Desciclopédia:Tutorial para sysops/Como se tornar um sysop

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este tutorial pertence ao
Se você for um sysop novato, leia este tutorial, caso contrário a sysop malvada Dona Florinda irá lhe meter cacete!

Manual dos sysops malvados

Introdução

O que é um sysop?
Como se tornar um sysop

Tutoriais de como...

Eliminar uma página
Banir um usuário
Proteger uma página
Outras ferramentas

Nota: Esta página ou seção é informativa, não é uma política. Ela foi escrita com base nas políticas já existentes da Desciclopédia, e seu conteúdo poderá mudar caso as políticas também mudem. Se deseja ler a política da Desciclopédia sobre sysops, consulte: Desciclopédia:Sysops


Quando você se achar apto para receber a ferramenta, você pode criar uma votação de sysop para si mesmo. Basta ir no Boteco e criar sua própria votação. Se alguém lhe convidar, você também pode aceitar o convite da pessoa, e depois esperar até ela abrir sua votação. Você pode criar uma nova votação de sysop através do botão abaixo, colocando o seu nome de usuário ou o nome de usuário de quem você deseja candidatar:

A votação terá duração de 2 semanas. Para ganhar, é necessário que 75% dos votos estejam a seu favor, independentemente de quantos votos contra você possui. Votos neutros não são contabilizados. Durante a votação, o candidato receberá checagem por parte dos CheckUsers, para garantir que ele não está fazendo uso de socks ilícitos ou vandalizando anonimamente, atitudes que são incompatíveis com o estatuto de sysop.

A votação poderá ser cancelada a qualquer momento se acontecerem certas situações, como por exemplo, a descoberta de socks ilícitos graças ao checkuser feito, ou caso o candidato desista no meio da votação.

Deixando de ser um sysop[editar]

Também é possível para um sysop perder suas ferramentas, fazendo com que ele volte a ser um usuário normal, como ele era antes de se tornar sysop. Isso normalmente se dá de 4 maneiras:

Inatividade[editar]

Casos em que um sysop está inativo por 4 meses; ele não edita, nem usa mais suas ferramentas durante esse período. Após 4 meses, ele deverá passar por uma votação de desysop, a qual decidirá se ele ficará ou não com a ferramenta. Se o desysop for reprovado, mas passar-se mais 3 meses e o sysop não voltar à ativa, ele deverá automaticamente perder as ferramentas: Um burocrata irá lhe retirar as ferramentas de sysop, sem ele passar por outro desysop (se alguém abriu desysop, feche a votação imediatamente).

Desistência[editar]

O sysop pode querer desistir do seu estatuto, por falta de tempo, ou por ele estar passando por desysop e perceber que de uma maneira ou de outra, ele vai perder o estatuto. Neste caso, o sysop deve ir por esta página, que é uma página especial onde ele poderá resignar. Ele deve selecionar as ferramentas das quais deseja desistir, e depois escrever um motivo (o motivo é opcional, mas ajuda a saber porque aquele sysop não quer mais o estatuto).

Conduta inadequada[editar]

Ninguém é perfeito. Um sysop pode errar ou se enganar, e neste caso, ele deverá reconhecer que errou e consertar o erro. Mas existem casos em que um sysop erra e não reconhece que errou. Aliás, ele desrespeita propositalmente as regras da Desciclopédia, regras que ele deveria obedecer e na verdade, deveria zelar pelo cumprimento delas. Esses são maus sysops que não podem continuar com a ferramenta, e para isso, existe a votação de desysop, que é igual à votação de sysop, mas servirá para votar pela remoção da ferramenta de um certo usuário.

Para criar uma nova votação de desysop, por favor, digite o nome do sysop o qual você deseja desysopar:

Descoberta de pedidos de votos na votação de sysop[editar]

Tem vezes que usuários que estão sendo votados para sysop pedem votos. Mas isso é proibido, e deve ser denunciado assim que descoberto. Se um futuro sysop te pediu votos, não tenha medo nem vergonha, e denuncie. Caso tenha sido descoberto que um sysop pediu votos quando ele estava sendo votado, ele perderá as ferramentas automaticamente, sem passar por votação de desysop.

Alguns adendos antes de votar[editar]

Por favor, não avalie um candidato de acordo com quem abriu a votação. Por mais vândalo que a pessoa que abriu a votação seja, avalie o candidato de acordo com o candidato. Só que geralmente nesses casos, o candidato opta por cancelar a votação, pois ele preferirá ser indicado por um usuário de confiança.

Também não avalie um candidato de acordo com o seu nível de amizade ou inimizade para com ele. Você pode ser um grande amigo do candidado, mas você deve votar contra ele quando necessário, se ele não estiver preparado. O contrário também é verdadeiro; por mais que você odeie o candidato, você só pode votar contra ele caso tenha um bom motivo. Votos a favor por amizade ou contra por inimizade serão anulados.

Se alguém lhe pedir votos (seja para beneficiar a ele mesmo, ou a outra pessoa que ele queira que se torne sysop), não tenha vergonha, nem medo de denunciar, mostrando logs, prints ou qualquer coisa possível que ajude na denúncia, pois pedidos de votos ou tentativas de ludibriar um usuário a votar são proibidos.