo são 32 dígitos.

Se você perceber um ataque em massa de vários ips parecidos, como:

  • 69.208.0.0
  • 69.208.0.15
  • 69.208.0.23
  • 69.208.0.58
  • 69.208.0.255

Fica evidente a necessidade de utilizar o Range Block. Logo, será importante estimar o intervalo de bloqueio. Se você notar, neste exemplo, perceberá que apenas o último valor desses IPs é diferente, o resto é igual.

  • 69.208.0.***

Logo, a sua intenção é bloquear esse padrão de IPs. Se você converter este padrão de endereço de IP em binário, terá o seguinte:

  • 0100 0101.1101 0000.0000 0000.**** ****

Ou seja, os IPs que devemos bloquear tem 24 dígitos em comum.

Para bloquear esta faixa inteira, devemos inserir 69.208.0.0/24 no Endereço de IP. Estaremos então bloqueando o intervalo de endereços do 69.208.0.0 ao 69.208.0.255, que são 256 endereços no caso.

Este raciocínio aplica-se para qualquer número de dígitos, quanto menor o número de dígitos em comum, mais endereços serão afetados pelo bloqueio. O máximo Range Block possível é o de 16 dígitos em comum (69.208.0.0/16), que bloqueia simultaneamente 65.536 endereços (do 69.208.0.0 ao 69.208.255.255).

Observe que isto vale apenas para IPs do formato IPv4. Em breve daremos orientações sobre Range Block de IPs do formato IPv6. Qualquer dúvida, consulte um Sysop experiente, ou a explicação em inglês na MediaWiki