Desciclopédia:Tutorial para sysops/O que é um sysop?

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este tutorial pertence ao
Se você for um sysop novato, leia este tutorial, caso contrário a sysop malvada Dona Florinda irá lhe meter cacete!

Manual dos sysops malvados

Introdução

O que é um sysop?
Como se tornar um sysop

Tutoriais de como...

Eliminar uma página
Banir um usuário
Proteger uma página
Outras ferramentas

Nota: Esta página ou seção é informativa, não é uma política. Ela foi escrita com base nas políticas já existentes da Desciclopédia, e seu conteúdo poderá mudar caso as políticas também mudem. Se deseja ler a política da Desciclopédia sobre sysops, consulte: Desciclopédia:Sysops


Sysop (sigla que vem do termo system operator) é o termo utilizado para se referir aos moderadores de uma wiki. Não é utilizado só na Desciclopédia, como em praticamente todas as outras wikis, inclusive a nossa irmã Wikipédia.

No caso da Desciclopédia, os sysops, como dito acima, são os moderadores. Eles têm a função de apagar páginas inúteis, banir vândalos e usuários problemáticos e proteger páginas contra vandalismo. Além disso, eles têm certos privilégios quanto a edições, porque eles podem editar páginas protegidas a nível de sysop, coisa que outros editores não podem fazer.

Fora isso, os sysops são como qualquer outro usuário: não possuem autoridade sobre outros usuários, não possuem privilégios em cima deles (exceto o de poder editar páginas protegidas a nível de sysop). Eles não são donos, nem chefes, nem são representantes legais da Desciclopédia. Os sysops são apenas usuários com uma ferramenta a mais, e isso não faz deles editores especiais.

Os sysops antigamente podiam ser chamados de administradores (ou a forma abreviada admins), mas devido a uma proposta, o termo "administradores" não é mais utilizado e prefere-se utilizar o termo sysop. Isso porque "administrador" passa justamente a impressão de que os sysops são donos e representantes legais da Desciclopédia, o que é mentira. No entanto, não é proibido se referir aos sysops de outras wikis (mesmo elas sendo projetos irmãos) como administradores. Evite se referir aos sysops como administrador, e prefira usar os termos sysop ou moderador.

Pré-requisitos[editar]

Tecnicamente não há nenhum pré-requisito oficial para se tornar sysop, o que não quer dizer que daremos este estatuto para qualquer usuário. Na verdade, os dois únicos pré-requisitos (não oficiais, lembrando) para um sysop são: experiência e confiança.

  1. A experiência significa saber se o usuário sabe dominar bem as ferramentas, ou que ele aprenderá facilmente. Na maioria das vezes, os novos sysops nunca foram sysops na vida, o que pode deixá-los confusos na hora de (exemplo) eliminar uma página pela primeira vez. Para aqueles usuários que já foram sysops em outras wikis, será mais fácil trabalhar com as ferramentas de sysop, mas vale lembrar que as regras daqui são diferentes das da maioria das wikis.
  2. A confiança significa que a ferramenta de sysop não pode ser concedida a qualquer usuário. Somente àqueles em que a comunidade confia e que a maioria dos usuários acreditam ser de boa índole. Usuários que só sabem arranjar confusão ou que vandalizam nunca irão se tornar sysops. Da mesma maneira, também não se tornarão sysops aqueles usuários que a comunidade não conhece.

Mas é só isso que se exige de alguém que quer se tornar sysop, não se faz exigências por número de edições, número de artigos, tempo de criação de conta... Um usário poderia cadastrar-se num dia, e se naquele mesmo dia ele se mostrasse apto para a ferramenta de sysop, ele a ganharia. Mas este estatuto é, de facto, somente concedido àqueles que a comunidade conhece bem, e confia.

Dicas para aqueles que desejam ser sysops[editar]

Se tornar um sysop parece fácil, mas requer tempo, trabalho e reconhecimento. Ninguém vai concordar em querer você como sysop se você for um usuário que ninguém conhece. E ninguém vai concordar se você também não for um bom usuário, se você não for daqueles que melhoram o conteúdo da Desciclopédia e a tornam livre de vandalismos. Abaixo algumas considerações para você que quer se tornar sysop:

  1. Sysop não é cargo. Sysop é um conjunto de ferramentas que lhe permitem fazer coisas como apagar e proteger páginas e banir usuários. Não pense que ao se tornar um sysop, você ganhará reconhecimento e poder, porque você só está ganhando uma ferramenta a mais para poder ajudar a melhorar a Desciclopédia, como você está (ou deveria estar) fazendo desde que criou sua conta. Se você ganha reconhecimento e poder, isso é só uma coincidência, isso se deve ao fato de você ser um bom usuário e por isso todos te reconhecem. Não é porque você é sysop. A votação e todos os outros cuidados tomados na hora de se eleger um novo sysop, é porque esta ferramenta é perigosa (não porque é especial), e não pode ser dada para qualquer um.
  2. Os sysops não têm autoridade sobre os outros usuários. Na verdade, tecnicamente, os outros usuários é que mandam nos sysops. Os sysops não dão ordens pra ninguém, o que eles fazem é zelar pelo cumprimento das regras que todos os usuários (incluindo sysops) escreveram e aprovaram. Se eles dão um aviso ou uma ordem, aquilo deve ser para garantir o cumprimento das ordens, não para que o usuário obedeça as vontades do sysop. Sysops "mandões" são proibidos, e aliás, seriam vistos com maus olhos pelos outros usuários normais.
  3. Ser sysop não é um mar de rosas. Dá muito trabalho, pode ser estressante, e para alguns usuários, é muito ruim e dificultoso ser sysop, veja abaixo os porquês:
    1. Você terá de ser um usuário ativo pra manter a ferramenta, o que significa que você terá de editar sempre e usar sua ferramenta. Se você não pode ser um usuário ativo, você é desysopado. Muitos sysops já resignaram por reconhecerem que não possuem mais tempo para editar.
    2. Por ser um sysop, você é um exemplo para os outros usuários, que tentarão se espelhar em você (inclusive novatos) para fazerem o certo. Se você erra, estes usuários erram também, e isso pode causar um grande prejuízo para a Desciclopédia.
    3. Qualquer erro cometido enquanto você tiver a ferramenta de sysop, dependendo da gravidade do erro, poderá lhe custar, além de perda de confiança, chegar ao ponto de haver um desysop, e em alguns casos, até banimento!
    4. Quanto mais usuários você banir, mais inimigos você vai ganhar, porque aqueles usuários ficarão com raiva de você, mesmo que você tenha agido certo. Estes usuários estarão prontos para fazer ataques pessoais contra você e pra vandalizar a Desciclopédia, lhe perseguindo, portanto, esteja preparado para não revidar estas ofensas ao máximo que você puder, e em vez disso, banir os vândalos.
      Tecnicamente é muito menos trabalhoso não ser sysop, então pense duas vezes antes de querer se tornar um.
  4. Esteja preparado para ouvir críticas que os usuários muito provavelmente farão contra você. Sim, você receberá parabéns, elogios e até prêmios pelo seu trabalho como sysop... mas também terá aqueles usuários que não vão gostar do seu trabalho e irão simplesmente dizer que você é ruim, que você faz um péssimo trabalho, ou outras coisas. Não ligue para esses usuários, deixe-os pra lá e continue fazendo seu trabalho. A menos que todos ou a maioria comecem a lhe criticar, ou que a pessoa esteja sendo realmente ofensiva (não esteja fazendo uma crítica construtiva), não há problemas. Aliás, é direito dos usuários criticar seu trabalho.
  5. Não perca seu foco em criar ou melhorar artigos. Mesmo após se tornar sysop, o seu foco principal na Desciclopédia ainda deve ser o de criar vários artigos, ou melhorar os já existentes. Você pode ser visto com maus olhos caso decida deixar de trabalhar nos domínios principais para apenas desfrutar de suas ferramentas, pois as pessoas podem achar que você só trabalhou para ganhar a ferramenta. Usuários assim são vistos com maus olhos e por isso, evite ser assim. Continue criando/melhorando vários artigos, mesmo após ter se tornado sysop.
  6. O melhor sysop não é aquele usuário que sabe quando está preparado para ser sysop. O melhor sysop é aquele usuário que sabe quando não está preparado para ser sysop.